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LOGISTICA: TEGRAM registra 3,3 milhões de toneladas em março e celebra 10 anos de sucesso

LOGISTICA: TEGRAM registra 3,3 milhões de toneladas em março e celebra 10 anos de sucesso

Data de Publicação: 22 de abril de 2025 14:31:00 O Terminal de Grãos do Maranhão se destaca no Arco Norte do Brasil, com projeções ambiciosas e uma infraestrutura em plena expansão para atender à demanda do agronegócio.

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Imagem ilustrativa da META IA,
por sugestão da redação deste site

Da redação

O Porto do Itaqui, em São Luís (MA), reportou um movimento total de 3,3 milhões de toneladas em março, destacando-se pelo embarque de 1,3 milhão de toneladas de soja por empresas do Consórcio TEGRAM-Itaqui, que administra o Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM). Embora o terminal também opere com milho e farelo de soja, apenas a soja foi contabilizada no período. Esse resultado robusto consolida o porto como o principal do Arco Norte do Brasil. O TEGRAM está preparado para a supersafra prevista para este ano, posicionando-se como uma infraestrutura crucial para a exportação do agronegócio, com a meta de alcançar novamente o volume recorde de 15 milhões de toneladas movimentadas em 2023.

Uma década de contribuição para o agronegócio

Em março, o TEGRAM comemorou 10 anos de operação, consolidando-se como um dos principais corredores para a exportação de grãos no Brasil. Desde sua inauguração em 2015, o terminal já exportou 83,4 milhões de toneladas, um volume que atesta sua relevância no desenvolvimento do agronegócio na região, abrangendo os estados do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e o Nordeste de Mato Grosso.

Atualmente, o terminal já superou sua movimentação inicial de 3,34 milhões de toneladas no primeiro ano de operação, alcançando 15,6 milhões de toneladas em 2023. Localizado estrategicamente, o TEGRAM investiu em infraestrutura moderna para reduzir custos logísticos e melhorar o acesso a mercados internacionais, impulsionando toda a cadeia produtiva do agronegócio.

TEGRAM, no Porto do Itaqui (São Luís, MA)  (Foto: TEGRAM)

Expansão logística e industrial em curso

O TEGRAM foi projetado para operar de forma eficiente, conectado aos principais modais logísticos do país. O terminal conta com quatro armazéns com capacidade para 500 mil toneladas e moegas rodoviárias que podem receber mais de 900 caminhões diários, além de duas moegas ferroviárias capazes de descarregar até oito vagões simultaneamente. Essa estrutura favoreceu a integração com as cadeias logísticas regionais, facilitando o escoamento da produção agrícola e promovendo a expansão do agronegócio no Arco Norte.

Desde seu lançamento, o TEGRAM passou por duas fases de expansão. A primeira, em 2015, iniciou suas operações com um berço de atracação. Em 2020, a segunda fase foi concluída, incluindo um segundo berço e consolidando sua posição como um hub logístico. Agora, o terminal está se preparando para sua terceira fase de expansão, com um investimento planejado de R$ 1,634 bilhão para a construção de um terceiro berço de atracação, adicionando 8,5 milhões de toneladas à capacidade operacional anual. A expansão tem como foco atender à crescente demanda do agronegócio brasileiro e fortalecer ainda mais o Porto do Itaqui como um dos maiores complexos exportadores de grãos do Arco Norte.

Sobre o TEGRAM

O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários). Este consórcio é responsável pela gestão e operação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), que possui uma capacidade anual superior a 15 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, milho e farelo de soja, com dois berços de atracação.

O TEGRAM faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção de grãos brasileira, abrangendo a região do MAPITO e áreas no Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás. Em 2023, o terminal embarcou mais de 15 milhões de toneladas de grãos e iniciou um plano de expansão que visa a construção de mais um berço de atracação, aumentando sua capacidade operacional em mais 8,5 milhões de toneladas.

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