Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUISHOW BRASIL 2024 – Evento não é só negócios, é um grande campo de difusão de tecnologias e de reconhecimento
Data de Publicação: 22 de maio de 2024 17:24:00 A Aquishow Brasil é um importante evento que vai além do comércio, destacando inovações e homenageando profissionais do setor. Juliana Lopes e Francisco Medeiros foram reconhecidos com o “Prêmio Personalidades da Aquicultura”. O evento também premiou inovações em Academia, Produção, Beneficiamento e Sustentabilidade. A Fish Code, orientação de Fábio Sussel, exemplifica como a tecnologia pode educar consumidores e melhorar o setor. A feira promove networking e fortalece a aquicultura brasileira
![]() |
Juliana Lopes, uma das duas personalidades da aquicultura Aquishow 2024 (Foto: Antônio Oliveira)
|
Por Antônio Oliveira
A Aquishow Brasil não é apenas um evento de comércio de tecnologias, serviços, máquinas e implementos para a aquicultura, sobretudo para a piscicultura. É também um imenso campo de conhecimento, difusão de novas tecnologias – resultados de pesquisas – e desenvolvimento. Além disso, é uma homenagem ao mérito para quem pensa e faz a aquicultura brasileira cada vez maior e melhor. O evento tem dois braços nesse quesito: o “Prêmio Personalidades da Aquicultura” e o “Inovação Aquícola”.
- Foi uma disputa bem acirrada, o que mostra que as meninas que estavam concorrendo também são ótimas, a gente tem que reconhecer isso. São trabalhos lindos. Mas eu fiquei muito, muito feliz porque senti (sua votação) como um carinho e um reconhecimento do meu trabalho. Não acredito ser uma personalidade, eu levo isso como um puro reconhecimento do trabalho – disse a este portal Juliana Lopes, diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União, da Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Juliana é zootecnista pela Universidade Federal de Alagoas e está no Ministério há 14 anos. Ela já foi entrevistada por este portal, na série “Mulheres da Aquicultura”, cujas primeiras 13 entrevistas tornaram-se livro (“Elas na Aquicultura”), de autoria deste jornalista e escritor.
- Antônio, a gente trabalha no dia a dia sem essas expectativas de reconhecimento e de prêmios. A gente trabalha dentro dos propósitos de resultados. Hoje eu estou como presidente executivo da PeixeBR. O Conselho de Administração e os associados estabelecem, através de assembleias e reuniões, as ações que necessitam ser feitas e nós as executamos. Fico muito feliz quando executo na integralidade os projetos. Temos conseguido, nesses últimos 10 anos, fazer as entregas que o setor de associados nos proporciona. Quando vem um prêmio desse, que é um prêmio extra comercial, extra curricular, que é o reconhecimento do setor e não o reconhecimento dos associados – disse, por sua vez, o outro eleito nesta categoria, Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). Francisco Medeiros também é empresário do ramo da piscicultura.
![]() |
Mais de 100 empresas estão buscando negócios na feira, atraindo produtores de quase todo o Brasil (Foto: Antônio Oliveira)
|
De volta a Juliana Lopes, ela destaca a importância de eventos como a Aquishow e premiações como o “Personalidade da Aquicultura” para quem trabalha no desenvolvimento da aquicultura brasileira.
- Então, Antônio, a feira em si é maravilhosa. Nos permite uma rede de contatos muito grande. Aqui a gente encontra pessoas com quem só se fala por telefone ou WhatsApp. Aqui a gente pode receber as pessoas no nosso estande (do MPA), receber um feedback do trabalho que a gente faz o ano inteiro lá de Brasília, né?
Ainda conforme Francisco Medeiros, o prêmio proporciona ao homenageado mais forças para continuar “trilhando esse caminho, principalmente porque é meu trabalho, é a minha função”.
- O meu objetivo primário tem um slogan muito simples: “melhoria da competitividade da piscicultura, ponto final”. Por isso que a gente segue isso e a cada dia, por melhor que sejam os resultados do produtor, os resultados da indústria, o resultado do mercado, nós temos que melhorar, porque há sempre espaço para melhoria.
