Português (Brasil)

Diário Oficial da União pública três nomeações do Ministério da Pesca e Aquicultura

Diário Oficial da União pública três nomeações do Ministério da Pesca e Aquicultura

Data de Publicação: 24 de janeiro de 2023 14:37:00 Entre essas nomeações está o Secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Wellington Norberto Ramalho #ministério da pesca #novas nomeações #diário oficial da união

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Antônio Oliveira

O Diário Oficial da União, do último dia 17, publicou a nomeação do Secretário Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Cristiano Wellington Norberto Ramalho.

No site Escavador, Cristiano tem o seguinte perfil:

(Foto: Divulgação)

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999; mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), sendo pesquisador líder do Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar)/UFPE. Coordena pesquisas apoiadas pelo CNPq e FACEPE e é um dos responsáveis pelo Projeto de Extensão Vozes da Pesca Artesanal,  realizado pelo Nuhumar/UFPE, que conta com o apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e que foi o vencedor do 1 Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária ofertado no 46 Encontro Anual da Anpocs. Tem publicado livros (um deles é resultado do prêmio de melhor dissertação em Ciências Sociais do Projeto Capes/Procad), capítulos de livros e artigos em periódicos, bem como realizado orientações na graduação e na pós-graduação. Os temas de estudos vinculam-se às áreas: Sociologia da Pesca; Socioantropologia Marítima e Pesqueira; Sociologia do Trabalho; Sociologia Rural; e Sociologia da Natureza. Os impactos do petróleo e da covid-19 no mundo do trabalho pesqueiro são temas de suas pesquisas. É pesquisador de Produtividade do CNPq (PQ2) e conselheiro do CPP.

Também foram nomeados e publicados do DOU deste 24 de janeiro, Rivetla Edipo Araújo Cruz para o cargo de diretor do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva da Secretaria Nacional de Pesca Industrial da MPA. Seu perfil, publicado também no Escavador é o que se segue:

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2013), mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais - UFRA (2016) e doutorado em Ecologia Aquática e Pesca - UFPA (2020), com período Sanduíche na Univertsity of Florida, Gainesville FL, in the Engineering School of Sustainable Infrastructure & Environment (Watershed Ecology Lab). Atuou como Professor junto ao Instituto Ágata no projeto Capacitando e Aperfeiçoando Profissionalmente da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Pará. É pesquisador junto ao Núcleo de Ecologia Aquática e Pesca da Amazônia (NEAP/UFPA), no Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo dos Recursos Aquáticos - UFPA desde 2009 e integra o grupo de pesquisa de Ecologia, Manejo e Pesca da Amazônia GEMPA, atuando em diversos projetos financiados pelo, CNPq, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - ONU, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO, entre outros. Atua também como pesquisador colaborador no Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Roraima, com ênfase em direito ambiental e da pesca. É Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Possui experiência na área de pesca e aquicultura, estatística, ecologia, gestão pública, economia, biologia de populações de organismos aquáticos e trabalhos com populações tradicionais.

Por fim, o terceiro nomeado foi Juliana Lopes da Silva para o cargo de Diretoria do Departamento de Aquicultura em Águas da União da Secretaria Nacional de Aquicultura do MPA.

Eis o seu perfil, conforme consta no Escavador:

É zootecnista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas, com experiência em aquicultura e em coleta e avaliação de dados. Foi coordenadora do primeiro Censo Aquícola Nacional no estado de Alagoas e atuou também na Coordenação Nacional do Censo Aquícola na avaliação, correção e análise das informações coletadas em todo país. Nesse período, realizou um levantamento de todas as espécies produzidas na aquicultura nacional, tanto marinha quanto continental. Possui experiência na elaboração de projeto, implantação e acompanhamento de cultivo em piscicultura. Possui experiência na elaboração de mapas utilizando o programa Arcgis. Desde a graduação, tem procurado se aprofundar em aquicultura marinha e continental através de trabalhos, consultorias e estágios. Foi coordenadora na Coordenação Geral de aquicultura em águas da União continentais, da extinta Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário