Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
PESCA E AQUICULTURA – Frente Parlamentar tem nova diretoria
Data de Publicação: 13 de abril de 2023 11:05:00 Durante a solenidade de posse da nova diretoria, na noite da terça-feira, 11, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, celebrou a recriação da pasta nesta terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elencando as necessidades do setor pesqueiro #Ministério da Pesca e Aquicultura #ministro André de Paula #Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura #Luiz Nishimori #Instituto Pensar Agropecuária
Redação
Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, na noite da terça-feira (11), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, celebrou a recriação da pasta nesta terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elencando as necessidades do setor pesqueiro.
- Eu estou cada vez mais convencido do acerto do presidente Lula em recriar o Ministério da Pesca e Aquicultura. Porque isso dá ao setor a importância que ele merece. A pauta da pesca é despachada diretamente com o presidente e, de forma transversal, diretamente com os outros ministros - discursou o ministro.
- Em segundo lugar, acho que ele acertou em entregar a um político o comando da pasta. Porque, no dia em que tomei posse e, minutos depois, recebi os representantes do Fórum Nacional da Aquicultura e Pesca, percebi que as demandas todas ensejam ação política no Congresso Nacional, que é minha casa, onde exerci mandatos por seis legislaturas consecutivas. Logo, acho que a pesca e a aquicultura só ganharam com o novo arranjo político do governo - disse.
O ministro cita a necessidade de isonomia tributária reclamada há anos pelos empresários da aquicultura — eles pedem a zeragem do PIS/Cofins sobre a ração do pescado, da mesma forma que já o é para suínos e aves. Assim como a modernização da Lei da Pesca, a reforma dos sistemas de registro geral da atividade pesqueira (RGP) e do Mapa de Bordo, a construção do rastreamento por satélite da frota pesqueira, ações que demandam um maior orçamento dedicado à pesca e a aquicultura. “Todos esses temas passam pelo Congresso Nacional, que é essencial para o futuro da pesca e da aquicultura no Brasil. E nós todos aqui, hoje, somos do mesmo partido, que é o partido da pesca e aquicultura - reafirmou, sob aplausos até mesmo de membros dos partidos de oposição presentes.
O ministro lembrou que, ao convidá-lo, o presidente se declarou inconformado com o potencial não realizado do Brasil na produção de pescados.
- Ele me disse que com um litoral tão extenso e com a quantidade de rios que o Brasil tem, é inconcebível produzirmos tão pouco pescado e ainda termos que elaborar políticas de combate à fome - contou.
A nova diretoria da Frente Parlamentar, que conta com 211 deputados e senadores, tem o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) como presidente.
- Existem pautas urgentes que estão paradas no Congresso. Nossos esforços estarão concentrados em ouvir o setor e entender quais são as prioridades para o momento. Queremos inserir a aquicultura na agenda governamental para que possamos avançar com projetos e políticas públicas que possam fomentar e dar visibilidade ao setor. Quando formos realmente reconhecidos aqui dentro, conquistaremos os espaços que quisermos lá fora - discursou Nishimori.
A solenidade de posse aconteceu num grande evento na sede do Instituto Pensar Agropecuária. Além dos deputados e senadores que a integram, empresários do setor pesqueiro e representantes dos pescadores também estavam presentes.
A nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura ficou assim composta:
Presidente - Luiz Nishimori (PSD-PR)
Vice Presidente Nacional - Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)
Vice Presidentes por Região
NORTE Dep. Celso Sabino (União-PA)
SUL Dep. Alceu Moreira (MDB-RS)
SUDESTE Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
NORDESTE Dep. João Leão (Progressistas-BA)
CENTRO-OESTE Dep. Marussa Boldrin (MDB-GO)
Vice Presidentes por área temática
AQUICULTURA Dep. Dilceu Sperafico (Progressistas-PR)
PESCA INDUSTRIAL Senador Jorge Seif (PL-SC)
PESCA ARTESANAL Dep. Raimundo Costa (PODEMOS-BA)
CARCINICULTURA Dep. Domingos Neto (PSD-CE)
SUSTENTABILIDADE Dep. Sidney Leite (PSD-AM)
PESQUISA E CIÊNCIA Dep. General Girão (PL-RN)
CÂMARA Dep. Roberta Roma (PL-BA)
SENADO Senadora Profª Dorinha (União-TO)
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Dep. Airton Cirilo (PT-CE)
*Fonte: Ascom/MPA.

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|