Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEAFOOD SHOW - Encontro da gastronomia japonesa discute a importância do pescado na culinária
Data de Publicação: 5 de outubro de 2022 11:07:00 A ocasião reunirá chefs e especialistas para debater alternativas a espécies convencionais em receitas típicas do Japão reproduzidas por restaurantes mundo afora #culinária japonesa #seafood show #abgj #seafood show #César Calzavara #Telma Shiraishi
![]() |
Redação
O pescado na culinária japonesa é o tema do Encontro ABGJ (Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa), que será realizado no dia 18 de outubro durante a Seafood Show Latin America, em São Paulo. A ocasião reunirá chefs e especialistas para debater alternativas a espécies convencionais em receitas típicas do Japão reproduzidas por restaurantes mundo afora.
- O salmão foi extremamente importante para divulgação e crescimento da culinária japonesa no Brasil, pois é um peixe de cor bonita, sabor suave e com fornecimento constante por ser de aquicultura. Porém, temos uma variedade enorme de peixes excelentes, o que poderia representar uma alternativa no decorrer do ano e tornar a ida ao restaurante muito mais interessante - afirma César Calzavara, especialista em qualidade do pescado.
Adotar espécies de peixes de acordo com a sazonalidade e com produção local beneficia não apenas o bolso, mas também promove hábitos de consumo mais sustentáveis e saudáveis.
![]() |
Telma Shiraishi, chef e sócia do restaurante Aizomê. (Foto: Rafael Salvador/Uol)
|
- Conhecer e valorizar a diversidade de pescados de nossa costa, evitar espécies ameaçadas e respeitar suas épocas de defeso, ter informação sobre as espécies cultivadas e seus processos fazem parte dos esforços de chefs e restaurantes com visão mais abrangente - explica Telma Shiraishi, chef e sócia do restaurante Aizomê.
Em um país com uma costa extensa como o Brasil, as opções para a culinária japonesa são diversas. Calzavara garante que todos os peixes marinhos, quando pescados e manuseados da maneira correta, são seguros para o consumo, mesmo em receita cuja proteína não seja cozida.
- O desafio é mostrar ao cliente que variar os sabores é muito mais interessante.
Além do consumidor, a mudança do pescado em pratos típicos do Japão também depende da atualização e da adaptação dos restaurantes. Outro fator importante é encontrar fornecedores que seguem princípios sustentáveis e realizam o manuseio correto dos ingredientes. Atualmente, o consumo brasileiro depende tanto da criação e captura artesanais quanto das indústrias, em razão da demanda e do impacto ambiental em rios e mares.
- Cada vez mais tentamos articular os esforços para monitorar as cadeias de pesca, rastrear a qualidade e o impacto ambiental dos peixes cultivados. O cultivo responsável tem uma importância crucial para suprir a demanda por proteína saudável, de qualidade e acessível. Conexões e parcerias são outras grandes aliadas para se descobrir as melhores opções que temos ao nosso alcance - destaca Telma.
No Japão, o consumo de pescados foi favorecido pela ampla costa com correntes marítimas que atraem diversas espécies de peixes e frutos do mar.
![]() |
" O desafio é mostrar ao cliente que variar os sabores é muito mais interessante. " (Foto: site skdesu.com) |
- A geografia montanhosa e com grande precipitação de chuvas também favorece a formação de rios e lagos de águas límpidas, sendo fontes de peixes de água doce que são igualmente apreciados. O budismo também levou à restrição ao consumo de carne vermelha, reforçando ainda mais esse perfil de consumo - explica a chef.
O Encontro ABGJ marcará o lançamento da Semana da Gastronomia Japonesa em São Paulo. A Seafood Show Latin America, realizada pela Francal Feiras e pela Seafood Brasil, será entre os dias 17 e 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos. O evento de negócios vai reunir produtores de pescados frescos e congelados, distribuidoras, frigoríficos, importadores e a cadeia de maquinário auxiliar.
Serviço
Seafood Show Latin America
Data: 17 a 19 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Pro Magno Centro de Eventos -- Av. Profa. Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo
Confira a programação completa e faça o credenciamento pelo site.
*Fonte: Ascom/Seafood Show.
![]() |
Este site é media partner do Seafood Show |

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|