Português (Brasil)

COLHEITA DE GRÃOS – Cerrado baiano está quase concluindo a safra 2023/2024

COLHEITA DE GRÃOS – Cerrado baiano está quase concluindo a safra 2023/2024

Data de Publicação: 7 de maio de 2024 17:50:00 A produtividade da soja está oscilando entre 60 sacas/ha e 63 sacas/ha. O milho tem produtividade média de 180 sacas/ha. É o que revela o boletim de safra da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) desta sexta-feira, 07

Compartilhe este conteúdo:

 

Apenas dois municípios do Cerrado baiano ainda não concluiram a colheira de grãos (Foto: Arquivo Cerrado Comunicação)

*Da redação

Conforme o boletim de safra desta terça-feira, 7, da área técnica da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a colheita da soja está quase em fase de conclusão no Cerrado baiano (região oeste do Estado), com a colheita praticamente encerrado na maioria das microrregiões produtoras.

Ainda conforme o boletim, não obstante tenha registrado intercorrências climáticas durante a operação o balanço parcial da atividade foi positivo.

As áreas que ainda não tiveram a colheita concluída estão situadas nos municípios de Formosa do Rio Preto e Jaborandi.

Para essa semana – afirma o boletim -, as condições climáticas continuam estáveis e favoráveis para a operação e a previsão é que a atividade seja totalmente finalizada. De acordo com as avaliações de colheita, as áreas consideradas como tardias, estão fechando a operação com desempenho abaixo do esperado, devido às adversidades climáticas inicialmente enfrentadas, além da pressão fitossanitária de algumas pragas e doenças no final do ciclo.

Soja

A previsão para essa semana é que a colheita das áreas remanescentes seja totalmente finalizada. As avaliações de colheita nessas áreas apontam rendimentos, com médias em torno de 60 e 63 sacas/ha, com viés de manutenção/alta. Durante esse mês, o conselho técnico da Aiba se reunirá novamente para validação do dado final, com uma nova atualização.

Milho

A colheita avança em ritmo cadenciado e constante. Na última semana as atividades tiveram uma considerável intensificação na operação, mediante as condições climáticas favoráveis apresentadas na última semana. Em avaliações parciais de colheita, as médias parciais estão bem abaixo do estimado com médias em torno dos 140 sc/ha.

Os fatores climáticos e fitossanitários estão contribuindo para tal condição.

 

Estimativa e monitoramento de colheita de soja

A área técnica da Aiba diz ainda, por meio do boletim de sagra que com a colheita de soja prestes a ser finalizada, é possível trazer dados para o monitoramento do final da operação na região Oeste da Bahia. A expectativa para esta semana, é que sejam colhidas as áreas remanescentes, chegando próximo a um montante final de 1,9 milhão de ha. Tudo indica que até o próximo final de semana, teremos a finalização por completo da atividade. Com a integralização da colheita, em boa parte das áreas, as culturas como feijão, milheto e sorgo e outras forrageiras ganham espaço nas microrregiões monitoradas.

Estimativa e monitoramento de colheita de soja

Com a colheita de Milho em andamento, prossegue o boletim,  é possível trazer dados parciais da operação na região Oeste da Bahia. Até o presente momento, foram colhidas uma área correspondente a 48 mil ha de milho na região. Quando comparado com a Safra 2022/23, o atraso na operação se evidencia por conta dos problemas climáticos enfrentados no estabelecimento da cultura no início da Safra (atraso da semeadura e replantio), bem como a presença das chuvas no período de colheita em certos períodos no final do ciclo.

*Com texto da área técnica da Aiba.

#ColheitaDeGrãos #Safra2023/2024 #CerradoBaiano #Soja #Milho #Produtividade #Agricultura #Bahia #Aiba #MonitoramentoDeColheita #Estimativa #ClimaAgrícola #DesempenhoAgrícola

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário