Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUISHOW BRASIL 2024 – Evento não é só negócios, é um grande campo de difusão de tecnologias e de reconhecimento
Data de Publicação: 22 de maio de 2024 17:24:00 A Aquishow Brasil é um importante evento que vai além do comércio, destacando inovações e homenageando profissionais do setor. Juliana Lopes e Francisco Medeiros foram reconhecidos com o “Prêmio Personalidades da Aquicultura”. O evento também premiou inovações em Academia, Produção, Beneficiamento e Sustentabilidade. A Fish Code, orientação de Fábio Sussel, exemplifica como a tecnologia pode educar consumidores e melhorar o setor. A feira promove networking e fortalece a aquicultura brasileira
![]() |
Juliana Lopes, uma das duas personalidades da aquicultura Aquishow 2024 (Foto: Antônio Oliveira)
|
Por Antônio Oliveira
A Aquishow Brasil não é apenas um evento de comércio de tecnologias, serviços, máquinas e implementos para a aquicultura, sobretudo para a piscicultura. É também um imenso campo de conhecimento, difusão de novas tecnologias – resultados de pesquisas – e desenvolvimento. Além disso, é uma homenagem ao mérito para quem pensa e faz a aquicultura brasileira cada vez maior e melhor. O evento tem dois braços nesse quesito: o “Prêmio Personalidades da Aquicultura” e o “Inovação Aquícola”.
- Foi uma disputa bem acirrada, o que mostra que as meninas que estavam concorrendo também são ótimas, a gente tem que reconhecer isso. São trabalhos lindos. Mas eu fiquei muito, muito feliz porque senti (sua votação) como um carinho e um reconhecimento do meu trabalho. Não acredito ser uma personalidade, eu levo isso como um puro reconhecimento do trabalho – disse a este portal Juliana Lopes, diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União, da Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Juliana é zootecnista pela Universidade Federal de Alagoas e está no Ministério há 14 anos. Ela já foi entrevistada por este portal, na série “Mulheres da Aquicultura”, cujas primeiras 13 entrevistas tornaram-se livro (“Elas na Aquicultura”), de autoria deste jornalista e escritor.
- Antônio, a gente trabalha no dia a dia sem essas expectativas de reconhecimento e de prêmios. A gente trabalha dentro dos propósitos de resultados. Hoje eu estou como presidente executivo da PeixeBR. O Conselho de Administração e os associados estabelecem, através de assembleias e reuniões, as ações que necessitam ser feitas e nós as executamos. Fico muito feliz quando executo na integralidade os projetos. Temos conseguido, nesses últimos 10 anos, fazer as entregas que o setor de associados nos proporciona. Quando vem um prêmio desse, que é um prêmio extra comercial, extra curricular, que é o reconhecimento do setor e não o reconhecimento dos associados – disse, por sua vez, o outro eleito nesta categoria, Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). Francisco Medeiros também é empresário do ramo da piscicultura.
![]() |
Mais de 100 empresas estão buscando negócios na feira, atraindo produtores de quase todo o Brasil (Foto: Antônio Oliveira)
|
De volta a Juliana Lopes, ela destaca a importância de eventos como a Aquishow e premiações como o “Personalidade da Aquicultura” para quem trabalha no desenvolvimento da aquicultura brasileira.
- Então, Antônio, a feira em si é maravilhosa. Nos permite uma rede de contatos muito grande. Aqui a gente encontra pessoas com quem só se fala por telefone ou WhatsApp. Aqui a gente pode receber as pessoas no nosso estande (do MPA), receber um feedback do trabalho que a gente faz o ano inteiro lá de Brasília, né?
Ainda conforme Francisco Medeiros, o prêmio proporciona ao homenageado mais forças para continuar “trilhando esse caminho, principalmente porque é meu trabalho, é a minha função”.
- O meu objetivo primário tem um slogan muito simples: “melhoria da competitividade da piscicultura, ponto final”. Por isso que a gente segue isso e a cada dia, por melhor que sejam os resultados do produtor, os resultados da indústria, o resultado do mercado, nós temos que melhorar, porque há sempre espaço para melhoria.
