Português (Brasil)

TOCANTINS - Líderes da cadeia de pescados elogiam a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura

TOCANTINS - Líderes da cadeia de pescados elogiam a criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura

Data de Publicação: 11 de janeiro de 2023 16:28:00 A nova pasta foi criada nesta terça-feira, 10, pelo Governo do Tocantins e visa atender as demandas por políticas de estado para os dois setores #pesca #aquicultura #secretaria de aquicultura #tocantins #gregolin, #medeiros #vinicius carvalho

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Antônio Oliveira

A criação da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Tocantins repercutiu bem entre empresários do ramo de pescados e nutrição para organismos aquáticos. A nova pasta foi criada nesta terça-feira, 10, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 11, e tem como objetivos o planejamento, organização, direção, coordenação, execução, controle e avalição das ações setoriais relativas; e o apoio ao cooperativismo e ao associativismo rural, captando e difundindo tecnologias nas áreas da piscicultura, pesca e aquicultura; fomentando as atividades e as pesquisas da pesca e aquicultura, abrangendo a experimentação, produção, armazenagem e comercialização de produtos, entre outros.

Para o empresário do ramo de piscicultura e fábrica de ração e também, presidente da Câmara Setorial da Piscicultura (TO) e diretor da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR),

Vinicius de Carvalho: "A iniciativa do Governo do Tocantins
é positiva" (Foto: Divulgação)
 

Ele leva em conta que o estado vai passar por um período de grande expansão na piscicultura, devido as outorgas que estão sendo entregues e ao interesse do empresariado em investir no Tocantins.

-  Temos uma quadro técnico com gente muito competente e dedicada ao setor no Ruraltins (Instituto de Assistência e Extensão Rural do Tocantins)  e na Seagro (Secretaria de Agricultura e Pecuária). Acredito que esse grupo trabalhando com foco na aquicultura  tem muito a ganhar – disse à este site o empresário, cuja família tem investimentos no Tocantins e no sul do Maranhão.

COFARMNEWS também ouviu o presidente da PeixeBR, Francisco Medeiros e o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.

- O estado do Tocantins tem feito, nos últimos anos, todo um procedimento para a estruturação de uma cadeia de produção de proteína animal, especialmente da aquicultura e pesca. Inicialmente, trabalhou-se a questão da legislação ambiental e a questão tributária.  Está na fase de mostrar para os investidores o que tem, como pode ser feito e a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca do estado demonstra, de forma efetiva,  o comprometimento com esta importante atividade que se apresenta para o estado – aponta Medeiros.

Ainda de acordo com ele, a inciativa é importante para este contexto.

- Devemos, agora, dar suporte para que ela seja voltada principalmente para a viabilização de uma cadeia com os princípios do agronegócio brasileiro. Então, acreditamos que isto é positivo para o estado e para a piscicultura do Brasil – concluiu.

Já para o Altermir Gregolin, a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca pelo Governo de Tocantins é uma ação estruturante e estratégica, pois o estado tem um grande potencial de crescimento na produção de pescado.

- O governo sinaliza para o mercado e potenciais investidores que aposta no desenvolvimento da cadeia produtiva e que terá políticas de estímulo ao setor – afirmou.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário