Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
APROSOJA MA: Vitória parcial - Justiça suspende taxa sobre exportações de grãos
Data de Publicação: 7 de março de 2025 19:26:00 Tribunal de Justiça do Maranhão concede liminar que impede a cobrança de uma nova taxa sobre exportações.
Da redação
O Tribunal de Justiça do Maranhão acatou a liminar da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja MA), que solicitou a suspensão da taxa de 1,8% sobre grãos exportados pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Essa taxa, conhecida como Contribuição Especial de Grãos (CEG), foi instituída pela Lei Estadual nº 12.428/2024, que entrou em vigor em 23 de fevereiro.
Na ação, a Aprosoja MA argumentou a inconstitucionalidade da cobrança, que afetaria diretamente a soja, milho, milheto e sorgo dos produtores associados, comprometendo a sua cadeia produtiva. Em sua decisão, proferida em 28 de fevereiro, o juiz Osmar Gomes dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, estabeleceu um prazo de 15 dias para que o governo do estado apresentasse sua defesa.
Segundo o presidente da Aprosoja MA, José Carlos Oliveira de Paula, essa foi uma vitória parcial para os produtores de soja de estados como Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso, que utilizam o Tegram para exportação. Ele destacou a importância de evitar a cobrança de tributos indevidos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
![]() |
Taxa do Governo atinge as exportações de
grãos pelo Tegram (Foto: Governo do Maranhão)
|
Estimativas indicam que, em 2024, a arrecadação total da nova taxa poderia ultrapassar R$ 600 milhões, sendo R 550 milhões apenas da soja. Essa quantia representaria um impacto negativo na economia dos municípios, afetando setores como postos de gasolina, borracharia e supermercados, resultando na perda de empregos e piora na qualidade de vida da população maranhense. José Carlos de Paula alertou para as consequências dessa medida, enfatizando a vitalidade econômica dos recursos que deixariam de circular no estado.
Com informações da Aprosoja Brasil.
APROSOJA MA

SAFRA 2024/2025 - Tocantins registra recorde na produção de grãos
Com 8,9 milhões de toneladas colhidas, estado se destaca entre os maiores produtores do Brasil, impulsionado por investimentos e inovações no setor ag Saiba Mais +
CUSTOS - Desafios econômicos e a inflação alimentar no Brasil geram pressões no setor agropecuário
A alta nos custos dos fertilizantes e a instabilidade econômica ameaçam a produção agrícola e a inflação dos alimentos. Saiba Mais +
SAFRA RECORDE: Conab estima 330,3 milhões de toneladas para 2024/25
Com a colheita avançando, a Conab projeta uma safra histórica, impulsionada por áreas plantadas maiores e condições climáticas favoráveis. Saiba Mais +
SOJA NA BAHIA: Colheita avança com produtividade recorde
Safra 2024/25 apresenta crescimento significativo na produção e área cultivada, com clima favorável impulsionando resultados positivos. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|