Português (Brasil)

Criadores de Brahman começam a avaliar a eficiência da raça

Criadores de Brahman começam a avaliar a eficiência da raça

Data de Publicação: 15 de setembro de 2022 16:02:00 Os animais estão em fase de adaptação desde o dia 30 de agosto, quando passaram pela primeira pesagem. Desde o dia 12 de setembro, eles estão sendo avaliados em relação ao Consumo Alimentar Residual (CAR) #prova de avaliação #raça brahman #avaliação de desempenho

Compartilhe este conteúdo:

 

Redação

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), em parceria com a BrasilcomZ, promove sua avaliação de desempenho de touros e fêmeas jovens criados e recriados dentro do sistema a pasto e em confinamento. A 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula está iniciando no Centro Tecnológico da Central Bela Vista, em Botucatu/SP, e terá duração de 90 dias, indo até novembro. Participam cerca de 60 exemplares de 15 criatórios de todo o país.

Os animais estão em fase de adaptação desde o dia 30 de agosto, quando passaram pela primeira pesagem. Desde o dia 12 de setembro, eles estão sendo avaliados em relação ao Consumo Alimentar Residual (CAR). Serão dois meses de Teste de Eficiência Alimentar. A expectativa é de que essa etapa confirme que o Brahman contribui para uma menor emissão de metano, como ficou comprovado na avaliação feita pelo Instituto de Zootecnia durante a primeira edição da prova, encerrada no final de 2021.

 - O mercado tem buscado por uma genética altamente produtiva, mas também que permita o desenvolvimento de uma pecuária sustentável do ponto de vista ambiental -  esclarece o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues.

Serão utilizadas diferentes modalidades de classificação, entre tecnologias tradicionais e contemporâneas, para identificar exemplares da raça Brahman precoces, férteis e de maior eficiência alimentar. Todos os exemplares ainda passarão por avaliação morfológica, de ganho de peso, de fertilidade e ultrassonografia de carcaça.

Também haverá julgamento de morfologia sem cabresto e o julgamento frigorífico.

- No ano passado tivemos em torno de 60% de índice de prenhez, com IATF, em fêmeas de 12 a 14 meses, um índice que confirma a grande fertilidade das vacas Brahman. Além disso, elas apresentam alta habilidade materna, são boas de leite e muito boas mães -  destaca Fernando Pereira, presidente do Conselho Técnico da ACBB.

Os resultados serão anunciados durante o Simpósio "O Brahman no Brasil", que ocorrerá em novembro. Durante o evento, especialistas abordarão diferentes temas relacionados ao melhoramento e à seleção de gado de corte.

- Para os criadores brasileiros é fundamental ter dados técnicos como os que serão gerados na prova para que essa genética possa conquistar ainda mais espaço no mercado internacional. Afinal, o Brahman é a raça zebuína mais utilizada no mundo e o Brasil está entre os países mais avançados em relação ao melhoramento genético de zebuínos - explica William Koury Filho, da BrasilcomZ.

Animais Brahman na Prova de eficiencia alimenta (Foto: ACBB)

 

Segundo a ACBB, o formato do simpósio visa a interação de pesquisadores com o setor produtivo através de apresentações e debates sobre critérios e índices de seleção importantes para a raça Brahman. Também serão abordados critérios de julgamento e avaliações morfológicas, propiciando um debate sobre os rumos da raça Brahman.

 A ACBB ainda realizará um leilão de animais participantes da 2ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/Boi com Bula. A prova conta com o apoio da ABCZ.

*Com informações da ACBB.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário