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AVANÇOS DO TRAMO 2 DA FIOL: Uma ferrovia para o futuro da Bahia
Data de Publicação: 3 de junho de 2025 11:28:00 A construção do Tramo 2 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste avança com 66% das obras concluídas, prometendo integrar polos de mineração e produção agrícola e impulsionar a logística nacional.
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"Com obras em andamento pela Infra S.A., o Tramo 2 da FIOL, uma nova
ferrovia estratégica, prepara-se para integrar o corredor FICO/FIOL"
(Foto/montagem: Divulgação/Infra S/A)
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Da redação
Em um artigo recente publicado no portal Click Petróleo e Gás, Bruno Teles, articulista do portal, detalha a construção do Tramo 2 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), uma obra de infraestrutura essencial para a Bahia e para a logística nacional. Este trecho, que está atualmente em construção sob a responsabilidade da estatal Infra S.A., conectará importantes polos de mineração e produção agrícola, facilitando o escoamento de mercadorias e promovendo o desenvolvimento econômico na região.
Estrutura e propósito do tramo 2
Conforme Bruno Teles, o Tramo 2 da FIOL possui 485 km de extensão, ligando Caetité, no sul da Bahia, a Barreiras, no oeste do estado. O principal objetivo é integrar as áreas de mineração às regiões produtoras de grãos do Oeste baiano, permitindo que a produção chegue de forma mais eficiente ao futuro Porto Sul, em Ilhéus. Atualmente, as obras estão com cerca de 66% de conclusão, um avanço significativo que demonstra o compromisso com a realização deste projeto.
Desafios e acordos recentes
Um dos principais desafios enfrentados pela construção, ainda conforme Teles, é o licenciamento ambiental, com a necessidade de estudos complementares exigidos pelo IBAMA. Recentemente, um acordo judicial de R$ 105 milhões com comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa permitiu a liberação de 17 km de frentes de obra que estavam bloqueadas, destacando a importância de resolver questões sociais para a continuidade do projeto.
Futuro leilão e planejamento governamental
Teles esclarece que, ao contrário do Tramo 1, que já foi concedido à BAMIN, o Tramo 2 não está vinculado a nenhuma empresa até o momento. O governo federal planeja incluí-lo em um futuro leilão do corredor FICO/FIOL, agendado para o segundo semestre de 2025. As audiências públicas já ocorreram, e a expectativa é que as obras sejam totalmente concluídas com recursos públicos antes da nova concessão, aumentando o atrativo para investidores.
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Imagem: Infra S/A |
Investimento e vronograma
O investimento total no corredor FICO/FIOL está estimado em R$ 14 bilhões, embora o valor específico para o Tramo 2 não tenha sido confirmado. As obras têm previsão de conclusão para 2026, com a operação integrada do corredor, incluindo o FIOL Tramo 2, prevista para 2030. Essa estratégia não só visa acelerar a construção, mas também garantir que o projeto se torne um ativo viável e menos arriscado para futuros investidores.
Importância para a logística nacional
A FIOL Tramo 2 é vista como um elo vital na visão de um corredor logístico Leste-Oeste, conectando-se a outros trechos estratégicos, como o Tramo 1 e o futuro Tramo 3. Este projeto é prioritário dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), refletindo o apoio do governo federal e a urgência de sua conclusão para fortalecer a infraestrutura de transporte no Brasil.
Em suma, a construção do Tramo 2 da FIOL não é apenas uma questão de infraestrutura; é uma oportunidade de desenvolvimento social e econômico que promete unir regiões e potencializar a logística nacional. Acompanhemos os desdobramentos desse projeto que certamente terá um impacto duradouro na economia brasileira.
Leia a íntegra do arquivo clicando aqui.
FIOL Tramo 2 |Ferrovia de Integração Oeste-Leste |Infra S.A. |
Desenvolvimento econômico |Logística

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