Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ENCONTRTO TÉCNICO - Palmas recebe pela primeira vez o Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Data de Publicação: 20 de junho de 2024 11:09:00 Evento reúne especialistas para discutir desafios e avanços na cultura do milho, destacando o combate aos enfezamentos
Evento reúne especialistas para discutir desafios e avanços na cultura do milho, destacando o combate aos enfezamentos
Da redação
Em setembro, pela primeira vez, Palmas, no estado do Tocantins, e a região Norte do país sediarão o Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Com uma programação ampla e diversificada, o evento é um dos mais relevantes no campo técnico-científico dessas duas culturas agrícolas. Um dos destaques é a realização do I Seminário Nacional sobre o Complexo dos Enfezamentos do Milho.
![]() |
Foto: Embrapa |
Considerados atualmente o principal desafio fitossanitário no milho, os enfezamentos são doenças causadas por quatro patógenos: as bactérias espiroplasma e fitoplasma, e os vírus Maize rayado fino virus (MRFV) e Maize striate mosaic virus (MSMV). A cigarrinha Dalbulus maidis transmite todos esses patógenos ao se alimentar de plantas de milho.
Dagma Dionísia da Silva Araújo, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) em fitopatologia, explica os danos causados pelos enfezamentos:
- Híbridos suscetíveis sujeitos a altas populações de Dalbulus maidis em fases jovens podem ter perdas acima de 80% na produtividade. Além disso, a ocorrência dos enfezamentos aumenta o tombamento de plantas e a podridão de espigas.
Dagma coordenará o seminário, marcado para 9 de setembro, primeiro dia do congresso, que este ano chega à sua 34ª edição. A programação envolve representantes de instituições públicas e privadas, incluindo oito palestras e duas mesas-redondas ao longo do dia. A fala inicial será de Rodrigo Véras da Costa, presidente do congresso e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo no Tocantins.
Relevância do Tema
Dagma considera o congresso o evento científico mais importante sobre o milho no Brasil, reunindo toda a cadeia produtiva e pessoas de todo o país.
- É interesse de todos buscar soluções e conhecimento para minimizar os prejuízos e riscos à cultura do milho brasileiro. O congresso proporcionará interação entre produtores, pesquisadores, consultores, extensionistas, estudantes, agentes públicos e empresas, propiciando um ambiente rico em ideias, experiências e debates, além de novas parcerias de pesquisa e negócios - projeta.
Ações da Embrapa
A Embrapa tem gerado informações sobre os enfezamentos do milho em diversos formatos, incluindo podcasts e entrevistas. Publicações técnicas recentes abordam desde protocolos de experimentação até guias de manejo da cigarrinha e dos enfezamentos.
A 34ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo ocorrerá de 9 a 12 de setembro na capital do Tocantins. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e organizado pela Embrapa, envolvendo os centros de pesquisa Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e Embrapa Milho e Sorgo. Empresas como Basf, Advanta, KWS, Sipcam Nichino, Crop Life Brasil e GDM patrocinam o evento. Mais informações estão disponíveis no portal oficial do congresso.
As informações são da Embrapa Pesca e Aquicultura e Sistemas Agrícolas (Palmas - TO)
Clic aqui para acessar a programação do evento.
Clic aqui para mais informações sobre o Congresso.
#CongressoMilhoeSorgo #Agricultura #Fitossanidade #Sustentabilidade #Milho #Sorgo #PalmasTO #Enfezamentos #Embrapa #ABMS

CUSTOS - Desafios econômicos e a inflação alimentar no Brasil geram pressões no setor agropecuário
A alta nos custos dos fertilizantes e a instabilidade econômica ameaçam a produção agrícola e a inflação dos alimentos. Saiba Mais +
SAFRA RECORDE: Conab estima 330,3 milhões de toneladas para 2024/25
Com a colheita avançando, a Conab projeta uma safra histórica, impulsionada por áreas plantadas maiores e condições climáticas favoráveis. Saiba Mais +
SOJA NA BAHIA: Colheita avança com produtividade recorde
Safra 2024/25 apresenta crescimento significativo na produção e área cultivada, com clima favorável impulsionando resultados positivos. Saiba Mais +
TOCANTINS: Estado pode ter safra histórica de grãos em 2024/2025
Expectativas de crescimento na produção de grãos, especialmente milho, destacam o papel crescente do Estado no agronegócio nacional. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|