Português (Brasil)

RAImundo: O assistente virtual que revoluciona a agricultura no Brasil

RAImundo: O assistente virtual que revoluciona a agricultura no Brasil

Data de Publicação: 9 de maio de 2025 09:51:00 Iniciativa colaborativa lança uma ferramenta com inteligência artificial para apoiar pequenos e médios produtores, promovendo eficiência e inclusão digital no agronegócio.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação

Em um marco importante para o agro brasileiro, a Embrapa apresentou nesta quinta-feira, 08, em seu 52º aniversário, o lançamento da versão beta do RAImundo, um assistente virtual equipado com inteligência artificial generativa, projetado para oferecer suporte técnico e facilitar a organização produtiva de pequenos e médios agricultores.

O projeto é fruto de uma colaboração entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a startup AZap.AI. Com acesso gratuito via WhatsApp, o RAImundo inicia sua fase beta com foco na validação técnica e na coleta de dados de uso para aprimoramento contínuo.

Desenvolvido para ser uma solução intuitiva e escalável, o RAImundo fornece assistência técnica automatizada baseada em dados públicos validados, especialmente da Embrapa. Ele orienta os produtores em relação a manejo agrícola, clima, mercado, pragas, solo e produção sustentável. Além disso, facilita o acesso a políticas públicas, como PAA, PNAE e Pronaf, de forma clara e didática.

A tecnologia é fruto da parceria entre instituições
públicas e uma privada (Foto: Divulgação)

A interface do assistente prioriza a inclusão digital e utiliza uma linguagem acessível, adaptando as respostas ao contexto local dos usuários. Um dos grandes diferenciais é o balcão digital de negócios, permitindo a compra e venda de produtos, equipamentos e insumos agrícolas diretamente pelo WhatsApp, mesmo em pequenas quantidades.

A expectativa é de que, no primeiro ano, o RAImundo alcance 100 mil usuários, promovendo eficiência, organização das cadeias produtivas curtas e redução de custos operacionais. Essa iniciativa também visa reforçar políticas de segurança alimentar, conectando tecnologia e economia no cotidiano do agronegócio brasileiro.

- Estamos falando de uma inteligência artificial projetada para compreender o campo e oferecer respostas úteis e acessíveis. É uma ferramenta que nasce da realidade brasileira e pode ter um grande impacto - destaca João Marcelo Occhiucci, CTO da AZap.AI.

A versão beta do RAImundo será gratuita e de uso nacional durante os próximos meses. A versão definitiva, com serviços estendidos, está prevista para o segundo semestre de 2025, após a conclusão da avaliação técnica da Embrapa. O pré-contrato da fase piloto foi assinado hoje, em cerimônia com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, representantes do MAPA e da AZap.AI.

Desenvolvida com recursos próprios da startup, a plataforma já recebeu investimento inicial de R$ 100 mil da AZap, que prevê novos aportes de até R$ 500 mil ainda em 2025 para treinamento avançado do grafo de conhecimento e expansão da base de dados.

Ainda em fase beta, o RAImundo cobre inicialmente parte das culturas atendidas pela Embrapa, com foco em temas de maior demanda identificados nos testes iniciais. O plano é expandir progressivamente sua base de conhecimento a partir do uso real em campo e do retorno dos próprios produtores.

  • RAImundo
  • Assistente Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Agricultura
  • Pequenos e Médios Produtores
  • Embrapa
  • Inclusão Digital
  • Políticas Públicas
  • Segurança Alimentar
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário