Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEGURANÇA ALIMENTAR - Combater a desnutrição em crianças através da inclusão de pó de peixe pequeno seco em suas dietas
Data de Publicação: 24 de outubro de 2022 15:52:00 A WorldFish, através do projeto Matsya Paripusti, visa melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas e seu crescimento físico e mental, defendendo a inclusão de pó de peixe seco rico em nutrientes em seu programa de refeições do meio-dia nos centros Anganwadi #peixe em pó, #peixe na merenda escolar, #worldfish, #projeto matsya paripusti
![]() |
No projeto piloto, o pó de peixe seco será incluído na alimentação das crianças duas vezes por semana por um período de três meses (Foto por Baishnaba Charan Ratha)
|
*Por Amar Gaikwad, Arun Padiyar Panemangalore e Baishnaba Charan Ratha
O estado de Assam, situado no Nordeste da Índia, tem uma porcentagem considerável de sua população abaixo da linha da pobreza, com quase 86% de sua população residindo em áreas rurais. Apesar de seus vastos recursos, Assam continua a lidar com altos níveis de insegurança alimentar e desnutrição, especialmente entre crianças pequenas e mulheres grávidas e lactantes.
![]() |
Os indicadores de saúde e nutrição de Assam não mostraram muita melhora ao longo dos anos. A última Pesquisa Nacional de Saúde da Família (NFHS-5) relata que 35 por cento das crianças em Assam com menos de cinco anos são atrofiadas ou muito baixas para a idade, 22 por cento são magras ou muito magras para a altura, 9 por cento são severamente desperdiçados e 33 por cento estão abaixo do peso. Os altos níveis de desnutrição em geral ainda representam um grande problema para o bem-estar das pessoas em Assam.
Alimentos aquáticos, que incluem uma variedade de animais, plantas e microorganismos que são cultivados e colhidos da água, são considerados superalimentos. Os alimentos aquáticos, abundantes em micronutrientes acessíveis e ácidos graxos essenciais, têm um impacto profundamente positivo na nutrição e saúde das mães e no desenvolvimento cognitivo das crianças nos primeiros 1.000 dias de vida.
Aumentar a acessibilidade, disponibilidade e acessibilidade de alimentos aquáticos entre os consumidores levará a um aumento no consumo de alimentos aquáticos que reduzirá a desnutrição e a fome oculta que muitas nações estão enfrentando.
Promover o consumo de alimentos aquáticos
No âmbito do projeto Assam Agribusiness and Rural Transformation (APART), a WorldFish realizou uma série de programas de conscientização em massa para aumentar o consumo de alimentos aquáticos, principalmente peixes pequenos ricos em micronutrientes. O público foi instruído sobre os benefícios para a saúde do consumo de peixes pequenos e a inclusão de nutrição à base de peixes pequenos nas dietas de mulheres, especialmente mulheres grávidas e lactantes, bem como bebês e crianças pequenas.
No mês de setembro de 2022, foi lançada a inclusão de pó de peixe pequeno no Programa de Nutrição Suplementar do Esquema de Desenvolvimento Infantil Integrado (ICDS), ou mais conhecido localmente como Matsya Paripusti, no Kukurmara Anganwadi Center #4 no distrito de Kamrup.
Os centros de Anganwadi oferecem educação pré-escolar não formal, nutrição suplementar, educação sobre nutrição e saúde, imunização, exames de saúde e serviços de referência, sendo os três últimos fornecidos em convergência com os sistemas públicos de saúde.
Melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas
A WorldFish, através do projeto Matsya Paripusti, visa melhorar o perfil nutricional de crianças desnutridas e seu crescimento físico e mental, defendendo a inclusão de pó de peixe seco rico em nutrientes em seu programa de refeições do meio-dia nos centros Anganwadi.
O projeto piloto é patrocinado pela Indian Oil Corporation Limited (IOCL), em colaboração e apoio do Departamento de Pesca, WorldFish e da Sociedade de Infraestrutura Rural e Serviços Agrícolas de Assam (ARIAS). A Faculdade de Pesca da Universidade Agrícola de Assam (AAU) forneceu o controle de qualidade e análise de pó de peixe pequeno.
No projeto piloto, o pó de peixe seco será incluído na alimentação das crianças duas vezes por semana por um período de três meses. O pó de peixe seco é derivado de peixes pequenos disponíveis localmente e preparado pela Farmers Producers Company com a ajuda da AAU. Estima-se que 7.000 crianças com idades entre 3 e 6 anos em 293 centros Anganwadi se beneficiem deste projeto.
*AMAR GAIKWAD; ARUN PADIYAR PANEMANGALORE, WorldFish Lead, Índia; BAISHNABA CHARAN RATHA, Gestor de projeto
*Fonte: WorldFish, instituição de pesquisa e inovação sem fins lucrativos que cria, avança e traduz pesquisas científicas sobre sistemas alimentares aquáticos em soluções escaláveis ??com impacto transformacional no bem-estar humano e no meio ambiente. Seus dados de pesquisa, evidências e insights moldam as melhores práticas, políticas e decisões de investimento para o desenvolvimento sustentável em países de baixa e média renda. Tem presença global em 20 países da Ásia, África e Pacífico, com 460 funcionários de 30 nacionalidades implantados onde os maiores desafios de desenvolvimento sustentável podem ser abordados por meio de soluções holísticas de sistemas de alimentos aquáticos.

ALÉM MAR - Exportações da piscicultura brasileira aumentam 112% no primeiro trimestre de 2025
O Brasil atinge novos patamares nas exportações de tilápia, destacando-se como o terceiro maior exportador para os Estados Unidos. Saiba Mais +
MUDANÇAS NO MPA – A tocantinense Fernanda Gomes de Palmas é a nova Secretária Nacional de Aquicultura
Fernanda é zootecnista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás e sua nomeação teve excelente repercussão nas redes sociais. Saiba Mais +
SEMANA SANTA: Bacalhau confitado, uma sofisticação para a Páscoa
Aprenda a preparar uma deliciosa receita de bacalhau confitado e surpreenda sua família nas celebrações pascais. Saiba Mais +
PEIXE NA IRRIGAÇÃO - Potencial da piscicultura no Cerrado baiano é discutido por lideranças em Luís Eduardo Magalhães.
Barreiras e região destacam-se como centros de produção de peixes, almejando aprimorar a cadeia produtiva com apoio de instituições. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|