Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SIMPÓSIO - Abertas as inscrições para I Omics in Aquaculture
Data de Publicação: 17 de outubro de 2024 15:10:00 O evento é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega.
O evento é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega.
Da redação
Nos dias 03 e 04 de dezembro, o auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura será palco do Simpósio I Omics in Aquaculture. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h20 e as inscrições para participação e apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 10 de novembro. As vagas são limitadas a 20 participantes. Clique aqui para se inscrever.
O simpósio é uma iniciativa do projeto "Cooperação entre Noruega e Brasil em Pesquisa e Educação para Melhoramento da Criação em Aquicultura Sustentável", financiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega e realizado em colaboração com a Nord University, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Aquagen (GenoMar Genetics).
O evento contará com a presença de pesquisadores de países como Chile e Noruega. Entre os palestrantes confirmados estão Jorge Manuel Fernandes (Nord University), Kaja Skjærven (Institute of Marine Research, Noruega), José Yáñez (Universidade do Chile) e Diogo Hashimoto (Universidade Estadual Paulista - Unesp-Jaboticabal).
![]() |
Evento será realizado na sede da Embrapa Pesca e
Aquicultura (Foto: Antônio Oliveira)
|
Capacitação de pesquisadores
Durante dois anos, o projeto capacitou pesquisadores e bolsistas de mestrado e doutorado de ambos os países. Dois cientistas da Embrapa Pesca e Aquicultura foram treinados no uso do equipamento Nanopore, adquirido para facilitar o sequenciamento de DNA e RNA de forma mais eficiente.
Lícia Lundstedt, chefe de P&D da Embrapa, ministrou uma aula para alunos de pós-graduação da Nord University, enquanto a Embrapa recebeu alunos de mestrado da mesma instituição, que tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas com peixes tropicais e visitar a GenoMar Genetics.
Giovanni Moro, coordenador das atividades do projeto na Embrapa, explicou que a Nord University participou de um edital do governo norueguês para capacitação de pesquisadores, que exigia a parceria de uma instituição de pesquisa, uma de ensino e uma empresa privada na área de aquicultura. As negociações começaram em 2018, mas foram adiadas pela pandemia, com o projeto sendo retomado no final de 2021 e previsto para conclusão em 2024.
#Simpósio #Aquicultura #Pesquisa #Embrapa #Noruega #Capacitação #Inovação #Ciência #Educação

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|