Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUISHOW BRASIL 2024 - Embrapa apresentará tecnologias e participará de discussões com representantes da cadeia produtiva
Data de Publicação: 15 de maio de 2024 16:59:00 A Aquishow Brasil 2024 será palco para a apresentação de treze tecnologias em aquicultura pela Embrapa. Seis centros de pesquisa participarão do evento, que acontecerá de 20 a 23 de maio no Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). Além das apresentações, pesquisadores da empresa ministrarão palestras e participarão de mesas-redondas sobre diversas questões relevantes para o setor. Destaca-se entre as tecnologias o serviço de sexagem de peixes nativos, premiado pela inovação, e soluçõe
Da redação
Seis centros de pesquisa da Embrapa participarão, entre os dias 20 e 23 de maio, da Aquishow Brasil 2024, que acontecerá no Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). Nada menos do que 13 tecnologias serão apresentadas a produtores, técnicos e estudantes que visitarão o local. A partir do dia 22, pesquisadores da empresa vão ministrar e moderar palestras no auditório, além de participar da Reunião Técnica sobre Tendências e Oportunidades de PD&I para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Durante as palestras e mesas-redondas, serão abordados temas como "Principais tendências da aquicultura brasileira"; "O estado atual e o futuro da piscicultura nativa"; "Os desafios e as oportunidades da tilapicultura"; "A sustentabilidade da aquicultura brasileira", entre outros.
![]() |
Entre as diversas tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa, destaca-se o serviço de sexagem de peixes nativos (Foto: Agência Embrapa) |
Para a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, eventos como a Aquishow Brasil são de grande importância, pois proporcionam oportunidades valiosas de networking, troca de conhecimentos e atualização sobre as últimas tendências e inovações no setor. "Nesse aspecto, estaremos no painel de discussão Oportunidades de investimentos na piscicultura brasileira, apresentando informações para investidores, no sentido de auxiliá-los na tomada de decisão", destaca.
Danielle enfatiza também a importância da Reunião Técnica para Priorização de Sinais e Tendências na Aquicultura Continental, onde os participantes terão a oportunidade de participar de debates profundos sobre os principais temas da aquicultura: criação de peixes nativos, tilapicultura, sustentabilidade e mercado. "Esses debates serão conduzidos por especialistas e facilitadas por métodos que incentivam a colaboração e a criação conjunta de soluções inovadoras. O objetivo é organizar as informações reunidas para identificar oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação que possam enfrentar os desafios tecnológicos da indústria aquícola e, assim, promover o desenvolvimento sustentável do setor no Brasil", enfatiza.
Treze tecnologias em aquicultura
Entre as diversas tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa, destaca-se o serviço de sexagem de peixes nativos, que recebeu o Prêmio Inovação em Aquicultura ano passado. A técnica permite aos produtores de alevinos de pirarucu (Arapaima gigas) e tambaqui (Colossoma macropomun) a identificação do sexo desses peixes, proporcionando um manejo eficaz, tanto na formação de plantel de reprodutores, como na formação precoce de famílias para programas de melhoramento genético. A sexagem precoce é inédita para peixes nativos do Brasil. O teste para pirarucu está sendo oferecido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) e na Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) é possível realizar o teste em tambaqui e em pirarucu.
A Embrapa de Tocantins também apresentará no evento o "SITE Aquicultura - Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira" e o "Sistema de criação de tambaquis em tanques-rede em pequena escala". "Apresentaremos uma solução tecnológica para o cultivo de tambaqui em tanques-rede, que reúne um conjunto de práticas de manejo, como a determinação da densidade de estocagem e o volume do tanque, associados à obtenção de melhores indicadores zootécnicos e econômicos", explica Flávia Tavares, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Segundo a pesquisadora, como grande parte da criação de tambaquis é realizada em viveiros escavados e barragens, essa tecnologia é uma alternativa de produção intensiva da espécie, que possui grande importância socioeconômica para a América Latina. "Este ativo é recomendado para produtores que comercializam diretamente sua produção para o consumidor final", ressalta.
![]() |
Publicidade. Lançamento na
Aquishow Brasil 2024
|
A formulação de ração específica para a engorda do pirarucu (Arapaima gigas) e o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura - CIAqui também são outras tecnologias que a Embrapa Pesca e Aquicultura levará para o evento.
Já a Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) vai apresentar o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) à cadeia produtiva do pescado, assim como um aplicativo para gestão inteligente da aquicultura. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia levará para o evento a Plataforma AquaPLUS - Ferramentas e processos para análise, gestão, uso e melhoramento genético de espécies aquícolas. A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) levará o Bioaqua, voltado para avaliação da qualidade da água da piscicultura em reservatórios.
Por fim, voltado para a carcinicultura, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) apresentará um revestimento ativo composto por goma de cajueiro e óleo essencial de manjericão-cravo para inibição de melanose em camarão.
*Texto produzido por Elisângela Santos, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas – TO)
#AquishowBrasil #Embrapa #Aquicultura #Tecnologia #Pesquisa #Inovação #Piscicultura #Sustentabilidade

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|