Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEGURANÇA ALIMENTAR - Combater a desnutrição em crianças através da inclusão de pó de peixe pequeno seco em suas dietas
Data de Publicação: 24 de outubro de 2022 15:52:00 A WorldFish, através do projeto Matsya Paripusti, visa melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas e seu crescimento físico e mental, defendendo a inclusão de pó de peixe seco rico em nutrientes em seu programa de refeições do meio-dia nos centros Anganwadi #peixe em pó, #peixe na merenda escolar, #worldfish, #projeto matsya paripusti
![]() |
No projeto piloto, o pó de peixe seco será incluído na alimentação das crianças duas vezes por semana por um período de três meses (Foto por Baishnaba Charan Ratha)
|
*Por Amar Gaikwad, Arun Padiyar Panemangalore e Baishnaba Charan Ratha
O estado de Assam, situado no Nordeste da Índia, tem uma porcentagem considerável de sua população abaixo da linha da pobreza, com quase 86% de sua população residindo em áreas rurais. Apesar de seus vastos recursos, Assam continua a lidar com altos níveis de insegurança alimentar e desnutrição, especialmente entre crianças pequenas e mulheres grávidas e lactantes.
![]() |
Os indicadores de saúde e nutrição de Assam não mostraram muita melhora ao longo dos anos. A última Pesquisa Nacional de Saúde da Família (NFHS-5) relata que 35 por cento das crianças em Assam com menos de cinco anos são atrofiadas ou muito baixas para a idade, 22 por cento são magras ou muito magras para a altura, 9 por cento são severamente desperdiçados e 33 por cento estão abaixo do peso. Os altos níveis de desnutrição em geral ainda representam um grande problema para o bem-estar das pessoas em Assam.
Alimentos aquáticos, que incluem uma variedade de animais, plantas e microorganismos que são cultivados e colhidos da água, são considerados superalimentos. Os alimentos aquáticos, abundantes em micronutrientes acessíveis e ácidos graxos essenciais, têm um impacto profundamente positivo na nutrição e saúde das mães e no desenvolvimento cognitivo das crianças nos primeiros 1.000 dias de vida.
Aumentar a acessibilidade, disponibilidade e acessibilidade de alimentos aquáticos entre os consumidores levará a um aumento no consumo de alimentos aquáticos que reduzirá a desnutrição e a fome oculta que muitas nações estão enfrentando.
Promover o consumo de alimentos aquáticos
No âmbito do projeto Assam Agribusiness and Rural Transformation (APART), a WorldFish realizou uma série de programas de conscientização em massa para aumentar o consumo de alimentos aquáticos, principalmente peixes pequenos ricos em micronutrientes. O público foi instruído sobre os benefícios para a saúde do consumo de peixes pequenos e a inclusão de nutrição à base de peixes pequenos nas dietas de mulheres, especialmente mulheres grávidas e lactantes, bem como bebês e crianças pequenas.
No mês de setembro de 2022, foi lançada a inclusão de pó de peixe pequeno no Programa de Nutrição Suplementar do Esquema de Desenvolvimento Infantil Integrado (ICDS), ou mais conhecido localmente como Matsya Paripusti, no Kukurmara Anganwadi Center #4 no distrito de Kamrup.
Os centros de Anganwadi oferecem educação pré-escolar não formal, nutrição suplementar, educação sobre nutrição e saúde, imunização, exames de saúde e serviços de referência, sendo os três últimos fornecidos em convergência com os sistemas públicos de saúde.
Melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas
A WorldFish, através do projeto Matsya Paripusti, visa melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas e seu crescimento físico e mental, defendendo a inclusão de pó de peixe seco rico em nutrientes em seu programa de refeições do meio-dia nos centros Anganwadi.
O projeto piloto é patrocinado pela Indian Oil Corporation Limited (IOCL), em colaboração e apoio do Departamento de Pesca, WorldFish e da Sociedade de Infraestrutura Rural e Serviços Agrícolas de Assam (ARIAS). A Faculdade de Pesca da Universidade Agrícola de Assam (AAU) forneceu o controle de qualidade e análise de pó de peixe pequeno.
No projeto piloto, o pó de peixe seco será incluído na alimentação das crianças duas vezes por semana por um período de três meses. O pó de peixe seco é derivado de peixes pequenos disponíveis localmente e preparado pela Farmers Producers Company com a ajuda da AAU. Estima-se que 7.000 crianças com idades entre 3 e 6 anos em 293 centros Anganwadi se beneficiem deste projeto.
*AMAR GAIKWAD; ARUN PADIYAR PANEMANGALORE, WorldFish Lead, Índia; BAISHNABA CHARAN RATHA, Gestor de projeto
*Fonte: WorldFish, instituição de pesquisa e inovação sem fins lucrativos que cria, avança e traduz pesquisas científicas sobre sistemas alimentares aquáticos em soluções escaláveis ??com impacto transformacional no bem-estar humano e no meio ambiente. Seus dados de pesquisa, evidências e insights moldam as melhores práticas, políticas e decisões de investimento para o desenvolvimento sustentável em países de baixa e média renda. Tem presença global em 20 países da Ásia, África e Pacífico, com 460 funcionários de 30 nacionalidades implantados onde os maiores desafios de desenvolvimento sustentável podem ser abordados por meio de soluções holísticas de sistemas de alimentos aquáticos.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|