Português (Brasil)

DEFESA DA COTONICULTURA - Brasil fortalece posição do algodão em encontro na Europa

DEFESA DA COTONICULTURA - Brasil fortalece posição do algodão em encontro na Europa

Data de Publicação: 27 de abril de 2025 17:02:00 Em meio a tensões comerciais e novas legislações, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão busca promover o algodão brasileiro como uma alternativa sustentável na indústria têxtil global.

Compartilhe este conteúdo:

Delegação brasileira na Europa (Foto: Abrapa)

Da redação

A crescente disputa comercial entre Estados Unidos e China, juntamente com a nova legislação europeia para produtos importados, são fatores que impactam significativamente a indústria têxtil global e, por consequência, o algodão brasileiro. Atenta a essas questões, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) conduziu uma agenda de trabalho na Europa esta semana, focando na defesa do algodão no contexto têxtil mundial.

A delegação brasileira, composta por dez representantes da Abrapa, da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), levou sua mensagem a organizações ambientais, entidades do setor têxtil e legisladores europeus.

O presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, destacou a importância do algodão:

- O futuro da indústria têxtil e do consumo de moda no mundo pode ser mais sustentável e responsável com a contribuição do algodão, uma fibra natural, renovável, biodegradável e de menor impacto ambiental, sem riscos à saúde humana.

Londres, na Inglaterra, e Bruxelas, na Bélgica, foram os locais escolhidos para essas reuniões, que incluem os maiores mercados importadores de roupas e confecções, lar de algumas das principais marcas do mundo. A comitiva brasileira visitou organizações como Textile Exchange, Better Cotton e International Cotton Advisory Committee (ICAC), além de se reunir com a embaixada brasileira e adidos agrícolas nas duas cidades.

PUBLICIDADE
Para comprar, clique aqui.

Além disso, a delegação participa de um encontro promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Polônia, que abre espaço para discussões sobre estratégias de mercado na Europa com representantes de embaixadas brasileiras em 12 países.

Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa e responsável pela iniciativa Cotton Brazil, avaliou a missão como positiva:

- É fundamental fortalecer nosso relacionamento com a indústria têxtil mundial e com os tomadores de decisão na Europa. Esta semana conseguimos avanços significativos em um projeto de médio a longo prazo.

O Brasil, atualmente, se destaca no mercado mundial de produtos têxteis, ocupando a terceira posição como maior produtor de algodão, atrás da China e da Índia. Na safra 2023/24, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de algodão e mantém-se como o principal fornecedor de algodão certificado pelo programa Better Cotton.

algodão, Brasil, indústria têxtil, sustentabilidade, Comércio Internacional, Europa

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário