Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
EMPREENDEDORISMO: Projeto "RU na Hora do Pescado Artesanal" capacita pescadoras em Pernambuco
Data de Publicação: 8 de abril de 2025 19:18:00 Evento marca a entrega de certificados para pescadoras que participaram de oficinas de culinária e capacitação em empreendedorismo, promovendo a inclusão do pescado artesanal nos restaurantes universitários.
![]() |
O projeto tem o objetivo de levar peixes e frutos do mar dos
pescadores e pescadoras artesanais locais para os cardápios
dos restaurantes universitários de todo o Brasil (Foto: MPA)
|
Da redação
Na última quinta-feira, 07, foi realizado o evento de entrega de certificados para 27 pescadoras artesanais que participaram da oficina culinária "O pescado artesanal alimentando suas identidades" e do curso "Negócio Certo Rural", ambos promovidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) em Recife (PE).
O projeto "Restaurante Universitário na Hora do Pescado Artesanal" busca integrar peixes e frutos do mar da pesca artesanal local aos cardápios dos restaurantes universitários em todo o Brasil, promovendo o consumo sustentável e gerando renda para famílias tradicionais.
Sandra da Silva, pescadora e presidente da Colônia de Pescadores Z1, destacou a importância dos cursos para a valorização dos produtos.
- Foi crucial, pois aprendemos a agregar valor aos nossos peixes. Aprendemos também a defumar o sururu, que ficou incrível - afirmou.
Sandra enfatizou a importância de saber como precificar corretamente os produtos pescados, refletindo sobre os custos envolvidos.
Mônica Cavalcanti, coordenadora de campo do projeto, evidenciou que os cursos são fundamentais para a qualificação das pescadoras que fornecem pescado ao mercado.
- Dois chefs de Recife e dois restaurantes estão comprando diretamente da Colônia do Pina - ressaltou, destacando que isso tem garantido preços mais justos e eliminado intermediários.
Os próximos passos do projeto incluem a regularização das colônias de pesca em relação aos procedimentos sanitários. Mônica mencionou que a equipe está oferecendo assistência técnica, uma vez que é necessário atender à Lei do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para que os alimentos sejam aceitos nos restaurantes universitários.
Além da inclusão no mercado, o projeto visa fortalecer a cultura material e imaterial das comunidades locais, valorizando a culinária tradicional. A meta é atender cerca de 10 mil pescadores e pescadoras, beneficiando 100 mil estudantes de baixa renda nas Universidades Federais do Brasil nos próximos anos.
Pescado artesanal / Pescadoras / Capacitação / Restaurante universitário / Recife / MPA / SENAR / Culinária tradicional / Empreendedorismo

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|