Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
FIPERJ e UERJ juntas para o resgate e valorização da cultura do pescador fluminense
Data de Publicação: 10 de outubro de 2022 09:43:00 A iniciativa visa ainda capacitar, desenvolver atividades e fomentar parcerias para estimular empreendedorismo sustentável nas atividades pesqueiras, como, por exemplo, o aproveitamento integral do pescado #uerj #fiperj #pescador fluminense #resgate
![]() |
Reunião com dirigentes das duas instituições e corpo técnico tratou do Programa que será realizado em prol da comunidade pesqueira (Foto: FIPERJ)
|
Redação
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) reuniu-se, na ultima quinta-feira, 06, com a Faculdade de Oceanografia da UERJ (FAOC/UERJ) para as tratativas referentes ao “Programa Universidade do Mar: Núcleo de Pesquisas Oceanográficas e Apoio às Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro”. O objetivo principal da reunião foi pautado na apresentação do corpo técnico da FAOC/UERJ à equipe técnica da FIPERJ.
O Núcleo de Pesquisas Oceanográficas e Apoio às Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro se propõe a promover o resgate e valorização da cultura do pescador fluminense, bem como a capacitar, desenvolver atividades e fomentar parcerias para estimular empreendedorismo sustentável nas atividades pesqueiras, como, por exemplo, o aproveitamento integral do pescado, visando promover uma economia cíclica e regionalizada a partir da realocação de co-produtos na cadeia pesqueira e para atender novos mercados.
Além do presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, e do Professor Marcos Bastos, Diretor da Faculdade de Oceanografia da UERJ, participaram também da reunião o Professor Alessandro Filippo, Vice-Diretor da Faculdade de Oceanografia da UERJ; Professor Luciano Neves, Professor Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos da UNIRIO; a Bióloga Raquel A.F. Neves, Pesquisadora do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos da UNIRIO; a Professora Vanessa Ferreira, Professora da Faculdade de Oceanografia da UERJ; a Bióloga Mônica Dias, pesquisadora da Faculdade de Oceanografia da UERJ; Bernardo Egas, Coordenador de Sustentabilidade da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; José Miguel Carneiro Pacheco, Especialista em Mudanças Climáticas; Ana Paula Caldas, Coordenadora da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e Lucinéia Martins, Assessora de Convênios e Projetos da Fundação Instituto da FIPERJ.
*Fonte: Comunicação da FIPERJ.

AGROTINS 2025: Avanços em agricultura e piscicultura na vitrine da Embrapa
Entre as novidades, um arroz resistente e uma variedade de tecnologias em agricultura e piscicultura para pequenos produtores. Saiba Mais +
APLAUSOS - Zootecnistas brasileiros comemoram posse de Fernanda Gomes de Paula na Secretaria Nacional de Aquicultura
“A experiência e a liderança de Fernanda de Paula Gomes prometem impulsionar o setor aquícola brasileiro em busca de um crescimento sustentável e inov Saiba Mais +
BOAS PRÁTICAS: Capacitação técnica para aumento das exportações de pescado nacional
MPA realiza missão no Rio Grande do Norte para treinar profissionais na verificação de embarcações de pesca em conformidade com padrões internacionais Saiba Mais +.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|