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AGRISHOW 2023 – Novo giro pelos principais acontecimentos desta quinta-feira, 4, na maior feira de agro do Brasil

AGRISHOW 2023 – Novo giro pelos principais acontecimentos desta quinta-feira, 4, na maior feira de agro do Brasil

Data de Publicação: 4 de maio de 2023 15:44:00 Uma prévia das vendas e financiamentos de máquinas, insumos e insumos. O clima apesar de algumas travas no atual momento político e econômico do Brasil é de otimismo e feira. Um “resumão” #resumão Agrishow #agrishow 2023 #balanço de vendas #negócios #finaciamentos

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Redação

Fotos da assessoria de imprensa da Agrishow

Parcerias

As fabricantes de máquinas vieram preparadas para realizar negócios durante a Agrishow 2023, que se encerra nesta sexta-feira, dia 5 de maio. A Baldan, por exemplo, além das linhas tradicionais que todas praticam no mercado, oferece uma linha de financiamento diferente, com equalização de taxa (flet), com 12,5% para os compradores (80% dos negócios para os revendedores nos primeiros dias) e a empresa complementa com mais 3%.

- O índice de 12,5% ainda é alto, mas está melhor do que a taxa atual praticada no mercado - diz o diretor financeiro Eduardo Fernandes.

Além disso, há uma linha própria para aquisição de dois produtos (uma pulverizadora e uma plantadeira) na feira, exclusivamente para as revendas da marca. Nessa linha foram usados 25% de R$ 30 milhões disponibilizados. 

 

A Kuhn tem parceria com o DLL, com taxa de 9,90% da Agrishow até o final de maio, para pagamento em até 36 meses, e taxa de 12,5% para cinco anos.

- Tivemos bastante procura pelos produtores rurais, via revenda - afirma a analista comercial Luciane Lechiu.

A condição oferecida tem ajudado a alavancar os negócios. A Kuhn também está lançando na feira – e fazendo simulações – um consórcio com o Bradesco (até 90 vezes), que deverá entrar em operação pós-evento. 

A Jacto tem parceria estreita com o DLL, praticando uma linha similar ao Moderfrota (esta do governo federal), com taxa de 12,5%, mas com o cliente financiando até 85% do valor do negócio e pagando 15% à vista, com pagamento em até 60 vezes.

- Está surtindo efeito e fizemos bons negócios, pois o produtor precisa de maquinários para a próxima safra - informa o gerente nacional de vendas da Jacto, Marcos Aukar. Por meio dessa parceria foram realizadas 40% das vendas da empresa na feira, nos primeiros dias. 

Além dos bancos tradicionais, a Jumil fez um convênio especial com o Banco do Brasil, o BB Agro Parceria, com taxa de juros final de 14% ao ano. Segundo a coordenadora financeira, Andrea Silvestre, o convênio ajudou nas vendas e, nos três primeiros dias, a empresa negociou quase 30% do montante da edição de 2022.

- Os dois últimos dias de feira são os melhores para fechamentos de negócios - garante Andrea. O convênio não possui prazo determinado para terminar. 

- As vendas estão semelhantes ao ano passado e, se tivéssemos juros controlados, a situação seria melhor - garante o membro do Conselho Administrativo da Tatu Marchesan, João Carlos Marchesan.

A empresa faz financiamento com todos os bancos e os juros são negociados caso a caso, segundo Marchesan. 

A Stara Financeira é uma instituição de negócios exclusiva para financiar as concessionárias da Stara, que vão desde pagamentos semestrais (taxa de 13,5%) em planos de 24 e 36 meses até 6 anos (12,5% para o anual). Os recursos são oriundos da própria empresa e do BNDES. Essas condições são responsáveis por 40% dos negócios da Stara na Agrishow, segundo o coordenador nacional da Stara Financeira, Oberdan de Oliveira da Roza.  

Tecnologias para pequenas propriedades

A tecnologia que facilita a vida do produtor de pequenas propriedades tem espaço dentro da Agrishow 2023  e as expectativas das empresas são bastante positivas para esta edição da feira. Cortadores de grama, geradores, roçadeiras, sopradores, motosserras, lavadoras de alta pressão e ferramentas multifuncionais são alguns dos equipamentos oferecidos pelas expositoras com foco na agricultura familiar, construção civil, floresta e jardim.

- Estivemos na edição de 2019 e voltamos este ano com boas expectativas. A movimentação tem sido boa nos primeiros dias de feira e estamos com foco no fechamento de negócios nestes dois últimos dias - afirma Patrícia Rollwagen, coordenadora de Marketing na Toyama do Brasil.

Além das vendas e prospecção de novos clientes, a participação na feira é vista pelas empresas como uma oportunidade de troca. 

- Nosso propósito se fortalece em momentos de troca com nossos clientes e parceiros, absorvemos as constantes demandas e seguimos com o foco em evoluirmos os resultados - diz o diretor de Marketing da Stihl, Rafael Zanoni.

Fluxo de visitantes dentro das expectativas e atenção especial ao fechamento de negócios na reta final. Para Veridiana Maia, da equipe de Marketing da Husqvarna, a presença da empresa reforça o espaço e a importância que o pequeno agricultor tem na programação da feira. “O produtor que pratica a agricultura familiar ou de subsistência entende as vantagens de lançar mão de tecnologias variadas nos equipamentos que utiliza na sua propriedade. São equipamentos que permitem sair do trabalho manual e evoluir, alcançando maior produtividade e resultados - afirmou.

Navarro reeleito

Eduardo Porto Navarro foi reeleito presidente da Câmara Setorial dos Equipamentos de Irrigação (CSEI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e assume a gestão do biênio 2023/2025 com os vice-presidentes Cristiano Del Nero, Antonio Alfredo Teixeira Mendes, Laércio José Lavor, Luiz Paulo Heimpel e Marcos Orlando Germek.  A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (3/5) na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

A CSEI apoia o desenvolvimento de agricultura sustentável com o uso inteligente dos recursos naturais graças à tecnologia agregada aos modernos sistemas de irrigação. Este trabalho ajuda a impulsionar o crescimento do setor e do país, pautando-se em ações como o levantamento da área irrigada e linhas de financiamento específicas e direcionadas como o Programa de Financiamento da Agricultura Irrigada (Proirriga).

- O Brasil precisa aumentar a produção de alimentos para exportação sem afetar o meio ambiente e sem expandir área plantada e um dos caminhos para isso é a irrigação. A CSEI tem realizado um excelente trabalho de esclarecimento sobre irrigação e o uso da água de maneira consciente para melhorar a produtividade na agricultura - observou José Velloso, presidente executivo da Abimaq.

Eduardo Navarro reforçou o apoio da Abimaq ao trabalho da Câmara e ressaltou a educação como um dos focos de atuação da CSEI.

- A irrigação é uma tecnologia que cresce 30% ao ano e rompeu a barreira dos 400 mil hectares irrigados no ano passado. Quando se ultrapassa patamares como esse, dificilmente se volta atrás. A indústria da irrigação está preparada para esse crescimento, temos recursos, inclusive os naturais como a água, mas ainda há um trabalho a ser feito na desburocratização do investimento nessa tecnologia - enfatizou.

Prêmio Agrishow de Startups

Com mais da metade da Agrishow 2023 realizada e muitos negócios concluídos, as empresas expositoras já se preparam para atingir ou superar suas metas de vendas e prospecção. Em três dias, a Cimag, de Matão (SP), fabricante de implementos agrícolas, comercializou R$ 3,5 milhões, do objetivo pretendido de R$ 5 milhões.

- A feira está melhor neste ano, então devemos alcançar nossos objetivos - comemora o gerente comercial, Murilo Zanoni Mancini. 

Um dos clientes da Cimag, Ademir Hoscheidt, é proprietário da Gauchinho Implementos, com unidades em Grajaú e Buriti Branco, no Maranhão. Ele já adquiriu R$ 300 mil em implementos e vai investir outros R$ 700 mil até o final da feira para reforçar o seu estoque para comercialização posterior com os clientes de sua região, durante o ano. “Sempre tenho cliente em vista”, avisa Hoscheidt. 

A Rotoplastyc, de Carazinho (RS), fabricante de rotomoldados e produtos para gerenciamento de líquidos e preparo de calda para pulverização, atingiu 40% do objetivo de negócios na Agrishow, estimado em R$ 1,5 milhão. No ano passado, a empresa comercializou R$ 1,3 milhão. Segundo o coordenador comercial André Sabadini, a baixa do preço do grão de soja deixa o produtor em dúvida sobre os fechamentos das compras, mas ele espera que isso mude nos últimos dias de feira. 

A Timber vendeu seis drones na feira, totalizando R$ 1,5 milhão em negócios, segundo o coordenador da empresa curitibana, Rafael Rodrigues de Lima. A meta é repetir as 22 vendas de 2022, que totalizaram R$ 10 milhões. A Ebara, de Vargem Grande do Sul (SP), comercializa bombas de irrigação e é estreante solo na feira, buscando prospecções de clientes para negócios pós-evento, segundo o gerente comercial Reinaldo Alves. E a S&P Otam, de Porto Alegre, que fabrica ventiladores industriais, trabalha os relacionamentos para futuras negociações, segundo a gerente de marketing Maria Augusta Monteiro. Na feira, a empresa vendeu os seus primeiros ventiladores para plantadeiras. 

Linha amarela

O agronegócio tem sido priorizado pelas fabricantes de máquina de linha amarela (movimentação de terra), tanto no oferecimento de tecnologia, como no acompanhamento de pós-venda e serviços. Essa realidade pode ser comprovada na Agrishow 2023. 

De acordo com Carlos França, líder da CASE Construction Equipament para a América Latina, o agronegócio é hoje um dos seus principais mercados. Atualmente, 15% do volume de máquinas da CASE atende o mercado agrícola.

- A Agrishow é uma vitrine das mais avançadas tendências e inovações para o agronegócio. Cada vez mais as máquinas de construção são requisitadas pelo produtor rural, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação no campo -  destacou. 

Igor Leão, gerente de vendas nacionais da LiuGong da América Latina diz que, já no terceiro dia de evento, o resultado superou o planejamento da empresa.

- Vimos para cá com toda a capacidade que a empresa tem em atender todos os segmentos do agro, como o da construção, na oferta dos maquinários pesados - informa Leão.

- Estar aqui é sempre uma boa iniciativa que nos orgulha - declara. 

 

Na New Holland Construction, o agro representou 16% das vendas da marca nos primeiros quatro meses de 2023, um crescimento de cerca de 3% em relação a todo ano de 2022. Segundo Paula Araújo, líder da New Holland Construction para a América Latina, “os produtores rurais passam a contar com a solução que facilita a gestão de frota e torna a operação das máquinas ainda mais eficiente. Tudo isso nos traz à Agrishow”, emenda. 

Já a Komatsu, de acordo com Chrystian Garcia, diretor de marketing e vendas, vem acompanhando o crescimento nas vendas para o setor ano a ano e, em 2022, registrou 20% das vendas da empresa em equipamentos de construção para o segmento”, diz Garcia, afirmando que estar na feira possibilita informar o produtor e realizar negócios.

Mercado de pneus

O setor de pneus amplia sua participação na Agrishow 2023. Da borracha às esteiras, oferece produtos que atendem toda cadeia produtiva da agropecuária. Com estandes movimentados, os expositores estão otimistas com a as vendas diretas, prospecção de negócios e fixação de marca. 

Focada em inovação, a Michelin espera vender 60% a mais do que a última edição que participaram, em 2019, quando entregaram na semana da feira, 300 unidades. Além disso, já comemoram antecipadamente o volume positivo de reuniões e de contratos para fechamento futuro, como antecipa Cristiane Malta, gerente comercial da marca. 

Sentimento semelhante foi visto no estande da Maggion, que atrai clientes diretos, como produtores rurais e usinas, mas também, distribuidores da marca em todo o Brasil. Everton Carlos de Souza, responsável pelo comercial da empresa, observa que a intenção é fortalecer as relações entre clientes e representantes.

- A Agrishow é um espaço diferenciado e especialmente criado para isso. Aqui podemos apresentar nosso portfólio de produtos, mas também, conhecer e entender melhor as demandas e desejos dos nossos clientes - frisa Souza. 

Representando as marcas Trelleborg e Mitas, a gerente de marketing, Renata Muniz dos Santos, observa que o movimento comercial vem crescendo dia a dia, sendo o terceiro dia do evento um dos pontos altos.

- Tivemos inúmeras reuniões de negócios, recebendo clientes e representantes comerciais das mais diferentes regiões. Acredito que o volume de negócios deve superar a edição da feira passada.

*Com informações da assessoria de imprensa da Agrishow.

 

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