Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PESCADOS – Santa Feira do Peixe da CEAGESP é visitada por ministros
Data de Publicação: 28 de março de 2024 15:39:00 Feira, oportuna a Semana Santa, teve início na última terça-feira, 26, e termina nesta quinta-feira, 28. Na visita, autoridades discutem estratégias de fortalecimento ao comércio de pescados no entreposto, cuja pedra de pescados é a maior do Brasil
Da redação
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realiza, de 26 a 28/03, a 15ª Santa Feira do Peixe. No segundo dia de evento, o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e o ministro adjunto Carlos Mello, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visitaram o Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP), na Vila Leopoldina. Também participou da visita o superintendente do MPA em São Paulo, Audrey Rodrigues.
As autoridades foram recepcionadas pela diretoria da CEAGESP, composta pelo diretor presidente, Jamil Yatim; o diretor administrativo financeiro, Hamilton Ribeiro Mota; e o diretor técnico operacional, José Lourenço Pechtoll. A agenda na Companhia começou com reunião na sala da Presidência e almoço, durante o qual foi assinado acordo de cooperação técnica com a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
- Temos dois objetivos: estudar a melhoria da logística de quem compra no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), para melhorar o acesso ao mercado e o carregamento das mercadorias, de modo a diminuir o custo logístico. O segundo ponto é compartilhar informações do mercado atacadista e dos supermercados, para melhorar a tomada de decisão dos pequenos e médios mercados de São Paulo. A APAS vai fornecer as informações do varejo e nós, as do mercado atacadista de frutas, legumes e verduras - conta Pechtoll.
![]() |
(Foto: Comunicação da CEAGESP) |
Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Pátio do Pescado, no EPSP, para ver a 15ª Santa Feira do Peixe e participar de uma entrevista coletiva.
- A grande novidade é que está próxima a retirada da CEAGESP do Plano Nacional de Desestatização (PND). Já está acertada e só falta o Conselho do PND autorizar - anunciou Paulo Teixeira à imprensa.
- Todas as justificativas estão dadas e feitas. A CEAGESP é lucrativa, superavitária e pode crescer muito mais. Este governo vê o sentido da CEAGESP no abastecimento do Brasil - completou o ministro.
- Estamos contratando um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) com as sugestões para o futuro da empresa - disse.
Jamil Yatim aproveitou a ocasião para saudar a organização da 15ª Santa Feira do Peixe e deixou anúncios para o segundo semestre.
- Em setembro faremos uma nova feira de pescado, pois queremos alavancar cada vez mais esse produto. Queremos colocar o peixe também para as escolas, para a gente poder servir essa proteína tão especial nas escolas, que é uma meta do governo - relembrou o diretor presidente.
- É importante também inserir os pequenos produtores e piscicultores em nossa estrutura - completou.
Carlos Mello também apontou o papel estratégico da CEAGESP na segurança alimentar.
- São por dia aproximadamente 300 toneladas de peixe de praticamente 100 espécies oriundas da aquicultura, da pesca artesanal e da pesca industrial. A gente parabeniza pela realização da feira - declarou o ministro.
O grupo, em seguida, foi à Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) para conhecer o processo que permite ao EPSP emitir os certificados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) à mercadoria que é comercializada em suas dependências.
Houve também oportunidade de ouvir os representantes do comércio de pescado, que deixaram suas reivindicações em roda de conversa realizada em uma das salas do EPSP.
- Em termos financeiros, o valor de troca do pescado é seis vezes superior ao da carne bovina e o Brasil tem papel estratégico nisso, com São Paulo tendo valor estratégico no Brasil - comentou o ministro adjunto Carlos Mello aos presentes.
A visita encerrou-se no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), onde as autoridades puderam conhecer as instalações.
Esta é a primeira edição da Santa Feira do Peixe desde o ano de 2020, quando foi cancelada devido a pandemia de Covid-19. A expectativa dos organizadores é que esta edição ultrapasse os números da última feira, que contou com a presença de 35 mil pessoas, contabilizando a venda de aproximadamente 150 toneladas de pescado.
Com informações da CEAGESP e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

ALÉM MAR - Exportações da piscicultura brasileira aumentam 112% no primeiro trimestre de 2025
O Brasil atinge novos patamares nas exportações de tilápia, destacando-se como o terceiro maior exportador para os Estados Unidos. Saiba Mais +
MUDANÇAS NO MPA – A tocantinense Fernanda Gomes de Palmas é a nova Secretária Nacional de Aquicultura
Fernanda é zootecnista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás e sua nomeação teve excelente repercussão nas redes sociais. Saiba Mais +
SEMANA SANTA: Bacalhau confitado, uma sofisticação para a Páscoa
Aprenda a preparar uma deliciosa receita de bacalhau confitado e surpreenda sua família nas celebrações pascais. Saiba Mais +
PEIXE NA IRRIGAÇÃO - Potencial da piscicultura no Cerrado baiano é discutido por lideranças em Luís Eduardo Magalhães.
Barreiras e região destacam-se como centros de produção de peixes, almejando aprimorar a cadeia produtiva com apoio de instituições. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|