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PORTO PIAUÍ: Transformando o futuro econômico do estado

PORTO PIAUÍ: Transformando o futuro econômico do estado

Data de Publicação: 6 de maio de 2025 11:15:00 Com investimentos superiores a R$ 7 bilhões até 2030, seminário destaca avanços logísticos e o potencial exportador do Piauí.

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O Porto Piauí tem mais de 2 bilhões de reais de
investimentos no governo Rafael (Foto: Governo do Piauí)

Da redação

Com a previsão de mais de R$ 7 bilhões em investimentos até 2030, o Governo do Piauí avançou de maneira significativa no desenvolvimento logístico e econômico do estado por meio do seminário “Porto Piauí e Hidrovia do Parnaíba: avanços e resultados”, realizado nesta segunda-feira, 5, em Luís Correia. O evento também foi marcado pelo descerramento das placas inaugurais do Cais Multipropósito e da nova sede administrativa do porto.

A agilidade com a qual o Governo do Piauí construiu a infraestrutura do porto, despertou elogios da equipe do Governo Federal. Estão sendo feitos investimentos em urbanização, cercamento, sistemas de alfandegamento e rede elétrica (60 milhões de reais); drenagem de manutenção e aprofundamento do canal (250 milhões de reais); projeto de implementação de sinalização e balizamento ( 5 milhões de reais); investimentos nas participações societárias (80 milhões de reais); implantação da unidade de beneficiamento de pescado (10 milhões de reais).

"O Porto Piauí é a porta de entrada para novas oportunidades, conectando o estado ao mundo!"

O governador Rafael Fonteles destacou que o Piauí possui vocação para a exportação, citando o minério de ferro de Piripiri e os grãos do Cerrado, que serão enviados para outros países a partir do Porto de Luís Correia, transformando a economia local.

- Aqui, o porto coexistirá com turismo e atividades urbanas, assim como em Santos, Cingapura, Hamburgo e Roterdã. O que realizamos em menos de dois anos é realmente impressionante e é fruto da determinação e do trabalho em equipe - afirmou.

O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a capacidade do Governo do Piauí em construir a infraestrutura do porto de forma ágil, além de destacar a importância dos portos para o desenvolvimento econômico dos estados nordestinos.

- O Porto Piauí tem mais de 2 bilhões de reais de investimentos no governo Rafael. Até 2030 serão mais de 7 bilhões de reais em investimentos públicos e privados que serão fundamentais para o desenvolvimento do estado - revelou Costa Filho.

Além disso, Costa Filho apontou que o crescimento econômico do Piauí deve ultrapassar a média nacional em função da operação do porto.

- Depois que o porto estiver pronto, você vai ver. O estado do Piauí crescerá, em média, mais de 5% ao ano, consolidando-se como um dos estados mais promissores do Brasil - enfatizou.

Foto: Governo do Piauí

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, afirmou que o porto representará um aumento de R$ 400 milhões anuais em tributos de importação. O Governo do Estado está empenhado em assegurar a infraestrutura necessária para interligar os modais, permitindo que a produção do extremo sul do Piauí seja exportada pelo litoral. Além dos grãos, o governo está criando condições para a instalação da indústria Solatio, que se dedicará à produção de hidrogênio verde.

O Porto Piauí deverá receber ainda 1 bilhão de reais em recursos advindos da venda da Eletrobras e mais 600 milhões de reais em recursos privados no projeto da hidrovia do Parnaíba. Durante o seminário foram descerradas as placas inaugurais da implantação do Cais Multipropósito do Porto de Luís Correia e da sede administrativa.

- Para 2025, estamos planejando um modal de entrada e saída para produtos como pescado, fertilizante marinho, minério de ferro e derivados de petróleo. Na segunda fase, teremos a hidrovia e rodovias interligadas para grãos, fertilizantes e contêineres, além de projetos de industrialização com hidrogênio verde. O governador Rafael Fonteles tem uma visão de longo prazo - concluiu Raimundo Dias Junior, diretor-presidente da Porto Piauí.

Fonte: Governo do Piauí.

Porto Piauí, investimentos, economia, desenvolvimento logístico, hidrovias.

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