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CRESCIMENTO - Marfrig e Minerva Foods apresentam resultados positivos

CRESCIMENTO - Marfrig e Minerva Foods apresentam resultados positivos

Data de Publicação: 11 de novembro de 2022 11:30:00 Esses resultados mantem os dois grupos em escala crescente e com anúncios de novos investimentos no Brasil e em vários outros países onde têm plantas de processamento de proteína animal #resultados #marfrig #minerva foods #operações financeiras #bolsa de valores

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Redação

A Minerva Foods (Minerva S.A. -- B3: BEEF3 | OTC -- Nasdaq International: MRVSY), líder em exportação de carne bovina in natura e seus derivados na América do Sul, e que atua também no segmento de processados, anuncia seus resultados referentes ao 3º trimestre de 2022. As informações financeiras e operacionais são apresentadas em BRGAAP, em Reais (R$), de acordo com o IFRS (International Financial Reporting Standards).

O EBITDA do terceiro trimestre deste ano alcançou um patamar recorde, atingindo R$ 806,2 milhões, em um aumento expressivo de 24,4% na comparação anual e com margem EBITDA de 9,6%. No acumulado dos últimos doze meses, o EBITDA foi de R$ 3 bilhões, incremento de 29,2% na base anual e o maior patamar histórico já registrado pela Companhia, com uma margem EBITDA de 9,4%.

Destaque no 3T22, a alavancagem líquida do período, medida através do múltiplo Dívida Líquida/EBITDA dos últimos 12 meses, encerrou o trimestre em 2,18x - o menor nível desde 2008, confirmando a solidez da estrutura de capital da Minerva Foods.

A receita líquida da Companhia somou R$ 8,4 bilhões no 3T22, um crescimento de 14,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2022, a Receita Líquida da Minerva Foods totalizou R$ 31,6 bilhões, crescimento de 25,8% em relação ao LTM3T21 (LTM: Last Twelve Months).
No período, o Lucro Líquido foi de R$ 141,5 milhões, acumulando R$ 680,7 milhões no ano, e totalizando R$ 831 milhões nos últimos doze meses encerrados em setembro de 2022.

O Fluxo de Caixa Livre também é um dos destaques deste trimestre. No 3T22, após Despesas Financeiras, Capex e Capital de Giro, o indicador alcançou R$ 601 milhões na métrica recorrente e R$ 536 milhões após o efeito caixa dos derivativos. No LTM3T22, o valor totalizou R$ 992 milhões. Desde 2019, a Companhia acumulou mais de R$ 4,5 bilhões em geração de caixa livre.

Já a Receita Bruta Consolidada no 3T22 atingiu R$ 9 bilhões, crescimento de 14,9% na comparação anual. No LTM3T22, o valor da Receita Bruta foi de R$ 33,5 bilhões. No terceiro trimestre deste ano, as exportações atingiram 69,7% da receita bruta da Minerva Foods, consolidando sua liderança na exportação de carne bovina na América do Sul, com aproximadamente 20% de market share na região.

Em linha com a geração de valor aos acionistas, em agosto, a Companhia efetuou o pagamento dos dividendos intercalares no montante de R$ 128,1 milhões ou R$ 0,22/ação. Nos 9 primeiros meses do ano, a Companhia já distribuiu aproximadamente R$ 0,56/ação totalizando um montante total de R$ 328,1 milhões em proventos para seus acionistas.

(Foto: Divulgação)

 

Marfrig também registra lucro

A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1: MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, nesta quinta-feira, 10, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2022 – que consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte e da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig desde 1º de abril deste ano.

Entre julho e setembro, a receita líquida consolidada foi de R$ 36,4 bilhões e o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado atingiu R$ 3,8 bilhões. A margem Ebitda ajustada foi de 10,4%. A companhia registrou, ainda, um lucro líquido de R$ 431 milhões, fluxo de caixa operacional de R$ 2,7 bilhões  e um fluxo de caixa livre positivo de R$ 288 milhões.

- O resultado deste trimestre é reflexo de operações cada vez mais eficientes e resilientes às oscilações do mercado - diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig.

- Ele também demonstra a importância da nossa estratégia de diversificação geográfica e de portfólio de produtos.

No período, a proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – contribuiu com 61% da receita líquida total da companhia. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 39% das vendas.

A consolidação da BRF também propiciou o aumento do número e a maior diversificação dos mercados consumidores atendidos. No atual cenário, os Estados Unidos aparecem como o maior mercado da Marfrig, com uma participação de 37% das receitas líquidas totais. Na sequência, está o Brasil, com 25%, a China e Hong Kong, com 12%, o Oriente Médio, com 7%, e o Japão e a Europa, cada um com 4%.

A consistência da gestão financeira da Marfrig, marcada pela disciplina, vem sendo reconhecida pelas agências de risco internacionais. Em outubro, a Fitch elevou a nota de crédito da companhia para ‘BB+’’, em escala global, e para ‘AAA (bra)’ no Brasil. Em março deste ano, a S&P já havia elevado as notas global e nacional da Marfrig para esses mesmos patamares. Dessa forma, a empresa encontra-se a apenas uma escala para alcançar grau de investimento.

Também em outubro, a Marfrig atingiu a nota máxima (AA) em 100% de suas unidades brasileiras nas auditorias da BRC (Brand Reputation Through Compliance), referência global na certificação da segurança e da qualidade de alimentos. As certificações BRC são uma espécie de visto de entrada em alguns dos mais exigentes mercados consumidores do mundo.

Operação América do Sul da Marfrig

A Operação América do Sul – que inclui 23 plantas de industrializados e de abate no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile – foi o grande destaque do terceiro trimestre. A Operação, que a partir de 1o. de outubro passou a ser liderada por Rui Mendonça, registrou a maior receita líquida trimestral da série histórica: 7,4 bilhões de reais. Trata-se de um avanço de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado é explicado pelo aumento de 10% do preço médio total de vendas – puxado pelas exportações, cujo preço médio avançou, em dólares, 17,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Ebitda ajustado da operação também bateu recorde. Atingiu 710 milhões de reais, um crescimento de 136,1% em bases anuais. A margem Ebitda ajustada alcançou 9,5%, um avanço de 518 bps em relação à margem do 3T21, e o lucro bruto foi de 1,1 bilhão de reais, 95% maior na mesma base de comparação.

As exportações representaram 65% da receita total da América do Sul, sendo que 81% das vendas internacionais tiveram como destino a China e Hong Kong.

- Vivemos um trimestre excepcional, com recordes que refletem as vantagens comparativas da Marfrig na região - diz Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul.

- Temos o maior número de unidades habilitadas para exportação para o mercado chinês, um sistema de pricing que nos permite aproveitar as melhores oportunidades assim que elas surgem e uma qualidade inquestionável de operação e de produto. 

A Marfrig tem investido consistentemente em produtos de maior valor agregado – itens industrializados e de marca. Em agosto, a empresa inaugurou a mais moderna unidade de produção de hambúrgueres do mundo, em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Com capacidade de produção de até 24 000 toneladas do produto por ano, a unidade deve atender, sobretudo, a demanda crescente no segmento de food service, formado por restaurantes, bares, lanchonetes e pelos serviços de delivery.  A fábrica de Bataguassu recebeu mais de 130 milhões de reais em investimentos, possui 7.850 metros quadrados de área e é completamente automatizada.

 Operação América do Norte da Marfrig

No terceiro trimestre de 2022, a Operação América do Norte, representada pela National Beef, registrou uma receita líquida de 2,8 bilhões de dólares. O Ebitda ajustado atingiu 338 milhões de dólares e a margem Ebitda ajustada da operação foi de 11,9%.

No período, o volume total de vendas da Operação América do Norte foi de 499 000 toneladas – com o mercado dos Estados Unidos representando 87,6% desse total. Os principais mercados premium internacionais, como Japão e Coreia do Sul, foram destinos de 12,4% do volume total de vendas.

*Informações das assessorias de comunicação dos dois grupos.

 

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