Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ESCLARECIMENTO – PeixeBR esclarece que peixes de cultivo em estados amazônicos não estão contaminados por mercúrio
Data de Publicação: 5 de junho de 2023 09:23:00 A nota, a segunda de esclarecimento, depois da divulgação de estudos feitos pela FIOCRUZ, deixa claro que peixes de cultivo são criados nos mais altos padrões de higiene e sanidade, distante de garimpos e outras fontes de poluição #peixebr #nota de esclarecimento #nota da peixebr #peixes contaminados
Redação
Depois da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) vir a público fazer esclarecimento sobre nota da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), informando que peixes de seis estados amazônicos estão contaminados por mercúrio, agora foi a fez da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). A instituição não esclareceu que os peixes contaminados são da pesca em rios da região, possivelmente contaminados pelos garimpos ilegais.
Conforme a Peixe BR, os peixes de cultivo não podem ser relacionados à contaminação por mercúrio identificada em peixes da Amazônia. Para a instituição, essas informações incorretas têm causado insegurança entre os consumidores devido ao desconhecimento e desinformação sobre o assunto.
Segue o restante da nota da PeixeBR.
“Os peixes de cultivo são criados seguindo rigorosas práticas de qualidade, incluindo análise da água, nutrição balanceada e controle sanitário durante todo o processo de produção. Essas medidas garantem a segurança alimentar dos consumidores.
A professora Juliana Galvão, pesquisadora da ESALQ/USP e coordenadora do Grupo de Estudo e Extensão de Inovação Tecnológica e Qualidade de Pescado (GETEP), explica a diferença: “Nos peixes de cultivo, há monitoramento ambiental periódico, e a alimentação contém todos os ingredientes necessários para o correto desenvolvimento. As condições de vida são frequentemente acompanhadas durante o período de cultivo, seguindo um manejo responsável”, informa a especialista.
É importante ressaltar que os peixes provenientes da pesca extrativista, especialmente em áreas próximas a atividades de garimpo, apresentam alto risco de contaminação por mercúrio.
O presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, destaca que a aquicultura em água doce é realizada com total rastreabilidade. As empresas produtoras seguem rigorosos protocolos sanitários e de bem-estar animal, o que garante a segurança alimentar dos peixes de cultivo. Portanto, não há nenhum risco para os consumidores.”
![]() |

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|