Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Iniciativa da Aiba promove preservação hídrica no Cerrado baiano
Data de Publicação: 23 de outubro de 2024 14:09:00 Na manhã de terça-feira (22), em Angical, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia celebrou a recuperação da 100ª nascente do Projeto Nascentes do Oeste, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a água na região.
Na manhã de terça-feira (22), em Angical, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia celebrou a recuperação da 100ª nascente do Projeto Nascentes do Oeste, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a água na região.
![]() |
Esta nascente é a 100ª restaurada pelo projeto da Aiba (Foto: Ascom/Aiba) |
Da redação
Mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Projeto Nascentes do Oeste alcançou um marco significativo na manhã desta terça-feira (22), ao entregar a recuperação da nascente da Vereda de Siriema, em Angical. Este ato simbólico celebrou a 100ª nascente restaurada pelo projeto, com a presença do presidente da Aiba, colaboradores, moradores e representantes de órgãos ambientais e municipais.
- É uma grande satisfação presenciar a recuperação desta nascente, resultado do cercamento e reflorestamento promovidos pela Aiba. Essa iniciativa evidencia o trabalho do Núcleo de Sustentabilidade e o engajamento da comunidade na preservação desse recurso vital que é a água - afirmou Odacil Ranzi, presidente da Aiba.
Eneas Porto, gerente de Sustentabilidade da Aiba, ressaltou a importância das parcerias com instituições governamentais e não governamentais, destacando o legado do projeto.
- A restauração nesta nascente, como em outras localidades do Oeste, representa o compromisso dos produtores rurais com a preservação ambiental e os recursos hídricos. Os resultados obtidos são frutos das colaborações com a Abapa, Prodeagro, Fundeagro e as Prefeituras, garantindo que as futuras gerações continuem a usufruir dessa água - comentou Eneas.
Localizada a aproximadamente 25 km da sede do município, a nascente da Vereda de Siriema é uma fonte de esperança para a comunidade.
- Esse trabalho da Aiba é fundamental. Com 73 anos, preciso dessa água, assim como todos que a consomem aqui - comemorou Joaquim Ferreira Barros, um dos moradores mais antigos da localidade.
![]() |
Diretores da Aiba e moradores locais (Foto: Ascom/Aiba) |
Esta é a quarta etapa do Projeto Nascentes do Oeste, que desde 2017 já beneficiou diversos municípios, incluindo Cocos, Jaborandi, Correntina, entre outros. Saul Reis, coordenador da unidade regional do Inema de Barreiras, representando o Governo do Estado da Bahia, parabenizou a todos os envolvidos.
- O sucesso deste projeto é um exemplo de como a comunidade, a Aiba e as prefeituras podem trabalhar juntas em prol das futuras gerações - concluiu.
#Sustentabilidade #RecuperaçãoHídrica #Aiba #NascentesDoOeste #PreservaçãoAmbiental #Bahia #Comunidade

CERRADO SUMMIT - Evento encanta com imersão em agricultura regenerativa e cenários ecológicos do bioma baiano
O evento encerra com uma visita a uma fazenda referência em práticas sustentáveis e destaca a importância da agricultura regenerativa no Cerrado da Ba Saiba Mais +
SAÚDE DO SOLO: Estudo mostra como o Brasil pode reduzir em até 38% a pegada de carbono na produção de trigo
A pegada de carbono foi estimada em 0,50 kg CO2 para cada kg de trigo produzido no Brasil, índice abaixo da média mundial (0,59). O uso de fertilizant Saiba Mais +
CERRADO SUMMIT: Rumo à COP30 com ações concretas para a sustentabilidade
Evento inédito em Luís Eduardo Magalhães debate agricultura regenerativa e propõe soluções para enfrentar mudanças climáticas. Saiba Mais +
AQUECIMENTO GLOBAL - Doenças em lavouras devem se intensificar com as mudanças climáticas, alerta Embrapa
O estudo da Embrapa revela que a crise climática pode intensificar doenças agrícolas, exigindo um reforço nas estratégias de controle e inovação fitos Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|