Português (Brasil)

ENTREVISTA / Bahia Farm Show será aberta com a presença do presidente Lula e dos ministros Carlos Fávaro e Renan Filho

ENTREVISTA / Bahia Farm Show será aberta com a presença do presidente Lula e dos ministros Carlos Fávaro e Renan Filho

Data de Publicação: 25 de maio de 2023 14:43:00 A maior feira de tecnologias para o agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil deve bater todos os recordes, anuncia novidades que mostram tão grande é o seu crescimento e receberá o presidente Lula da mesma forma que o evento sempre recebeu todos os outros presidentes, inclusive o próprio Lula #bahia farm show #lula na bahia farm show #presidente lula #odacil ranzi #recordes

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Antônio Oliveira

Evento que fecha o ciclo anual das grandes feiras de tecnologia para o agronegócio, a Bahia Farm Show, chega, entre os próximos dias 6 e 10 de junho, a sua 17ª  edição registrando um crescimento muito grande no número de expositores e deixando 150 outros novos negócios na lista de espera por espaços na próxima edição do evento. Em entrevista, via WhatsApp, o presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), promotora da feira, produtor rural Odacil Ranzi, diz esperar que os negócios e público deste ano durante a exposição agrotecnológica ultrapassem os números do ano passado, que foram de R$ 7,9 bilhões e 101,555 pessoas, respectivamente. Nesta entrevista, o presidente anuncia as novidades desta edição,  nova ampliação do complexo da Bahia Farm Show para abrigar 150 expositores que não conseguiram espaço para estande na feira. Questionado sobre a presença do presidente Lula na abertura do evento, Odacil Ranzi evita polêmica,  garantindo que o presidente da República será recebido com o mesmo respeito com o qual a Bahia Farm show já o recebeu, assim como outros presidentes já foram recebidos.

Segue a entrevista.

 

Odacil Ranzi, presidente da Bahia Farm Show (Foto: Ascom/Bahia Farm Show)

 

Centro-Oeste Farm News (COFARMNEWS) – Presidente Odacil Ranzi, faltando pouco menos de duas semanas para mais uma edição da Bahia Farm Show 2023, qual é a sua expectativa em relação ao evento?

Odacil Ranzi – Meu caro amigo Antônio Oliveira, a expectativa nossa, como diretor da Bahia Farm Show, é muito grande de, por exemplo, superarmos os números do ano passado em virtude dos resultados das feiras que nos antecederam, como a de Rio Verde, no Goiás (Tecnoshow); Agrishow, em São Paulo; em Cascavel e em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Então, esperamos superar os resultados da edição do ano passado da Bahia Farm Show.

COFARMNEWS – Alguma novidade para esta edição?

Odacil Ranzi – A edição 2023, que é a 17ª, vem com muitas novidades. Nós ampliamos o nosso estacionamento de frente para a BR (242); construímos e instalamos o segundo restaurante do complexo de exposição, com capacidade para acomodar, assim como o outro, 750 pessoas; vamos inaugurar a sede própria da Aiba (Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, promotora do evento, atualmente funcionando anexo ao prédio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em Barreiras), que é um sonho muito antigo de todas as diretorias que já passaram pela entidade. As obras desta sede já estão 98% finalizadas. É um prédio muito bonito, moderno e onde teremos, no segundo piso, um auditório para 200 pessoas. Todas as palestras do Bahia Farm Show deste ano já vão ser realizadas neste novo ambiente. Para o complexo de exposição da Bahia Farm Show este novo espaço será um diferencial muito grande.

CONFARMNEWS – O senhor acredita que, baseado na atual situação de mercado de agro, nos resultados e perspectivas de safra no Cerrado baiano e nos resultados das outras feiras Brasil a fora, a Bahia Farm Show dará mais um passo decisivo para se posicionar ainda melhor no ranking nacional das grandes feiras de tecnologias para o agronegócio?

