Português (Brasil)

ESCLARECIMENTO – PeixeBR esclarece que peixes de cultivo em estados amazônicos não estão contaminados por mercúrio

ESCLARECIMENTO – PeixeBR esclarece que peixes de cultivo em estados amazônicos não estão contaminados por mercúrio

Data de Publicação: 5 de junho de 2023 09:23:00 A nota, a segunda de esclarecimento, depois da divulgação de estudos feitos pela FIOCRUZ, deixa claro que peixes de cultivo são criados nos mais altos padrões de higiene e sanidade, distante de garimpos e outras fontes de poluição #peixebr #nota de esclarecimento #nota da peixebr #peixes contaminados

Compartilhe este conteúdo:

 

Redação

Depois da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) vir a público fazer esclarecimento sobre nota da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), informando que peixes de seis estados amazônicos estão contaminados por mercúrio, agora foi a fez da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). A instituição não esclareceu que os peixes contaminados são da pesca em rios da região, possivelmente contaminados pelos garimpos ilegais.

Conforme a Peixe BR, os peixes de cultivo não podem ser relacionados à contaminação por mercúrio identificada em peixes da Amazônia. Para a instituição, essas informações incorretas têm causado insegurança entre os consumidores devido ao desconhecimento e desinformação sobre o assunto.

Segue o restante da nota da PeixeBR.

“Os peixes de cultivo são criados seguindo rigorosas práticas de qualidade, incluindo análise da água, nutrição balanceada e controle sanitário durante todo o processo de produção. Essas medidas garantem a segurança alimentar dos consumidores.

A professora Juliana Galvão, pesquisadora da ESALQ/USP e coordenadora do Grupo de Estudo e Extensão de Inovação Tecnológica e Qualidade de Pescado (GETEP), explica a diferença: “Nos peixes de cultivo, há monitoramento ambiental periódico, e a alimentação contém todos os ingredientes necessários para o correto desenvolvimento. As condições de vida são frequentemente acompanhadas durante o período de cultivo, seguindo um manejo responsável”, informa a especialista.

É importante ressaltar que os peixes provenientes da pesca extrativista, especialmente em áreas próximas a atividades de garimpo, apresentam alto risco de contaminação por mercúrio.

O presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, destaca que a aquicultura em água doce é realizada com total rastreabilidade. As empresas produtoras seguem rigorosos protocolos sanitários e de bem-estar animal, o que garante a segurança alimentar dos peixes de cultivo. Portanto, não há nenhum risco para os consumidores.”

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário