Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
BAHIA FARM SHOW 2024 – Nova edição é lançada sob o clima de muito otimismo e bons resultados da safra 2023/2024 no Cerrado baiano
Data de Publicação: 5 de abril de 2024 17:54:00 BAHIA FARM SHOW 2024 – Nova edição é lançada sob o clima de muito otimismo e bons resultados da safra 2023/2024 no Cerrado baiano #BahiaFarmShow #Agricultura #Agropecuária #FeiraAgrícola #DesenvolvimentoRegional #TecnologiaAgrícola #OtimismoNoAgro #CerradoBaiano #ProduçãoRural #InovaçãoNoCampo #EconomiaRegional #Safra2023/2024 #AgroBrasileiro #NegóciosRurais #InfraestruturaAgrícola #FomentoAoAgro #EventoAgrário #ParceriasNoCampo #DesenvolvimentoSustentável #AgroNegócio
![]() |
Centro-Oeste Farm News é media partner da Bahia Farm Show |
Por Antônio Oliveira
Crise, que crise? Quebra de safra, que quebra de safra?
É sob o sentimento de otimismo, coragem e determinação que sempre caracterizou os produtores rurais do Cerrado baiano, que fizeram da região uma das mais diversificadas, tecnológicas e produtivas do Brasil, que a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e parceiros apresentaram na noite nesta quinta-feira, 4 de abril, a 18º dição da Bahia Farm Show, que neste ano vai ocorrer entre os dias 11 e 15 de junho. O evento de apresentação da feira para jornalistas da região e do Brasil; produtores rurais e lideranças políticas locais e estaduais aconteceu na moderna sede avançada da Aiba no Complexo Bahia Farm Show, na zona rural da cidade de Luíz Eduardo Magalhães. O encontro teve transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
Sob o tema “Agro: a Herança do Brasil”, a feira deste ano, conforme seus organizadores e coordenadores, espera superar o público visitante que foi de pouco mais de 100 mil pessoas e manter o total de R$ 8 bilhões movimentados na edição do ano passado. Pode até ser maior, levando-se em conta que a redução de safra na região devido as adversidades climáticas registradas no final do ano passado foi menor que 5%. Otimismo é o que não falta ao presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, o produtor rural Odacil Ranzi, conforme ele expressa em entrevista a este site.
- Expectativa muito grande, haja vista que o nosso planejamento está em plena execução dentro do que esperamos, inclusive batendo o recorde de expositores que, no ano passado, foi de 411 estandes e neste ano chegamos ao número de 458, com mais de 200 novos expositores na fila de espera, que deverão ser atendidos pela nova diretoria da Aiba no início do ano que vem, quando ela toma posse – disse Ranzi nesta entrevista.
Ainda conforme ele, questionado sobre os reflexos que a redução de safra em todo o Brasil poderia ter na Bahia Farm Show deste ano, Odacil Ranzi atribuiu as boas condições edafoclimáticas da Bahia para a produção rural a “uma Bahia Abençoada por Deus”.
- Nós tivemos muitos problemas entre outubro e novembro do ano passado, mas a colheita está sendo surpreendente. Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia será recordista em soja. Mas aqui no oeste da Bahia, nós não temos apenas o soja. Nós temos o café; temos o feijão gurutuba que é muito forte; nós temos uma cultura nova, mas com uma presença enorme na safrinha, que é sorgo; nos temos o mileto; somos, hoje, um grande produtor e exportador de sementes de braquiara (espécie de capim), entre outros produtos ( a exemplo do café, de frutas e pecuária) – pontuou a liderança rural.
Novidade
Sobre as novidades a serem apresentadas neste ano, no âmbito da organização do evento, o Presidente da Bahia Farm Show enfatizou que todo o ano a feira se inova.
- Nós vamos ter uma mega ilha no acesso de frente a BR-020; estamos ampliando a capacidade dos banheiros, que é uma reivindicação do público visitante e que no ano passado foi um grande gargalo; estamos construindo uma capela e reformando todo o cabeamento aéreo e reforçando a internet no Complexo e estendendo o asfalto, meio-fio e gramado para a nova ilha – disse.
A feira, como lembrou Odacil Ranzi nesta entrevista ao site Centro-Oeste Farm News, “graças aos investimentos com recursos da Aiba, dá lucro, mesmo que pequeno, e com esse lucro e de outras fontes como a do Governo da Bahia, crescemos mais de 50% em relação a edição que o antecedeu na gestão da Aiba.
Como é praxe, toda feira é o momento certo dos produtores e governos - dos três entes federados -, sentarem-se a mesa, sob o clima de confraternização de feira para expor e cobrar demandas para o desenvolvimento do agro na regão e melhorias estruturais, principalmente de logística.
- Sempre a gente apresenta uma pauta de reivindicação porque o oeste da Bahia é muito grande. E um tema palpitante diz respeito a energia elétrica. Mas, hoje, nós estamos com a promessa do Presidente , da Coelba (que esteve reunidos com diretores da Aiba recentemente), que foi o investimento de R$ 13 bilhões que será feito na região, o que pode aumentar em 70% a oferta de energia, significando um grande impulso para a oeste da Bahia. Esta pauta ficará no passado - disse.
O Presidente da Bahia Farm Show e da Aiba também citou a questão da Internet rural, levando-a às propriedades com qualidade; do aumento dos recursos do PRODEAGRO (Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária); da construção de estradas e de pontes, “continuando uma parceria que vem dando certo”.
- Nós temos uma característica que faz inveja a outras regiões agrícolas do país. Muitos perguntam como é que uma associação constrói pontes e estradas? É a parceria que temos com o Governo do Estado, inclusive com recursos do PROAGRO – apontou Odacil Ranzi.
Odacil citou ainda, como item a ser reivindicado dos poderes públicos, a questão do aeroporto, uma demanda antiga tanto de Barreiras, no Vale, quanto de Luís Eduardo Magalhães, em terras altas. Citou ainda, como exemplo de parceria com o Governo do Estado, o Programa Operação Safra que leva a segurança pública às propriedades rurais durante cada safra.
![]() |
Antônio Oliveira entrevista Luís Rezende e Odacil Ranzi (Foto: Cerrado Comunicação)
|
Presença oficial
O Governo da Bahia esteve presente ao evento de lançamento da Bahia Farm Show 2024 por meio da Secretaria de Agricultura do Estado (SEAGRI), representada pelo chefe de gabinete da pasta, Luís Rezende.
Centro-Oeste Farm News também o entrevistou, a princípio argumentando – sem viés partidário, mas expondo um fato - que os 16 anos dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa se constituíram nos melhores em atenção para o Cerrado baiano.
- E o atual, Jerônimo Rodrigues, como vê e que propostas tem para o Cerrado baiano?
- O governador Jerônimo é Engenheiro Agrônomo, conhece a realidade agropecuária baiana e é sensível a causa, reconhecendo a força do Agro para a economia do Estado e tem sido parceiro dos produtores rurais do oeste da Bahia por meio de investimentos em infraestrutura, pesquisas entre outros.
Luís Rezende falou também de um dos grandes gargalos do desenvolvimento do oeste da Bahia, que tem como como polos principais Barreiras e Luís Eduardo Magalhaes. Aliás, dois municípios que há muitos anos disputam sediar um aeroporto estruturado, conectado a região a outras partes do Brasil. Respondeu ainda sobre a Ferrovia Leste-Oeste, em processo de construção e que vai conectar a região agrícola do oeste da Bahia as demais regiões do Brasil e aos principais portos brasileiros.
- Tudo que impacta o Agronegócio é de interesse da Secretaria de Agricultura, é do interesse do Governo do Estado. A Ferrovia Leste-Oeste é extremamente importante para o escoamento da produção. Eu acho que com essa transversalidade entre Governo do Estado e Governo Federal pode-se apressar a conclusão da Ferrovia. E com relação ao aeroporto nós, junto com a Aiba, vamos buscar junto ao governador Jerônimo uma solução para a questão – garantiu.
“A herança do Brasil
Em sua fala aos jornalistas e público presentes, o vice-presidente da Aiba e a partir de janeiro do ano que vem novo presidente da Aba e da Bahia Farm Show – a entidade tem com regra evitar “bater chapa” -, Moisés Schimidt, discorreu sobre o tema do evento neste ano. Ele disse acreditar que a escolha deste tema – “Agro: a Herança do Brasil” -, corrobora com o sentimento dos produtores rurais e de quem já teve a oportunidade de prestigiar a feira.
- Trazemos o legado da tradição das nossas famílias, dos pioneiros que se dedicaram ao campo, reconhecendo o sucesso do passado, mas por meio da tecnologia, pensando no futuro. Fico hoje honrado e feliz de saber, como a segunda geração, que já está assumindo os negócios de seus pais, fazendo a diferença - enfatizou.
![]() |
O auditório da Aiba ficou lotado de jornalistas, lideranças e
prodtores rurais (Foto: Ascom/Aiba)
|
Alessandra Zanotto, vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Bahia Farm é um modelo de sucesso que impulsiona o desenvolvimento regional, tornando-se o cartão postal e a referência da região.
- A Abapa tem o orgulho de trabalhar em parceria para tornar o agronegócio regional ainda mais forte e com um futuro promissor - destaca.
Zirlene Zuttion, vice-presidente da Fundação BA (braço de pesquisa do agronegócio na região) falou sobre a importância da feira agrícola para a difusão da pesquisa e da tecnologia.
- Esse é o momento de mostrar o que nós fazemos para apoiar o crescimento da nossa produção agrícola. Nossos laboratórios estão ao lado do complexo, e a Bahia Farm é a nossa vitrine, que faz com que os nossos resultados cheguem na ponta, até os produtores.
Já para o representante da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fábio Martins, a Bahia Farm Show é o momento mais importante do ano, de mostrar tudo o que foi preparado, de levar o melhor de tecnologia de ponta em máquinas para o agricultor.
- Para nós, é um prazer ver o crescimento dessa feira e a cada ano, mais empresas e expositores querendo estar presentes no evento - disse.
Infraestrutura
De acordo com o coordenador da Bahia Farm Show, Luíz Pradella, uma cidade para ser inteligente deve ser construída para ser a vitrine da tecnologia agrícola.
- Para isso, a organização da Bahia Farm tem trabalhado para, a cada nova edição, aperfeiçoar a infraestrutura oferecida aos expositores e visitantes.
Ele explicou que neste ano a novidade é a ampliação dos banheiros e da área do estacionamento com capacidade para mil vagas, além do reforço para maior segurança das redes elétrica e de comunicação.
O evento conta com ruas cobertas para proteção do sol e 100% pavimentadas, e contará nesta próxima edição com uma capela na praça central com estrutura de 40 m² e paisagismo totalmente remodelado. A feira vai disponibilizar, em sua infraestrutura, as áreas de alimentação e convivência, como restaurantes, praças de alimentação, ilhas de food truck, espaço para a agricultura familiar, com a comercialização de artesanato e produtos do campo, área de playground e “fazendinha” para as crianças, passeios pagos de balão e helicóptero e a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira. O evento disponibiliza segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno e acesso facilitado e sem filas com o ingresso digital.
Quem faz
A Bahia Farm Show 2024 é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).
![]() |
Centro-Oeste Farm News é media
partner da Bahia Farm Show
|

DEFESA DA COTONICULTURA - Brasil fortalece posição do algodão em encontro na Europa
Em meio a tensões comerciais e novas legislações, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão busca promover o algodão brasileiro como uma alter Saiba Mais +
CAFÉ EXPORTAÇÃO - A trajetória de um empresário palmense no mercado cafeeiro internacional
A jornada de Cristiano Abdalla, empresário de Palmas, a mais nova cidade planejada do Brasil: da tradição familiar ao mercado internacional com o Har Saiba Mais +
PIAUÍ: Balança comercial registra superávit de r$ 410,8 milhões em março
Exportações do estado somaram US$ 91,5 milhões, com a soja liderando as vendas no mês passado. Municípios que mais contribuíram para as exportações fo Saiba Mais +
COMÉRCIO EXTERIOR: Brasil avança com a aprovação do PL da Reciprocidade, diz CNA
Medida visa proteger as exportações nacionais frente a barreiras comerciais impostas por outros países. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|