Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
TILÁPIA NO MUNDO - A melhor aposta de aquicultura para comercialização na Índia
Data de Publicação: 25 de agosto de 2022 10:51:00 Compreender as oportunidades de negócios da produção de tilápia é pertinente para fornecer maiores retornos sobre os investimentos, ao mesmo tempo em que apoia a obtenção da segurança dos meios de subsistência, bem como as metas de adaptação e mitigação do clima na Índia #tilápiadaindia #comerciodatilápia #socializaçãodatilapia
![]() |
A Índia é o quarto maior produtor de peixes e outros alimentos aquáticos
do mundo (Foto: WorldFish)
|
*Por John Benzie e Vishnumurthy Chadag
A Índia é o quarto maior produtor de peixes e outros alimentos aquáticos do mundo. Com quase 10 milhões de pessoas residindo em mais de 4.000 comunidades costeiras e dependendo do setor para ganhar a vida, as iniciativas para melhorar a renda dos pescadores e agricultores são cruciais para alcançar a meta da Índia de 'Sem Pobreza até 2030'.
Dado que quase metade da população está envolvida em sistemas de produção de alimentos e suas cadeias de abastecimento associadas, melhorar as receitas dentro do setor, especialmente na aquicultura e pesca, é pertinente para proporcionar maiores retornos sobre os investimentos, ao mesmo tempo em que apoia a obtenção da segurança dos meios de subsistência, bem como o clima metas de adaptação e mitigação.
Na busca de uma transformação sustentável dos sistemas alimentares, a WorldFish lidera sua Estratégia de Pesquisa 2030 sobre 'Alimentos Aquáticos para Pessoas e Planetas Saudáveis' e a Iniciativa One CGIAR 'Resilient Aquatic Food Systems (RAqFS)', que visa construir a resiliência dos alimentos aquáticos sistemas e realizar todo o seu potencial para a natureza, as pessoas e o clima. Eles visam enfrentar desafios sistêmicos em lacunas de dados, simetrias de energia e gestão de recursos hídricos, por meio de pesquisa e inovação.
Com metas para alcançar impacto em escala em segurança alimentar, nutricional e de subsistência, inclusão social, adaptação e mitigação climática, bem como saúde ambiental, a Índia se tornou um dos principais países de interesse para a WorldFish e a Iniciativa RAqFS. Os esforços para estabelecer uma colaboração significativa começaram em julho de 1996, com o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR) e a WorldFish estabelecendo um Memorando de Entendimento que se estendeu a um acordo de colaboração de pesquisa de seis anos mais recente até 2024.
A partir disso, mais parcerias foram estabelecidas com organizações de pesquisa, governos estaduais, órgãos doadores e entidades do setor privado, como o Departamento de Pesca e Desenvolvimento de Recursos Animais (FARD) do Governo de Odisha, o Governo de Assam, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Banco Mundial e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para apoiar projetos liderados pela WorldFish, incluindo a promoção de tilápias cultivadas geneticamente melhoradas (GIFT) como um bem público global para segurança alimentar, nutricional e de subsistência.
![]() |
Melhorar as receitas dentro das cadeias de abastecimento de alimentos aquáticos é pertinente para proporcionar maiores retornos sobre os investimentos na Índia (Foto WorldFish)
|
Promover a produção local de alimentos aquáticos para expansão comercial
Atualmente, mais de 50% da produção comercial global de tilápias é baseada em linhagens GIFT ou derivadas de GIFT, onde a WorldFish tem desempenhado um papel pioneiro por meio de seu programa de melhoramento genético de tilápias de longa data desde a década de 1980.
Com essa base estabelecida, a WorldFish está buscando construir um programa forte na Índia, fortalecendo ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento com nossos parceiros, incluindo a Confederação das Indústrias Indianas (CII). A CII é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, liderada pela indústria e gerenciada pela indústria, que trabalha para criar um ambiente propício ao crescimento das indústrias na Índia por meio de um processo consultivo e consultivo.
O CII traça seu caminho para a mudança trabalhando em estreita colaboração com o governo da Índia em questões políticas para aumentar a eficiência, a competitividade e as oportunidades de negócios nos setores locais de alimentos aquáticos. Isso é alcançado por meio de uma série de serviços técnicos especializados de apoio e vínculos globais estratégicos que a CII interage com líderes de pensamento, incluindo Pawan Goenka, que preside o Comitê Diretor para o Avanço de Valor Agregado e Exportações Locais (SCALE).
Como parte do trabalho da SCALE para promover o crescimento da indústria de tilápia na Índia, a WorldFish e a CII desenvolveram de forma colaborativa um relatório sobre o business case para dimensionar a produção de tilápia na Índia intitulado 'Business Case for Scaling the Production of Tilapia in India: A Report for o Comitê ESCALA do Governo da Índia', que será lançado oficialmente em breve.
![]() |
O relatório analisa as oportunidades e o que é necessário para expandir significativamente a produção de tilápias na Índia por meio de uma abordagem colaborativa que aproveita a experiência da WorldFish em escalar a produção de tilápias, incluindo o desenvolvimento de incubatórios de reprodutores, infraestrutura, finanças, capacitação, branding e marketing, bem como CIIs redes com departamentos de pesca estaduais para alcançar ainda mais pescadores, agricultores, empresários e doadores.
Ao trabalhar com parceiros públicos e privados nacionais, como o CII, a WorldFish pretende aproveitar o potencial da pesca e da aquicultura por tecnologias de escala, ferramentas inovadoras e melhores práticas para alcançar impacto em escala nos sistemas alimentares aquáticos na Índia.
*JOHN BENZIE
Líder do FP1 Flagship, Aquicultura Sustentável e Líder do Cluster FP1-1, Raças e genética de peixes
*VISHNUMURTHY MOHAN CHADAG
Cientista Principal
*Artigo produzido para a WorldFish, instituição de pesquisa e inovação sem fins lucrativos que cria, avança e traduz pesquisas científicas sobre sistemas alimentares aquáticos em soluções escaláveis ??com impacto transformacional no bem-estar humano e no meio ambiente. Seus dados de pesquisa, evidências e insights moldam as melhores práticas, políticas e decisões de investimento para o desenvolvimento sustentável em países de baixa e média renda.

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|