Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
JUSTIÇA AZUL - Brasil se une a mais de 40 países contra a pesca ilegal em rios e mares
Data de Publicação: 25 de março de 2023 10:41:00 A iniciativa Blue Justice é uma parceria global liderada pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Noruega #justiça azul #blue justice #pesca sustentável
Redação
O Brasil se uniu aos mais de 40 países que se comprometem a aperfeiçoar os mecanismos de monitoramento, pesquisa e estatística como forma de combater a pesca ilegal no seu mar territorial e bacias hidrográficas. A adesão foi durante a Blue Justice Conference, concluída nesta sexta-feira, 24, em Copenhague, Dinamarca.
- Nosso país está de volta à comunidade global e alinhado ao objetivo de construir um modelo pesqueiro sustentável, eficiente do ponto de vista econômico, mas que preserve os estoques de peixes para alimentar também as gerações futuras - disse o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Carlos Mello, que representou o ministro André de Paula na conferência.
![]() |
A iniciativa Blue Justice é uma parceria global liderada pelo
Departamento de Pesca e Aquicultura da FAO (Foto: Ascom/MPA)
|
e pela Noruega. Seu objetivo é promover a cooperação internacional para combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada e outras atividades ilícitas relacionadas à pesca, como a pesca excessiva e a exploração de trabalhadores em alto-mar.
O Brasil, que aderiu à iniciativa em 2022, e as demais 40 nações signatárias da Declaração de Copenhague traçaram planos de ação para combater os crimes no setor pesqueiro utilizando inovação digital.
Combater a pesca ilegal, não reportada e não regulada assegura o futuro da atividade, evita distorções de mercado e reforça a sustentabilidade dos estoques pesqueiros em escala global.
Liderada pela Noruega, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, a Iniciativa Blue Justice, traduzida como Justiça Azul, conta com plataformas digitais para compartilhamento de informações entre as autoridades pesqueiras globais. Assim, ela compartilha boas práticas de monitoramento e combate à pesca ilegal.
A comitiva brasileira contou com a secretária de Registro, Monitoramento e Pesquisa, Flávia Lucena, e o chefe da Assessoria Internacional do MPA, Rafael Dias.
*Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|