Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PECUÁRIA BAIANA: Adab realiza vigilância ativa em propriedades rurais da Bahia
Data de Publicação: 29 de abril de 2025 17:26:00 Operação vistoriou 2,7 mil bovinos em seis municípios, promovendo conscientização sobre febre aftosa e cadastramento de rebanhos.
Da redação
Um total de 14 propriedades foram visitadas e 2,7 mil bovinos inspecionados durante a ação de suporte operacional realizada por médicos-veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) entre os dias 23 e 25 deste mês. A ação ocorreu em seis municípios da Bacia do Paramirim.
Este trabalho de vigilância ativa tem como objetivo conscientizar os produtores sobre a identificação de sintomas de febre aftosa e esclarecer sua importância em uma zona livre sem vacinação. Durante a ação, foi anunciado também o novo período de atualização cadastral dos rebanhos, programado para ocorrer de 1º de julho a 15 de agosto. As equipes técnicas atuaram nos municípios de Ibipitanga, Caturama, Rio dos Pires, Botuporã, Macaúbas e Paramirim.
![]() |
O trabalho de vigilância ativa para febre aftosa visa
o reconhecimento de sintomas da doença (Foto: Ascom/Adab)
|
O médico veterinário da Adab, José Neder, que coordena o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa na Bahia (PNEFA-BA), destacou que as atividades visam intensificar a atuação do órgão na região, fortalecer a base de dados cadastrais e orientar os criadores sobre a gestão na zona livre de febre aftosa.
- Além disso, enfatizamos a importância de notificar casos suspeitos à Adab por meio de nossos canais de atendimento, seja pelo site, escritório ou telefone - afirmou.
Para dar continuidade a essas ações, Neder já anunciou uma próxima etapa, prevista para outubro, onde o objetivo será expandir a presença da Adab em mais municípios que não puderam ser atendidos desta vez.
Adab, febre aftosa, vigilância ativa, bovinos, cadastro, Bahia, segurança sanitária.

FORA AFTOSA: Piauí conquista status de área livre sem vacinação
Reconhecimento da OMSA permitirá exportação de carne para mercados internacionais, impulsionando a pecuária local. Saiba Mais +NELORE REINA - Recorde no abate de bovinos em 2024: 39,7 milhões de cabeças
O aumento no abate de fêmeas impulsiona a produção de carne, enquanto o setor se prepara para um novo equilíbrio em 2025. Saiba Mais +
IMPACTOS E NOVAS OPORTUNIDADES - Piauí celebrará um ano como área Livre de Febre Aftosa
O reconhecimento nacional já impulsionou o mercado bovino do estado, com crescimento significativo nas movimentações de gado e planos para reconhecime Saiba Mais +
TOCANTINS - Estado alcança 90,58% de cobertura vacinal contra brucelose em bovinos
A Adapec destaca a importância da vacinação contra a brucelose, alcançando um índice superior ao recomendado pelo Ministério da Agricultura. Produtore Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|