Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
TOCANTINS – Ministro da Pesca e Aquicultura recebe comitiva do Estado
Data de Publicação: 21 de junho de 2023 14:40:00 Um dos objetivos da reunião foi iniciar o planejamento de programas e projetos que serão executados em parceria pelos governos federal e estadual. Diretores da Embrapa Pesca e Aquicultura também participaram da reunião #encontro #equipe do Tocantins #audiência #comitiva do Tocantins visita o mpa
Redação
Representantes do Governo do Tocantins, parlamentares da bancada federal tocantinense e servidores da Embrapa Pesca e Aquicultura foram recebidos no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília-DF. O objetivo principal da reunião foi iniciar o planejamento de programas e projetos que serão executados em parceria pelos governos federal e estadual.
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, foram os anfitriões do encontro, que esteve especialmente voltado à apresentação das condições favoráveis que o Tocantins possui para se tornar um dos grandes produtores e exportadores de pescados do Brasil e do mundo.
![]() |
Comitiva tocantinense é recebida no Ministério da Pesca e Aquicultura (Foto: Vinícius Santa Rosa-Secom/TO)
|
A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou que o estado apresenta uma excelente oportunidade para a expansão da piscicultura porque tem clima adequado, água em abundância, logística estruturada, segurança jurídica e incentivos fiscais para atender à cadeia produtiva.
- Saímos deste encontro convencidos de que o Tocantins está em sintonia com o Governo Federal para fazer uso do potencial que o setor da pesca e aquicultura tem para gerar desenvolvimento socioeconômico, com a criação de emprego e renda, principalmente, para as populações mais vulneráveis - afirmou Miyuki.
A gestora observou ainda que existe convergência entre os governos federal e estadual para se trabalhar de modo sustentável, aproveitando o momento oportuno para promover programas e projetos de bioeconomia e voltados para atividades que não impactam o meio ambiente.
- O setor da pesca e aquicultura é estratégico para alcançarmos os objetivos comuns dos governos de movimentar a economia, erradicar a pobreza, gerar segurança alimentar e melhorar a vida das pessoas - concluiu Miyuki.
Como encaminhamento da reunião, o ministro André de Paula e sua equipe se comprometeram em visitar o Tocantins este ano, possivelmente no mês de setembro, para conhecer melhor as potencialidades que o estado oferece e também para dar andamento ao trabalho conjunto do MPA, Embrapa e Sepea.
Participantes do encontro
Estiveram presentes na reunião o deputado federal Ricardo Ayres; a senadora Dorinha Seabra; o secretário extraordinário de representação do Tocantins, Carlos Manzini Júnior; a secretária da Sepea, Miyuki Hyashida; o secretário executivo da Sepea, Rodrigo Ayres; a chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, e servidores dos referidos órgãos.
*Fonte: Secom/Tocantins.

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|