Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Ministério da Pesca e Aquicultura homenageia as mulheres e lança o Prêmio Mulheres das Águas
Data de Publicação: 8 de março de 2023 09:51:00 O encontro será uma grande mesa redonda em que as mulheres que atuam no setor, da pesca artesanal a industrial, esportiva, aquicultura até a gestão e pesquisa pesqueira, vão expor as dificuldades que enfrentam no dia a dia de um setor majoritariamente masculino #encontro mulheres das águas #mulheres das águas #mulheres pescadoras
Redação
Em comemoração do Dia da Mulher, o Ministério da Pesca e Aquicultura promove nesta quarta-feira, 8, a partir das 13h30, o Encontro Nacional das Mulheres das Águas. O evento acontecerá no auditório Jonas Pinheiro, que fica no térreo do bloco D da Esplanada dos Ministérios, sede da pasta.
O encontro será uma grande mesa redonda em que as mulheres que atuam no setor, da pesca artesanal a industrial, esportiva, aquicultura até a gestão e pesquisa pesqueira, vão expor as dificuldades que enfrentam no dia a dia de um setor majoritariamente masculino.
O encontro será transmitido pelo canal do MPA no Youtube – www.youtube.com/mpa2023. A programação segue abaixo.
Na abertura do Encontro Nacional Mulheres das Águas, o MPA lançará o Prêmio Mulheres das Águas, que anualmente vai homenagear as mulheres pescadoras, aquicultoras, pesquisadoras e gestoras da pesca.
O prêmio tem o objetivo de dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo das mulheres, em suas diversidades, nas diferentes esferas.
![]() |
(Foto: Marcos Vicentti)
|
Para participação do prêmio Mulheres das Águas, as instituições (colônias, associações e cooperativas) e os movimentos sociais deverão inscrever mulheres do setor da pesca e aquicultura que possuem destaque na área correspondente às categorias, que serão avaliadas pelos membros da Comissão Avaliativa.
O processo será todo feito por meio de edital que será publicado no primeiro semestre deste ano de 2023, e as candidatas serão selecionados por meio da Comissão em conjunto pelas Secretaria Nacional da Pesca Artesanal; Secretaria Nacional da Pesca Industrial, Secretaria Nacional de Aquicultura e a Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa.
O prêmio será oferecido nas seguintes categorias:
• Pesca Artesanal: Águas marinhas - Destinado às mulheres pescadoras que desenvolvem a profissão em águas marinhas.
• Pesca Artesanal: Águas continentais - Destinado às mulheres pescadoras que desenvolvem a profissão em águas continentais.
• Pesca Industrial - Destinado às mulheres pescadoras que desenvolvem a profissão nos barcos de captura industrial de pescados.
• Pesca Amadora/Esportiva - Destinado às mulheres pescadoras que pescam com vara e anzol e devolvem o peixe vivo ao mar/rio/lago.
• Aquicultora - Destinado às mulheres que desenvolvem a profissão nas fazendas de aquicultura.
• Pesquisadora - Destinado às mulheres que se dedicam à pesquisa científica nas áreas da pesca e da aquicultura.
• Gestora - Destinado às mulheres que administram projetos, empresas, iniciativas, embarcações e afins nas áreas da pesca e da aquicultura.
*Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura.
TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +
RISCO SANITÁRIO - Revogação da suspensão da importação de tilápia do Vietnã gera preocupação na piscicultura brasileira
Decisão do Ministério da Agricultura é vista como uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores, enquanto a indústria local se mobiliza para garan Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|