Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Piscicultores se encontram no DF para discutirem o panorama e desafios do setor
Data de Publicação: 22 de novembro de 2022 08:52:00 A programação inclui palestras sobre o panorama da piscicultura no DF e Entorno e sobre o custo de produção e manejo alimentar na piscicultura #emater-df #encontro de piscicultura
![]() |
Redação
A Emater-DF promove, nesta quarta-feira, 23, o 16° Encontro de Piscicultores do Distrito Federal e Entorno, que tem como objetivo discutir o panorama e os desafios do setor em toda a região. O encontro tem como público alvo produtores comerciais de pescado. O evento, destinado exclusivamente aos piscicultores, é gratuito e tem o apoio da Secretaria de Agricultura do DF. O encontro vai acontecer no auditório do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF, na Ceasa, das 8h30 às 16h.
A programação inclui palestras sobre o panorama da piscicultura no DF e Entorno e sobre o custo de produção e manejo alimentar na piscicultura. Além disso, serão criados grupos temáticos sobre a cadeia de insumos, sistemas de produção, processamento e comercialização. Ao final do evento, será apresentado um documento com as principais deliberações dos piscicultores para promover o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região.
Para participar o produtor deve ser cadastrado na Emater-DF e realizar inscrição prévia no escritório local onde é atendido.
Produção de pescado
Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), o DF produziu 2.050 toneladas (t) de peixes, em 2021. Desse total, 1.800 t foram de tilápia e 250 t de peixes nativos. Já em Goiás, a produção naquele ano foi de 29.600 t, sendo 20.200 de tilápia, 9.200 t de peixes nativos e 300 toneladas de outras espécies. Para 2022, está prevista uma estabilidade na produção regional de pescado.
De acordo com o coordenador de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, o DF detém o terceiro mercado consumidor de pescados do país.
- Somos um importante ponto brasileiro de distribuição de pescado, com um consumo anual de 60 mil toneladas. Dessa forma, é necessário discutir o cenário de produção atual e identificar gargalos para aumentar a produção de pescado, uma vez que temos espaço no mercado consumidor. Nesse sentindo a Emater-DF vem trabalhando junto aos produtores de peixe para que produção cresça de forma sustentável, observando a responsabilidade técnica, social e ambiental - avaliou.
Adalmyr Borges destaca algumas demandas do setor para o crescimento da produção na região como, aumentar a eficiência e a competitividade, promover a organização dos piscicultores e aumentar os canais de comercialização formais. A empresa vem incentivando a criação de peixes e camarões por meio de capacitações dos produtores rurais, dentre elas técnicas de construção de viveiros, métodos de manejo de peixes, sistemas de criação em fases, recirculação da água e sistema de bioflocos.
![]() |
15º Encontro de piscicultores do Distrito Federal e do Entorno
da capital, em 2019 (Foto: Ascom/Emater-DF)
|
Serviço
16° Encontro de Piscicultores do Distrito Federal e Entorno
Data: 23 de novembro
Horário: 8h30 às 16h
Local: auditório do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF – Ceasa
*Fonte: Ascom/Emater-DF.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|