Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Aditivos contribuem para o uso racional de melhoradores sem a perda de desempenho do plantel de suínos
Data de Publicação: 22 de julho de 2022 11:00:00 “O suinocultor precisa estar atento as soluções disponíveis para que o processo de redução do uso de moléculas antimicrobianas não afete a saúde e desempenho dos animais” #suinocultura #saudedosuino #saudeanimal #aditivos #melhoradores
![]() |
A saúde intestinal é fundamental para o bom desempenho
produtivo do plantel (Foto: MCassab)
|
*Informe técnico
As recentes restrições ao uso de melhoradores de desempenho levam os suinocultores a buscar opções que mantém a produtividade e ofereçam bem-estar. Nesse processo, a saúde intestinal é prioridade.
- Problema recorrente nos plantéis, os surtos de doenças causadas por agentes patógenos merecem cuidado sanitário especial. Algumas bactérias afetam diretamente o trato gastrointestinal dos suínos, desviando energia da dieta para manutenção e recuperação animal, dificultando a absorção de nutrientes e levando a perda de desempenho. Em casos mais graves, essas doenças podem gerar grandes perdas econômicas, com elevação da taxa de mortalidade e de conversão alimentar - explica Maria Carolina Toth Tonelli, gerente de produto da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
A especialista da MCassab afirma que a saúde intestinal é fundamental para o bom desempenho produtivo do plantel.
- A saúde intestinal é vital, não apenas a absorção de nutrientes fica comprometida, mas também o sistema endócrino e a resposta imunológica dos animais. O suinocultor precisa estar atento as soluções disponíveis para que o processo de redução do uso de moléculas antimicrobianas não afete a saúde e desempenho dos animais - complementa Toth.
Como eficaz opção para reduzir os impactos causados pelas bactérias, os produtores estão recorrendo a soluções naturais como Bioative Pro, um blend de aditivos nutricionais, contendo probióticos, óleos essenciais e tributirina, substâncias que favorecem o equilíbrio intestinal, contribuindo para a melhor performance e aproveitamento dos nutrientes da dieta. Essas substâncias trabalham de forma sinérgica e são conhecidas por agirem não somente como substitutos de melhoradores de desempenho, já que seu uso pode ser associado a antimicrobianos para a garantia de uma boa saúde intestinal.
- Os óleos essenciais, quando presentes na dieta dos suínos, contribuem na redução de agentes patógenos causadores de doenças, além de auxiliar na diminuição da inflamação intestinal, já os probióticos podem colonizar e favorecer as bactérias benéficas no trato gastrointestinal, que por sua vez ajudam na produção de enzimas, vitaminas vitais e ácidos graxos de cadeia curta para o organismo dos animais e a tributirina atua como fonte de energia para as células intestinais, contribuindo para a modulação do microbioma e manutenção de um intestino saudável - explica Eduardo Lima, coordenador de produto da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Essas soluções podem ser usadas de maneira preventiva e como adjuvante para tratamentos em que haja necessidade de uso de antimicrobianos. A MCassab, presente há mais 50 anos no mercado de Saúde e Nutrição Animal, oferece o BioAtive PRO para reduzir os impactos dos desafios enfrentados pelos suínos ao longo das fases de vida.
- Trata-se de um produto completo para manter a integridade e a saúde intestinal dos animais. Ele deve ser aplicado na ração desde o desmame até a terminação do animal. O produtor deve priorizar um programa nutricional e antimicrobiano de qualidade, evitando assim perdas que impactam diretamente a produtividade - Valéria Moreira, coordenadora de produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
*Texto produzido pela Ascom da MCassab, com edição da redação deste site

ESTRATÉGIA - ABPA lança Relatório Anual 2025 com análises estratégicas para avicultura e suinocultura
Relatório Anual ABPA 2025 oferece análises estratégicas e dados atualizados para o setor de avicultura e suinocultura no Brasil. Saiba Mais + 14.27.43_2e7cdf97.jpg?=2712550-3)
MERCADO EXTERNO - Exportações de genética avícola brasileira crescem apesar da queda no volume
Receita das exportações de ovos férteis e pintos de 01 dia atinge US$ 22,3 milhões em março, refletindo uma valorização significativa, mesmo com a red Saiba Mais +
GRIPE AVIÁRIA – Ministério suspende eventos e criação de aves ao ar livre
O Ministério da Agricultura e Pecuária estabelece novas diretrizes para proteger a avicultura nacional diante do alerta de surtos na América do Sul. Saiba Mais +
MERCADO EXTERNO - Crescimento das exportações de carne de frango e suína no brasil em fevereiro
Brasil registra aumento significativo nas exportações de carnes, com destaque para a demanda internacional. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|