Português (Brasil)

Encontro discute parcerias para o desenvolvimento da cacauicultura no oeste da Bahia

Encontro discute parcerias para o desenvolvimento da cacauicultura no oeste da Bahia

Data de Publicação: 11 de agosto de 2022 17:33:00 O cacau é mais uma cultura inserida no Cerrado baiano e que vem dando bons resultados, graças as tecnologias disponíveis e as boas condições edafoclimáticas da região #cacau #cacaunocerradobaino #visitacati

Compartilhe este conteúdo:

 

Produtos do cacau cultivado no Cerrado baiano já estão no mercado (Foto:: Governo da Bahia)

 

Redaçao

Presidente Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi e demais diretores da instituição, receberam na manhã desta quarta-feira, 10,  representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-SP); da Associação Comercial de São José do Rio Preto; do Ministério da Agricultura do Equador e Membros da Cooproeste.

O  objetivo da visita foi estreitar relações para firmar futuras parcerias e conhecer a cacauicultura da região oeste da Bahia.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente da entidade, Odacil Ranzi, o vice-presidente Moisés Schmidt e membros da diretoria, que na oportunidade também apresentaram ações desenvolvidas pelo setor agrícola no Oeste da Bahia.

- Uma satisfação receber essa comitiva para mostrar que essa nova tradição que está sendo construída aqui no oeste, a cacauicultura em áreas não tradicionais, pode render bons resultados. Eles viram que em termos de estrutura, irrigação, preparo de solo e da qualidade das mudas produzidas, estamos no caminho certo, e o resultado desses dois dias de visita foi bem satisfatório - afirma o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

O professor e pesquisador de cacau da Universidade Estadual de Santa Cruz, de Ilhéus, George Sodré, ministrou palestra sobre ‘Efetividade na cultura cacaueira’ durante o encontro.

- Tive uma grande experiência em retornar ao oeste, fiquei encantado com os projetos desenvolvidos por esta instituição, e em ver o entusiasmo dos produtores rurais com a cultura cacaueira que está migrando para uma região de culturas tradicionais e pensando em sustentabilidade. E também tive uma ótima surpresa em presenciar o desenvolvimento das plantas, em campo já mostrando bons resultados - revela o professor. 

O cacau do Cerrado baiano em discursão com vistas a novas parcerias (Foto: Aiba)

Na terça-feira (09), a comitiva foi a campo e visitou a cacauicultura desenvolvida na região, que tem chamado a atenção pela qualidade do fruto e pela alta produtividade.

- A gente se surpreendeu com esta visita no oeste da Bahia, é uma região fantástica muito produtiva e essa integração que estamos fazendo, procurando uma nova diversificação de cultura para a região, representa uma nova fronteira que está se abrindo e que pode gerar futuras parcerias e trocas de experiências - concluiu Ricardo Domingos, da CATI-SP.

*Com Informações da Aiba

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário