Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
AQUISHOW BRASIL 2023 - Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura e Amazônia Ocidental é a campeã do 3º Prêmio Inovação Aquícola
Data de Publicação: 29 de maio de 2023 14:23:00 As tecnologias inscritas passaram pelo crivo de uma comissão de notáveis. Eles utilizaram o Manual de Inovação de Oslo como um dos critérios de seleção. O Prêmio Inovação Aquícola visa reconhecer iniciativas capazes de provocar mudanças em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira #aquishow brasil 2023 #inovação aquícola #premio inovação #embrapa
Redação
No último dia 25 foi uma noite de festa na Aquishow Brasil 2023 , evento realizado entgre os dias 23 e 25 deste mês, em São José do Rio Preto/SP. Uma tecnologia desenvolvida pelas unidades de pesquisa Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) e Amazônia Ocidental (Manaus-/AM) foi a grande vencedora do 3º Prêmio Inovação Aquícola, na categoria Produção. O "Serviço de sexagem molecular para identificação sexual dos peixes nativos da Amazônia", que tirou o primeiríssimo lugar, é um trabalho realizado pelos pesquisadores Eduardo Varela, Fernanda O'Sullivan e Gilvan Ferreira da Silva.
- O Prêmio Inovação Aquícola é como um Oscar para o setor, pois reconhecemos os trabalhos mais inovadores em várias áreas da cadeia produtiva de pescados - explica Marilsa Fernandes, uma das organizadoras do evento.
![]() |
Fernanda O'Sullivan: "A Embrapa existe para isso" (Foto: Eduardo Sanches)
|
Na categoria Produção também concorreram as tecnologias "Aquicultura 4.0" e "Produção orgânica de camarões". Além dessa categoria, o 3º Prêmio Inovação Aquícola também contemplou as categorias Academia, Beneficiamento e Políticas Institucionais. Ao todo, 22 trabalhos foram inscritos. A entrega dos troféus aconteceu na última quinta-feira, penúltimo dia da Aquishow Brasil.
Para Fernanda, o prêmio foi importante para sinalizar que a equipe está no caminho certo no desenvolvimento de tecnologias que tenham impacto na aquicultura.
- A Embrapa existe para isso! Trabalhamos e nos esforçamos para isso. Geramos uma boa tecnologia que vai ajudar o setor produtivo. É a realização de um sonho desenvolver uma tecnologia de impacto. Eu me cobrava muito por isso - comenta ela.
Já seu colega, Eduardo Varela, sente uma sensação de dever cumprido.
- É uma sensação de dever cumprido na Embrapa, reconhecimento do trabalho no setor produtivo, orgulho, alívio e principalmente um combustível renovado para fornecer novas entregas e benefícios a aquicultura no Brasil - afirma.
A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem também destaca a importância da ciência voltada para o setor produtivo.
- O prêmio consolida o alinhamento da Embrapa às demandas do setor produtivo com mais uma entrega significativa para a ciência e a utilização comercial de nossas espécies nativas - sublinha ela.
Não é a primeira vez que a Embrapa Pesca e Aquicultura é uma das finalistas do prêmio. Ano passado, a tecnologia do Entreposto Móvel de Pescado (EMP), da pesquisadora Patrícia Chicrala, foi vice-campeã na categoria Beneficiamento e Produto Final. Em 2019 foi a vez do pesquisador Lucas Torati levar o terceiro lugar na categoria Academia, com sua pesquisa sobre Reprodução de Pirarucu.
As tecnologias inscritas passaram pelo crivo de uma comissão de notáveis. Eles utilizaram o Manual de Inovação de Oslo como um dos critérios de seleção. O Prêmio Inovação Aquícola visa reconhecer iniciativas capazes de provocar mudanças em toda a cadeia produtiva da aquicultura brasileira e aproximar o setor produtivo da pesquisa.
- Buscamos valorizar de forma direta os projetos que contribuem com a evolução de toda a cadeia da aquicultura no Brasil, principalmente as apresentadas pelos produtores, que muitas vezes criam e desenvolvem soluções práticas para problemas e situações do cotidiano da atividade - conclui Marilsa.
*Fonte: Comunicação da Embrapa Pesca e Aquicultura.

SORGO: Nova cultivar supera 6 toneladas por hectare e chega ao mercado com alta produtividade
Com potencial de produtividade superior à média nacional, o híbrido mostra bom desempenho em regiões com restrições hídricas. Saiba Mais +
CONTROLE DE DOENÇAS - Evolução do fungo causador da antracnose do milho é analisada em estudo internacional
Pesquisadores de 17 países identificam linhagens do Colletotrichum graminicola, revelando impactos da ação humana na disseminação global do patógeno. Saiba Mais +
ESPECIAL - Abapa homenageia Embrapa em momento histórico de contribuição ao algodão na Bahia
A celebração do Jubileu de Prata da Abapa destaca o papel fundamental da Embrapa Algodão, que completa 52 anos, na evolução da cultura do algodão na B Saiba Mais +
EMBRAPA NO ESPAÇO: O Voo das mulheres e a inovação agronômica
Clique aqui e confira mais detalhes sobre EMBRAPA NO ESPAÇO: O Voo das mulheres e a inovação agronômica Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|