Sobre a importância de eventos como a Aquishow e estes reconhecimentos para o processo de construção da piscicultura brasileira, Medeiros reflete:
![]() |
Praça de alimentação da Aquishow Brasil 2024: pessoas de quase todo o Brasil se fazem presentes no evento (Foto: Antônio Oliveira)
|
- Se você andar pela feira, verá que grande parte dessas empresas são associadas da PeixeBR. Muitas vezes a pessoa fala: “Francisco, mas qual o benefício? O que a PeixeBR pode fazer por nós?” Por você, eu não sei. Mas se eu contribuir para aumentar a atividade no Brasil, você ganha esses resultados. Então, essa é uma construção coletiva. Isso aqui é fundamental, principalmente para a troca de experiência. Nós temos dois tipos de público aqui, Antônio. Nós temos o público que se autodenomina como o senhor do conhecimento e que está aqui com o propósito de disseminar o seu conhecimento. Essa pessoa pouco aproveita aqui. E nós temos um outro público, felizmente o maior, que vem com sede de trocar experiências. Porque o mais importante aqui não são as palestras. O mais importante é o cafezinho enquanto você conversa. Você é do Mato Grosso do Sul, conversa com o produtor de Minas, com o produtor de Paulo Afonso, com o produtor do Amazonas. Essa troca de experiência não tem preço, literalmente. Então, para quem vem aqui com sede de fazer o seu negócio melhor, de ganhar mais dinheiro, de fazer esse negócio crescer, esse é o palco correto – concluiu.
Inovação Aquícola 2024
Esta categoria tem quatro vertentes: Academia, Produção, Beneficiamento e Sustentabilidade. Resultados abaixo:
Academia
1º Lugar - Amanda Rodrigues Magnabosco
2º Lugar - Maria Luiza Rodrigues de Souza
3º Lugar - Marcelo Ricardo de Souza
Produção
1º Lugar - Wagner Chakib Camis
2º Lugar - Ulisses Marcel de Freitas Marcelino
3º Lugar - André Augusto
Beneficiamento e/ou Produto Final
1º Lugar - Marilaine Del Pintor Sanches
2º Lugar - Marilaine Del Pintor Sanches
3º Lugar - Katia Mastroto
Sustentabilidade
1º Lugar - Ricardo Garcia
2º Lugar - Fábio Rosa Sussel
3º Lugar - Ivan Mota Lee
![]() |
Fábio Sussel, 2º lugar na categoria Sustentabilidade do premio Inovação Aquícola 2024 (Foto: Antônio Oliveira)
|
O zootecnista, comunicador e pesquisador do Instituto de Pesca de São Paulo, que não é inédito nessas premiações da Aquishow, Fábio Sussel, segundo lugar na “Sustentabilidade”, fala sobre o reconhecimento do seu trabalho.
- A importância (do prêmio) é, especialmente, no sentido de quebra de paradigmas, onde não necessariamente é obrigatório ter uma pesquisa científica para fazer inovação tecnológica. A Fish Code, que é uma plataforma que educa e orienta os consumidores de pescado, uma plataforma online, foi concebida a partir de conhecimentos já existentes, através de conhecimento multidisciplinar, que envolve vários profissionais, inclusive alguns que não entendem nada de pescado, mas que entendem de inteligência de internet e de tráfego de dados. E aí a junção dessas expertises é que foi formatando essa ferramenta, que é uma ferramenta de utilidade pública, praticamente, onde educa e orienta a população a consumir mais pescado, a consumir de forma certa, a pagar um preço mais justo pelo pescado. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo profissional de tecnologia da informação, Marcelo Monteiro, com a orientação de Fábio Sussel. Orientação que proporcionou a eleição do pesquisador.
Sobre a importância da Aquishow e suas premiações para a aquicultura brasileira, o cientista diz:
- É nesse tipo de evento que a gente tem contato com os produtores. E é aí que a gente colhe as reais dores, as reais demandas que o setor produtivo está precisando. É fundamental a participação de empresas de pesquisa como o Instituto de Pesca, Embrapa, as universidades, porque é aqui que a gente nivela o que precisamos fazer nos nossos laboratórios para atender a demanda do setor produtivo – concluiu.
![]() |
Este site é Media partner da Aquishow Brasil 2024 |
#AquishowBrasil #Aquicultura #Piscicultura #Inovação #Tecnologia #Prêmios #JulianaLopes #FranciscoMedeiros #PeixeBR #Sustentabilidade #FishCode #Networking #DesenvolvimentoAquicola #Eventos #Reconhecimento #Academia #Produção #Beneficiamento #Feira #MPA #Pesquisa #AquiculturaBrasileira

PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +
AQUISHOW BRASIL 2025: Evento oferece o curso voltado para a sanidade e avanços na tilapicultura
Especialistas renomados compartilham conhecimentos sobre doenças e estratégias de controle na tilapicultura. Saiba Mais +
ESTRUTURAÇÃO: Bahia Pesca busca o fortalecimento da piscicultura no oeste baiano
Encontros estratégicos visam organizar a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento econômico local. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|