Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
DIA DO SALMÃO – Peixe de origem europeia é um dos mais consumidos no Brasil
Data de Publicação: 18 de março de 2024 15:20:00 O salmão, cujo dia é comemorado neste dia 18, tem uma série de particularidades e é considerada uma carne saudável sendo muito utilizado em dietas, graças aos valores nutricionais, como o ômega 3. Ele também é rico em vitaminas e minerais, sendo um ótimo antioxidante, ajudando a resguardar o corpo e diminuindo as chances do desenvolvimento do mal de Alzheimer e da osteoporose
Da redação
Hoje, 18 de março, é o dia do salmão, “queridinho da culinária asiática no Brasil”. Este peixe tem uma série de curiosidades e se destacando pela versatilidade, podendo ser consumido cru, grelhado, frito, assado, entre outros métodos, e combinando com diversos ingredientes, desde um arroz simples até as famosas algas. A maior rede de culinária japonesa fast-food do Brasil em shoppings, Jin Jin, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), tem o peixe como seu maior destaque no cardápio, sendo utilizado em diversos pratos e no self-service: mensalmente, são consumidas cerca de 60 toneladas de salmão em toda a rede (70 lojas).
![]() |
Quase metade do cardápio é composta por pratos com opções que incluem
o salmão, com destaque para o tradicional sashimi (Foto: divulgação)
|
Quase metade do cardápio é composta por pratos com opções que incluem o salmão, com destaque para o tradicional sashimi, mas também com uma cartela composta por diversos sushis, como hossomakis, uramakis, niguiris, carpaccio e joes, além dos temakis e de pratos executivos, como o salmão grelhado com cream cheese. Os pokes também são opções muito procuradas na rede, com nove opções exclusivas para os clientes, sendo quatro delas com salmão na composição: Poke Sashimi e Crispy, Poke Salmão e Grill, Poke Salmão Misto, Poke Salmão e Shimeji.
De acordo com Rodrigo D'Agostino, gestor da Jin Jin, o peixe é um dos favoritos dos clientes da rede.
- Os pratos que levam esse ingrediente são os mais vendidos na Jin Jin e notamos que a reposição na pista self-service sempre é necessária, seja o salmão cru, frito ou grelhado. O público brasileiro demonstra uma verdadeira paixão.
Curiosidades
O salmão tem uma série de particularidades e é considerada uma carne saudável sendo muito utilizado em dietas, graças aos valores nutricionais, como o ômega 3. Ele também é rico em vitaminas e minerais, sendo um ótimo antioxidante, ajudando a resguardar o corpo e diminuindo as chances do desenvolvimento do mal de Alzheimer e da osteoporose.
O peixe também é uma das poucas carnes consumidas totalmente cruas, muito graças à cultura japonesa, mas também por ter uma digestão mais fácil do que a carne vermelha.
Apesar de ter origens europeias, o salmão que consumimos no Brasil é proveniente do Chile, num acordo que completou 40 anos em 2023. Isso se dá porque, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país sul-americano tem mares com temperatura fria, condição ideal para o peixe. No Brasil, ele é cultivado, também, mas para que isto seja possível o peixe necessita de água com temperatura controlada.
E o consumo nessas quatro décadas tem sido cada vez maior. Segundo o Instituto Tecnológico del Salmón do SalmonChile, de 2019 a 2023, houve um crescimento de 33% nas exportações para o Brasil. Já a American Seafood América Latina destaca que o consumo de peixes no Brasil atingiu 10,5 kg per capita em 2022, contra 6,5 kg em 2004, aumento de 65%.
Uma outra curiosidade é que a cor "salmão" é "fake news": o alaranjado do peixe não é natural, mas, sim, uma consequência do contato com um pigmento chamado astaxantina, proveniente de algas, camarões e de outros organismos unicelulares. Sem ele, a carne seria apenas branca.
Fonte: Assessoria de comunicação.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|