Português (Brasil)

BRASIL E CHINA - Sanidade e qualidade das proteínas animais brasileiras são realçadas na China

BRASIL E CHINA - Sanidade e qualidade das proteínas animais brasileiras são realçadas na China

Data de Publicação: 24 de março de 2023 15:05:00 Foi em seminário que contou com apresentação do presidente da ABPA, Ricardo Santin, e do presidente da ABIEC, Antônio Camardelli #brasil e china #abiec #abpa #ricardo santins #antonio camardelli #carnes brasileiras

Compartilhe este conteúdo:

 

Redação

A comitiva brasileira liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participou, nesta sexta-feira, em Pequin,  do Seminário China Brazil Animal Protein Seminar. Participaram também do evento, além do Mapa,  representantes da Associação Brasileira de Proteína Aninal (ABPA), Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (ABIEC), Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Pequim.

O seminário contou com apresentação do presidente da ABPA, Ricardo Santin, juntamente com o presidente da ABIEC, Antônio Camardelli, que abordaram pontos e demandas sob o ponto de vista brasileiro e chinês

 O evento também contou com apresentações do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; da diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana e do diretor do Departamento de Saúde Animal, Eduardo de Azevedo Pedrosa Cunha. Também estiveram presentes o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, e o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa.

Na ocasião, as cadeias produtivas da avicultura, da suinocultura e da bovinocultura reforçaram seu compromisso com a qualidade, a biosseguridade e a sustentabilidade da produção, no apoio à segurança alimentar da população chinesa.

Ricardo Santin, presidente da ABPA (Foto: ABPA)

 

O seminário ainda recebeu apresentações de líderes dos órgãos chineses relativo importação e inspeção de alimentos – Maddam Yu Lu, vice-presidente da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA China); Ma Chuang, vice-presidente do World Poultry Science Association - Asia Alliance; Chen Wei, vice-presidente permanente e secretário-geral da China Meat Association (CMA – China); e Wang Xin, Presidente da China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association (CIQA – China).

- Os líderes dos órgãos chineses são uma amostra da alta qualidade dos stakeholders presentes no seminário, que abordou perspectivas brasileiras e chinesas para a segurança alimentar e o reforço das parcerias.  É mais um resultado positivo da missão preparatória liderada pelo Ministro Fávaro, que já alcançou grandes resultados com a reabertura de mercado para o setor de bovinos e a reabilitação de uma planta de carne de frango brasileira, até então suspensa - avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango e de carne suína.  Apenas em 2022, o país importou volumes superiores a 1 milhão de toneladas das duas proteínas, gerando divisas superiores a US$ 2,5 bilhões de dólares para o Brasil.

*Com informações da Ascom/ABPA.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário