Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ÁGUAS DA UNIÃO – MPA libera mais uma área para piscicultura no Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães, no Tocantins
Data de Publicação: 9 de maio de 2023 09:29:00 A área está localizada no município de Lajeado, a pouco menos que 60 quilômetros de Palmas e tem capacidade para a produção de 300 t/ano de peixes #Ministério da Pesca e Aquicultura #pesca #aquicultura #águas da união #tilápia #Tocantins #Palmas #Lajeado #Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães #lago #tanques-rede #fazenda de peixes
![]() |
A nova área de piscicultura está situada no município de Lajeado (Foto: Secom/TO)
|
Redação
O lago formado pela represa da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado (TO), vai ganhar mais uma fazenda de peixes. O Ministério da Pesca e Aquicultura publicou nesta segunda-feira, 8, o extrato do contrato no Diário Oficial da União, autorizando a montagem dos tanques-rede, com capacidade de produção de 300 toneladas/ano e geração de 15 empregos — três diretos e 12 indiretos – no município de Lajeado, a 54 quilômetros da capital Palmas.
A seção de águas da União vale por 20 anos. No momento, existem 426 fazendas de peixes desse modelo em operação no país. Elas produzem 576 mil toneladas, sendo que 99% da produção é composta por tilápias. São Paulo é o estado que lidera o número de projetos implantados, com 122 fazendas, seguido pelo Paraná, com 89, e Goiás, com 57.
O Brasil é um país que se destaca na exportação de peixes de cultivo, especialmente tilápias. No último ano, o país obteve uma receita de US$ 23,4 milhões com a venda desses peixes para o exterior. O principal mercado é representado pelos Estados Unidos, que adquirem 81% da produção de peixes cultivados pelos fazendeiros brasileiros, seguidos pelo Canadá e Taiwan.
A UHE
A Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães fica no rio Tocantins, entre os municípios de Miracema do Tocantins e Lajeado. O lago se espalha pelo território do estado e abrange, além daqueles dois, a capital Palmas e mais os municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras. Com potência instalada de 902,5 MW, possui seis unidades geradoras de energia.
*Fonte: Ascom/MPA)

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|