Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
BOAS PRÁTICAS - Novo calendário para certificação sanitária de embarcações de pesca é publicado pelo MPA
Data de Publicação: 25 de junho de 2024 14:30:00 A Portaria MPA 278, de 21 de junho de 2024, estabelece prazos para a obtenção obrigatória do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo para embarcações que abastecem o mercado internacional
A Portaria MPA 278, de 21 de junho de 2024, estabelece prazos para a obtenção obrigatória do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo para embarcações que abastecem o mercado internacional
Da redação
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou nesta segunda-feira (24) a Portaria MPA 278, de 21 de junho de 2024, que estabelece o calendário de implementação do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo para embarcações primárias. Estas embarcações fornecem matéria-prima para o processamento industrial de produtos da pesca destinados ao mercado internacional.
Esta medida aperfeiçoa a política pública sobre os critérios higiênico-sanitários da cadeia primária da pesca, conduzida pela Secretaria Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva (SNPI-MPA), ao definir prazos para a obtenção obrigatória do Certificado Oficial de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias a Bordo.
Adequação da frota e normas
A portaria é direcionada aos proprietários, armadores e responsáveis pelas embarcações de pesca que abastecem unidades de beneficiamento de pescado para exportação, considerando a realidade e a capacidade operacional da frota nacional. Os armadores, proprietários e responsáveis pelas embarcações que operam na captura de recursos pesqueiros, como atuns, lagostas e pargos, devem se preparar para adequar suas frotas às normas higiênico-sanitárias. As orientações para adquirir a certificação estão disponíveis no link: Controle Sanitário de Embarcações.
![]() |
(Foto: distribuída pelo MPA) |
Esforços do GTSEP
A publicação do calendário é resultado do trabalho e compromisso do Grupo de Trabalho Sanidade de Embarcações de Pesca (GTSEP), que promove a conformidade da cadeia primária da pesca com as normas sanitárias. Esse esforço é fruto de um diálogo exaustivo realizado nos anos de 2023 e 2024.
O GTSEP foi instituído pelo MPA em junho de 2023, sob a coordenação do Departamento da Indústria do Pescado (DIP) da SNPI-MPA, e contou com a participação de representantes do setor da indústria e da produção pesqueira de diversas regiões do país, além de convidados da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal (SNPA-MPA), do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/SDA/MAPA) e de universidades especializadas em pesca.
Exigências dos mercados importadores
Este importante passo atende à demanda por integridade nas cadeias de exportação do pescado nacional, fortalecendo a credibilidade do país na certificação da produção pesqueira e consolidando compromissos com parceiros comerciais atuais e potenciais novos mercados.
É importante lembrar que alguns mercados importadores específicos podem solicitar a antecipação da certificação higiênico-sanitária a qualquer momento, independentemente do calendário publicado. Exemplos disso são os mercados da União Europeia e do Reino Unido. O MPA, em parceria com o MAPA e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), trabalha para restabelecer as exportações de pescado para esses mercados, que exigem a certificação conforme a Portaria MPA 75, de 26 de maio de 2023.
As informações são do Ministério da Pesca e Aquicultura.
#Pesca #Aquicultura #CertificaçãoSanitária #MPA #BoasPráticas #ExportaçãoDePescado #GTSEP #Sustentabilidade #QualidadeSanitária #MercadoInternacional

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|