Português (Brasil)

O BRASIL QUE PESQUISA E GERA RESULTADOS - Embrapa Pesca e Aquicultura completa seus 13 anos nesta sexta-feira, 12

O BRASIL QUE PESQUISA E GERA RESULTADOS - Embrapa Pesca e Aquicultura completa seus 13 anos nesta sexta-feira, 12

Data de Publicação: 11 de agosto de 2022 19:35:00 Mesmo com história curta quando o assunto é Ciência, a unidade de Palmas já vem apresentando resultados relevantes para as cadeias produtivas com as quais trabalha. E as perspectivas são de muito trabalho e de geração de mais tecnologias #embrapapescaeaquicultura #aniversáriodaembrapa

Compartilhe este conteúdo:

 

Vista aérea da Embrapa em Palmas - TO (Foto: Embrapa)

 

Por Antônio Oliveira

Nesta sexta-feira, 12, o mais novo centro  nacional de pesquisa da Embrapa, a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, com sede em Palmas (TO), completo seus 13 anos de criação.

A presença da Embrapa neste estado da região do MATOPIBA é anterior a 2009, quando foi criada e instalada a unidade voltada a pesca e a aquicultura em âmbito nacional e a sistemas agrícolas no âmbito regional DESTA REGIÃO (área que engloba parte de quatro estados: Maranhão; Tocantins; Piauí; e Bahia). Até aquele ano, existia em Palmas um escritório ligado à Embrapa Cerrados (Planaltina-DF); alguns dos empregados que  trabalhavam em Palmas permanecem até hoje, agora ligados à Embrapa Pesca e Aquicultura.

Hoje, em sede própria, inaugurada em 2016, a Unidade ocupou outros quatro espaços na cidade.

As pesquisas são em várias áreas do conhecimento, assim como a formação de seu corpo técnico. Atualmente, a Unidade lidera 20 projetos e participa de outros 49, tanto em Pesquisa e Desenvolvimento quanto em Transferência de Tecnologia. São projetos que envolvem parceiros internos (outras unidades da Embrapa) e externos (das áreas pública e privada). Além dos empregados diretamente ligados à Embrapa Pesca e Aquicultura, há empregados da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO) e da Secretaria Geral (Brasília-DF).

Uma marca da Unidade que está completando 13 anos neste mês é a multiplicidade de origem de seus empregados. Eles saíram de vários estados brasileiros para construírem a Embrapa Pesca e Aquicultura, uma das caçulas da empresa, juntamente com a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) e a Embrapa Cocais (São Luís-MA).

Mesmo com história curta quando o assunto é Ciência, a unidade de Palmas já vem apresentando resultados relevantes para as cadeias produtivas com as quais trabalha. E as perspectivas são de muito trabalho e de geração de mais tecnologias que promovam impacto real no campo e colaborem para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais brasileiros.

Centro-Oeste Farm News, cuja editora – Cerrado Editora -, acompanha este Centro de Pesquisa no Tocantins, desde as articulações para a sua criação e instalação, ouviu a chefe-geral da unidade aniversariante e o presidente da estatal federal de pesquisa, Celso Moretti e a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle De Bem Luíz. Ambos nos transmitiram mensagens, inseridas à direira desta coluna.

Cerrado Editora e PISCISHOW & AVISULEITE, por meio do Centro-Oeste Farm News, renova os seus mais sinceros votos de pleno êxito à empresa voltada para três importantes nichos de produção de proteínas e se mantém firme na sua defesa e parcerias.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário