Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
SEAFOOD SHOW - Tilápia conduz expansão de mercados para o pescado no Brasil e no exterior
Data de Publicação: 13 de outubro de 2022 17:19:00 Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7% #seafood show #mercado da tilápia #consumno da tilápia #painel tilápia
![]() |
Redação
A exportação de pescado brasileiro seguiu em alta em agosto, quando foram registradas 37.643 toneladas de embarques de itens diversos de pescado. O número representa alta de 26,12% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. As informações são do Painel do Pescado (projeto conjunto do Projepesca Consultoria e a Seafood Brasil).
Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7%. Para Ramon Amaral, proprietário da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos, de Santa Fé do Sul, no interior paulista, são inúmeras possibilidades.
![]() |
Ramon Amaral, CEO da Brasfish Indústria e Comércio de Alimentos (Foto: Divulgaçao)
|
- O pescado é a quarta proteína consumida no Brasil e no mundo é a primeira. Tem muito campo, muita coisa a ser feita com relação à qualidade, a abertura de novas oportunidades com desenvolvimento de embalagem, de negócio - analisa.
Amaral, que participará do painel "Produção, comércio e perspectivas para os principais itens de pescado", durante a Seafood Show Latin America, de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, conhece bem a realidade do setor. Sua empresa atua em todas as áreas do segmento, desde a manipulação genética à alevinagem (produção de alevinos), cria, recria e engorda, frigorífico, fábrica de ração e logística até o ponto de venda.
- Temos um poder de rastreabilidade muito grande, que nenhuma empresa no Brasil tem - garante.
- Vendemos pele, escama, filé, aperitivos, pururuca, bolinho, ou seja, temos uma cultura de agregar valor em todos os cortes e produtos que a tilápia pode oferecer. Acredito muito no pescado - conclui.
Tilápia tem preços em alta
O mercado interno de tilápia, o peixe de cativeiro mais produzido no Brasil, está com alta de preços, como lembra Felipe Junqueira Franco, sócio da BTJ Foods, que também participará do painel durante a Seafood Show.
- O filé de tilápia está num momento de retomada de equilíbrio da oferta e demanda, com tendência de aumento de preço - afirma.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada -- CEPEA da USP, em Piracicaba, com o aquecimento da demanda interna e a oferta restrita de peixes, as cotações da tilápia subiram em todas as regiões em agosto. A menor disponibilidade do peixe no peso ideal para o abate e o aumento na demanda por parte da indústria, especialmente na segunda quinzena, impulsionaram as cotações durante todo o mês, conclui o estudo.
No norte do Paraná, o valor pago ao produtor pela tilápia in natura teve média de R$ 7,93 por quilo em agosto, 0,76% maior do que o de julho. Na região dos Grandes Lagos, noroeste do estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul, a cotação média foi de R$ 7,74 o quilo, aumento de 1,04% na comparação mensal
![]() |
O mercado interno de tilápia, o peixe de cativeiro mais produzido no Brasil, está com alta de preços (Foto: Divulgação)
|
- Essa tendência reflete no filé, mas ainda é sutil - afirma Franco. - No entanto, esperamos a manutenção dessa tendência crescente de preços, afinal, houve uma fase muito ruim para o produtor, em termo de rentabilidade que chegou a vender o peixe muito próximo ao valor de produção e, muitas vezes, até mesmo abaixo. Isso fez ele tirar o pé no repovoamento, o que impacta na redução de oferta, que pressiona os preços para cima.
Mas a empresa mostra preocupação com o momento da economia.
- O poder aquisitivo da população está em baixa e isso reflete na demanda também. Ou seja, a demanda por cortes de maior valor, como o filé de tilápia, pode diminuir em função do poder aquisitivo menor. Por outro lado, o peixe inteiro, mais competitivo frente às demais proteínas, ajuda a sustentar um pouco a demanda - fala.
Credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor AQUI.
PROGRAMAÇÃO
Ao longo dos três dias de evento, a Seafood Show Latin America também vai oferecer mesas-redondas, painéis e debates abrangendo desde a indústria de processamento até a importação, varejo e food service. Confira abaixo alguns dos destaques da agenda.
Seafood Talk Show
13h às 14h30 : painéis temáticos sobre comercialização de pescado
Seafood Service Show
16h às 18h: aulas-show com chefs de cozinha latino-americanos
IX Simcope - Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado
13h às 20h: minicursos técnicos e painéis temáticos
Encontro ABGJ da Culinária Japonesa
14h30 às 16h - Lançamento da Semana da Gastronomia Japonesa em SP
Agrifutura: Pescado
15h às 16h - apresentação de pitches
A programação você confere no site da Seafood.
Apoio institucional
ABCC - Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABIPESCA - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ABRAPES - Associação Brasileira de Fomento ao Pescado, Abrasel-SP - Associação de Bares e Restaurantes, Instituto de Pesca, Peixe BR, SIPESP - Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo e BaresSP.
Serviço
Seafood Show Latin America
De 17 a 19 de outubro - das 13h às 20h
Local:Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, plataforma de big data, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
*Fonte: Ascom do evento.
![]() |
Este site é media partner do evento e estará presente com sua cobertura jornalística. |

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|