Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
DINHEIRO DE VOLTA - Aprosoja MT conquista vitória judicial contra cobranças indevidas da Monsanto/Bayer
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2024 16:10:00 A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) obteve uma decisão judicial favorável que anula as cobranças de royalties sobre a tecnologia Intacta RR2 PRO, beneficiando milhares de agricultores.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) obteve uma decisão judicial favorável que anula as cobranças de royalties sobre a tecnologia Intacta RR2 PRO, beneficiando milhares de agricultores.
Da redação
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) celebrou uma importante vitória na Justiça em uma ação coletiva contra a Monsanto/Bayer. A decisão, que impacta milhares de agricultores, declarou que as patentes relacionadas à tecnologia Intacta RR2 PRO, amplamente utilizada no cultivo de soja, já expiraram, tornando ilegais as cobranças de royalties realizadas pela empresa.
Além de proibir a Monsanto/Bayer de continuar exigindo esses pagamentos, a decisão também condenou a empresa a restituir aos produtores rurais todos os valores cobrados indevidamente após a expiração das patentes. A restituição deve incluir correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e juros de 1% ao mês, a partir da data da citação, garantindo que os agricultores recebam o que lhes é devido.
Para a Aprosoja MT, essa decisão representa uma conquista histórica e é um marco de justiça para os produtores que estavam sendo onerados indevidamente.
![]() |
Foto: Bruno Lopes
|
- Essa vitória demonstra o papel fundamental da nossa associação na defesa dos direitos dos agricultores, corrigindo uma prática que prejudicava diretamente o setor e comprometia a rentabilidade dos produtores, especialmente os pequenos e médios - destacou o presidente da entidade, Lucas Costa Beber.
A decisão judicial também reafirma o princípio da função social da propriedade intelectual, enfatizando que tecnologias com patentes vencidas devem estar acessíveis ao público, beneficiando toda a cadeia produtiva. Com o Brasil se consolidando como um dos maiores produtores de soja do mundo, a vitória fortalece sua posição em disputas sobre direitos de propriedade intelectual, equilibrando inovação tecnológica e justiça econômica.
A conquista da Aprosoja MT ressalta a importância das associações representativas na defesa dos interesses do setor agrícola e marca um passo decisivo contra ilegalidades e arbitrariedades que afetam o agronegócio brasileiro.
Com informações da Aprosoja MT.
A BAYER se posiciona
Após a publicação desta informação da Aprosoja MT, a BAYER enviou nota para os veículos especializados se posiciona em relação a esta decisão judicial.
Abaixo, a íntegra da nota:
"COMUNICADO BAYER CROP SCIENCE BRASIL
São Paulo, 20 de dezembro de 2024
A Bayer foi informada pela imprensa sobre decisão que teria sido proferida pela Vara
Especializada em Ações Coletivas do Mato Grosso, no processo que busca corrigir o
prazo de vigência de algumas patentes da tecnologia de soja INTACTA RR2 PRO®.
Embora a decisão não tenha sido publicada oficialmente, a empresa está
acompanhando atentamente o caso para compreender eventuais implicações.
A tecnologia INTACTA RR2 PRO® está protegida por direitos de propriedade intelectual,
incluindo diversas patentes concedidas e válidas no Brasil e no exterior. A Bayer confia
na solidez da legislação que garante seus direitos.
Independente do teor da decisão, a empresa apresentará os recursos cabíveis. Não há
qualquer alteração nos pilares do nosso modelo de negócio, incluindo o sistema de
testagem e cobrança nos Pontos de Recebimento (PODs). "
#AprosojaMT #VitóriaJudicial #PropriedadeIntelectual #Agronegócio #Soja #JustiçaParaAgricultores

CUSTOS - Desafios econômicos e a inflação alimentar no Brasil geram pressões no setor agropecuário
A alta nos custos dos fertilizantes e a instabilidade econômica ameaçam a produção agrícola e a inflação dos alimentos. Saiba Mais +
SAFRA RECORDE: Conab estima 330,3 milhões de toneladas para 2024/25
Com a colheita avançando, a Conab projeta uma safra histórica, impulsionada por áreas plantadas maiores e condições climáticas favoráveis. Saiba Mais +
SOJA NA BAHIA: Colheita avança com produtividade recorde
Safra 2024/25 apresenta crescimento significativo na produção e área cultivada, com clima favorável impulsionando resultados positivos. Saiba Mais +
TOCANTINS: Estado pode ter safra histórica de grãos em 2024/2025
Expectativas de crescimento na produção de grãos, especialmente milho, destacam o papel crescente do Estado no agronegócio nacional. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|