Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ESPÉCIES AMEAÇADAS: Goiás inicia consulta pública sobre espécies ameaçadas de extinção de peixes nativos do estado
Data de Publicação: 10 de maio de 2025 14:13:00 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) convida a comunidade científica a contribuir na avaliação do risco de extinção de 35 espécies de peixes até 8 de junho.
Da redação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás está promovendo uma consulta pública para avaliar o risco de extinção de diversas espécies de Rivulídeos, os peixes nativos do estado. A comunidade científica terá de 9 de maio a 8 de junho para enviar suas contribuições.
As informações devem ser inseridas no site BioData (https://biodata.meioambiente.go.gov.br). Para participar, basta selecionar o nome da espécie que deseja avaliar na aba correspondente, clicar no botão “consultar” e preencher os dados na seção “contribuições”.
![]() |
Prazo para contribuir com informações sobre as
espécies vai até 8 de junho (Fábio Origuela)
|
As contribuições serão analisadas por especialistas, que verificarão as informações para posterior inclusão na ficha de espécies. O objetivo é direcionar os esforços de conservação da biodiversidade de maneira local e eficaz.
Nesta fase, estão disponíveis para avaliação 35 espécies específicas. A lista completa é a seguinte:
- Cynolebias griseus
- Hypsolebias brunoi
- Hypsolebias flammeus
- Hypsolebias marginatus
- Hypsolebias notatus
- Hypsolebias radiosus
- Maratecoara lacortei
- Melanorivulus crixas
- Melanorivulus faucireticulatus
- Melanorivulus formosensis
- Melanorivulus illuminatus
- Melanorivulus javahe
- Melanorivulus kayapo
- Melanorivulus kunzei
- Melanorivulus litteratus
- Melanorivulus nigromarginatus
- Melanorivulus pinima
- Melanorivulus planaltinus
- Melanorivulus proximus
- Melanorivulus rubromarginatus
- Melanorivulus rutilicaudus
- Melanorivulus salmonicaudus
- Melanorivulus ubirajarai
- Melanorivulus vittatus
- Melanorivulus zygonectes
- Pituna brevirostrata
- Pituna poranga
- Plesiolebias aruana
- Plesiolebias lacerdai
- Simpsonichthys margaritatus
- Simpsonichthys nigromaculatus
- Simpsonichthys parallelus
- Simpsonichthys punctulatus
- Spectrolebias costai
- Trigonectes rubromarginatus
Essa é a primeira vez que Goiás contará com sua própria lista de espécies ameaçadas de extinção, uma iniciativa importante, já que atualmente existem apenas dados a nível nacional produzidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Assim, pode haver espécies ameaçadas em Goiás que não são reconhecidas nacionalmente.
![]() |
(Fábio Origuela) |
Com as informações coletadas, a Semad poderá estabelecer estratégias de conservação específicas para cada espécie em risco. A meta é avaliar todas as 1.700 espécies de vertebrados e 900 de invertebrados presentes no estado, abrangendo grupos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, além de libélulas, aracnídeos, moscas e abelhas.
Para garantir uma coleta de informações abrangente, todas as espécies de vertebrados e invertebrados passarão por essa consulta ampla, convocando toda a comunidade científica a participar deste processo crucial.
A avaliação do risco de extinção seguirá a metodologia da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), reconhecida e aplicada pelo ICMBio em suas avaliações nacionais. Para tal, foi desenvolvido o BioData, um sistema que facilitará a avaliação, armazenamento e disponibilização dos dados da biodiversidade em Goiás.
Nesse momento, o BioData é de acesso restrito a gestores públicos e especialistas envolvidos no processo de avaliação. No entanto, ao final do processo, um site público estará disponível para todos os cidadãos.
Com informações da Semad (GO)
Espécies ameaçadas, Rivulídeos, conservação, biodiversidade, consulta pública, Semad, Goiás, BioData.

PINT OF SCIENCE: Um Festival de conhecimento e celebraça~o da Cie^ncia em Concórdia
Em sua terceira edição, o Festival Pint of Science, que completa 10 anos no Brasil, levará Ciência ao público em Concórdia/SC nos dias 20 e 21 de maio Saiba Mais +
RAImundo: O assistente virtual que revoluciona a agricultura no Brasil
Iniciativa colaborativa lança uma ferramenta com inteligência artificial para apoiar pequenos e médios produtores, promovendo eficiência e inclusão di Saiba Mais +
GENÉTICA: Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças
Novas cultivares de algodão da Embrapa trazem tecnologias avançadas para atender a demandas do mercado, promovendo qualidade e resistência. Uma delas Saiba Mais +
EMBALAGEM INTELIGENTE: Dispositivo natural muda de cor para avisar que o peixe estragou
Uma revolução nas embalagens: tecnologia brasileira identifica a deterioração de alimentos por meio de mudança de cor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|