Sobre a importância de eventos como a Aquishow e estes reconhecimentos para o processo de construção da piscicultura brasileira, Medeiros reflete:
![]() |
Praça de alimentação da Aquishow Brasil 2024: pessoas de quase todo o Brasil se fazem presentes no evento (Foto: Antônio Oliveira)
|
- Se você andar pela feira, verá que grande parte dessas empresas são associadas da PeixeBR. Muitas vezes a pessoa fala: “Francisco, mas qual o benefício? O que a PeixeBR pode fazer por nós?” Por você, eu não sei. Mas se eu contribuir para aumentar a atividade no Brasil, você ganha esses resultados. Então, essa é uma construção coletiva. Isso aqui é fundamental, principalmente para a troca de experiência. Nós temos dois tipos de público aqui, Antônio. Nós temos o público que se autodenomina como o senhor do conhecimento e que está aqui com o propósito de disseminar o seu conhecimento. Essa pessoa pouco aproveita aqui. E nós temos um outro público, felizmente o maior, que vem com sede de trocar experiências. Porque o mais importante aqui não são as palestras. O mais importante é o cafezinho enquanto você conversa. Você é do Mato Grosso do Sul, conversa com o produtor de Minas, com o produtor de Paulo Afonso, com o produtor do Amazonas. Essa troca de experiência não tem preço, literalmente. Então, para quem vem aqui com sede de fazer o seu negócio melhor, de ganhar mais dinheiro, de fazer esse negócio crescer, esse é o palco correto – concluiu.
Inovação Aquícola 2024
Esta categoria tem quatro vertentes: Academia, Produção, Beneficiamento e Sustentabilidade. Resultados abaixo:
Academia
1º Lugar - Amanda Rodrigues Magnabosco
2º Lugar - Maria Luiza Rodrigues de Souza
3º Lugar - Marcelo Ricardo de Souza
Produção
1º Lugar - Wagner Chakib Camis
2º Lugar - Ulisses Marcel de Freitas Marcelino
3º Lugar - André Augusto
Beneficiamento e/ou Produto Final
1º Lugar - Marilaine Del Pintor Sanches
2º Lugar - Marilaine Del Pintor Sanches
3º Lugar - Katia Mastroto
Sustentabilidade
1º Lugar - Ricardo Garcia
2º Lugar - Fábio Rosa Sussel
3º Lugar - Ivan Mota Lee
![]() |
Fábio Sussel, 2º lugar na categoria Sustentabilidade do premio Inovação Aquícola 2024 (Foto: Antônio Oliveira)
|
O zootecnista, comunicador e pesquisador do Instituto de Pesca de São Paulo, que não é inédito nessas premiações da Aquishow, Fábio Sussel, segundo lugar na “Sustentabilidade”, fala sobre o reconhecimento do seu trabalho.
- A importância (do prêmio) é, especialmente, no sentido de quebra de paradigmas, onde não necessariamente é obrigatório ter uma pesquisa científica para fazer inovação tecnológica. A Fish Code, que é uma plataforma que educa e orienta os consumidores de pescado, uma plataforma online, foi concebida a partir de conhecimentos já existentes, através de conhecimento multidisciplinar, que envolve vários profissionais, inclusive alguns que não entendem nada de pescado, mas que entendem de inteligência de internet e de tráfego de dados. E aí a junção dessas expertises é que foi formatando essa ferramenta, que é uma ferramenta de utilidade pública, praticamente, onde educa e orienta a população a consumir mais pescado, a consumir de forma certa, a pagar um preço mais justo pelo pescado. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo profissional de tecnologia da informação, Marcelo Monteiro, com a orientação de Fábio Sussel. Orientação que proporcionou a eleição do pesquisador.
Sobre a importância da Aquishow e suas premiações para a aquicultura brasileira, o cientista diz:
- É nesse tipo de evento que a gente tem contato com os produtores. E é aí que a gente colhe as reais dores, as reais demandas que o setor produtivo está precisando. É fundamental a participação de empresas de pesquisa como o Instituto de Pesca, Embrapa, as universidades, porque é aqui que a gente nivela o que precisamos fazer nos nossos laboratórios para atender a demanda do setor produtivo – concluiu.
![]() |
Este site é Media partner da Aquishow Brasil 2024 |
#AquishowBrasil #Aquicultura #Piscicultura #Inovação #Tecnologia #Prêmios #JulianaLopes #FranciscoMedeiros #PeixeBR #Sustentabilidade #FishCode #Networking #DesenvolvimentoAquicola #Eventos #Reconhecimento #Academia #Produção #Beneficiamento #Feira #MPA #Pesquisa #AquiculturaBrasileira

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|