Odacil Ranzi – Atualmente, a Bahia Farm Show se posiciona entre a 3ª ou 4ª feira de agronegócio de maior envergadura do Brasil e nós temos uma meta que é de, nos próximos 5 anos, nos posicionarmos em 2º lugar, mais muito colado a Agrishow, haja visto o crescimento enorme do MATOPIBA (região de Cerrado onde se situa o oeste da Bahia e a Bahia Farm Show) e tudo converge para a cidade de Luís Eduardo Magalhães (sede da feira). Então, nós estamos trabalhando, sim. Ampliamos o parque e vamos ampliar novamente, pelo terceiro ano consecutivo, em 2024, para que possamos receber todos os nossos expositores, haja visto que neste ano já tem mais de 150 novos expositores na fila de espera. Para a feira deste ano, estamos com 412 expositores que vão abrir suas portas para realizarem negócios. A Bahia Farm Show alcançou dimensão mundial e nós só temos que trabalhar muito para atender a esta demanda.

COFARMNEWS – Presidente Odacil Ranzi, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, anunciou, recentemente, em visita a Salvador, que estará presente na abertura da Bahia Farm Show. Claro que ele deve vir acompanhado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e demais membros de sua equipe do primeiro escalão. O que significa esta visita para a Bahia Farm Show, via de regra para os produtores rurais da região?

Odacil Ranzi – A diretoria da Bahia Farm Show, por meio de seu vice-presidente, Moisés Schimidt (grande produtor de grãos, fibra e cacau no oeste baiano), fez a entrega do convite ao senhor presidente Lula, assim como todos os anos temos feito esse convite aos outros  presidentes da República e demais autoridades federais. No ano passado, veio o então presidente Bolsonaro e neste ano está vindo o presidente Lula, eleito pela maioria do povo brasileiro e vamos recebê-lo no complexo da Bahia Farm Show da melhor maneira possível, como a gente sempre recebe uma autoridade. Então, eu acredito que vai correr tudo certo, será uma visita ilustre. Estará com ele, o ministro Carlos Fávaro, da Agricultura; o ministro dos Transportes, Renan Filho, entre outras autoridades. Isto, para o oeste da Bahia é muito bom, principalmente pela presença e repercussão na imprensa nacional e internacional. Será, também, uma oportunidade de divulgar a nossa cidade, a nossa região e a nossa a feira, além do contato que haverá entre o presidente da República e a sociedade da região, numa exposição demandas sociais e econômicas da região.

A montagem da estrutura da exposição, em complexo próprio, vai de
"vento em popa" (Foto: Ascom/Bahia Farm Show)
 

CONFARMNEWS – Presidente, uma pergunta um pouco delicada: o presidente Lula, ao aceitar o convite fez uma provocação aos organizadores da Agrishow. Esta presença do presidente da República não vai gerar constrangimento entre os organizadores da Bahia Farm Show e seus colegas paulistas e, via de regra, aos produtores rurais de todo o Brasil, isto a propósito da polarização política antes de depois das últimas eleições? A pergunta vem a propósito do desencontro que houve entre a organização da Agrishow e o ministro Fávaro, em função da visita anunciada pelo ex-presidente da República.

Odacil Ranzi – O nosso Presidente da República realmente confirmou sua presença na Bahia Farm Show. Será no dia 6, de junho as 10 horas (abertura oficial da feira). Nós vamos proceder da melhor maneira possível para receber o nosso Presidente da República. Agora quanto aos comentários do presidente sobre os nossos irmãos paulistas, eu prefiro, como presidente da Aiba e da Bahia Farm Show não fazer comentários sobre este assunto.

COFARMNEWS – Presidente, para encerrar: a Bahia Farm Show tem uma pegada social muito interessante. Fale sobre ela.

Odacil Ranzi – É o ingresso solidário, onde 20% do valor arrecadado são destinados ao Hospital do Oeste, sediado em Barreiras e que atende a demanda de toda a região oeste; de municípios do sul do Piauí e de algumas cidades vizinhas do nosso coirmão, o estado do Tocantins. É um valor agregado  de suma importância para o hospital e a gente sabe muito bem da alegria da diretoria daquela unidade de saúde em poder comprar os bens que beneficiam aquelas pessoas que ali se hospitalizam. Então, isto para nós tem um valor muito grande para todo o oeste da Bahia.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário