Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
RISCO SANITÁRIO - Revogação da suspensão da importação de tilápia do Vietnã gera preocupação na piscicultura brasileira
Data de Publicação: 27 de abril de 2025 16:36:00 Decisão do Ministério da Agricultura é vista como uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores, enquanto a indústria local se mobiliza para garantir a fiscalização das importações.
![]() |
O cultivo de tilápia no Brasil é realizado de acordo
com os mais rigorosos padrões de sanidade (Foto: Antônio Oliveira)
|
Da redação
O setor da piscicultura brasileira, especialmente a tilapicultura, enfrenta um novo desafio: o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) decidiu revogar a suspensão da importação de tilápia do Vietnã, que estava em vigor desde fevereiro do ano passado devido a medidas cautelares. A decisão, assinada pelo ministro Carlos Fávaro e divulgada no último dia 24, gerou preocupação entre os piscicultores brasileiros.
No documento, Fávaro destaca a consideração das informações fornecidas pelas secretarias de Relações Internacionais e Defesa Agropecuária que respaldaram a revogação da proibição de importação estabelecida em 2024.
A Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) posicionou-se de maneira contrária à nova autorização, alertando que a revogação ignora riscos sanitários anteriormente identificados e ocorre em um contexto de negociações comerciais entre Brasil e Vietnã. Em nota, a PeixeBR enfatiza que a decisão sem garantias adequadas representa uma ameaça à segurança dos consumidores brasileiros.
Francisco Medeiros, presidente da associação, declarou que solicitará ao Mapa a fiscalização e teste de todas as cargas importadas. Medeiros ainda mencionou que o Vietnã utiliza práticas em seus frigoríficos que são proibidas no Brasil, como a adulteração do peso dos filés de tilápia por meio da adição de água. A PeixeBR se comprometeu a realizar análises laboratoriais para identificar essas adulterações.
![]() |
A associação acredita que a liberação da importação de tilápia está ligada à abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, conforme acordos firmados no final de março. Comunicados do governo vietnamita indicam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou gratidão pela negociação e anunciou o compromisso de analisar tecnicamente a possibilidade de importação de outro peixe, o pangasius.
A importação de tilápia do Vietnã havia sido suspensa em resposta a alertas sobre o vírus TiLV, uma doença altamente contagiosa que afeta peixes, além de outras práticas industriais incompatíveis com as normas sanitárias brasileiras. O Ministério da Agricultura ainda não se pronunciou sobre as recentes alegações.
piscicultura, tilapia, importação, Vietnã, segurança sanitária, PeixeBR, Mapa
.png?=2739654-4)
PESCA: Brasil e Chile firmam acordo em prol da sustentabilidade pesqueira
Ministros de Pesca dos dois países assinam Memorando de Entendimento visando regulamentação e colaboração no setor. Saiba Mais +
POLÍTICA: Rodrigo Ayres assume Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins
Rodrigo de Carvalho Ayres é nomeado para fortalecer iniciativas na pesca e aquicultura, com foco em parcerias estratégicas e desenvolvimento sustentáv Saiba Mais +
PISCICULTURA - Parceria do Governo do Tocantins com a SUDAM pode resultar na construção de um frigorífico em Palmas
A construção de um frigorífico em Palmas, antiga demanda do pequeno piscicultor, será capaz de processar 10 toneladas de pescado por dia, promete fort Saiba Mais +TILÁPIA DO VIETNÃ – Ministério Agricultura responde a questionamentos de Antônio Oliveira
Na nota, o Ministério aborda o embargo à importação da tilápia do Vietnã, destacando que a medida não exporá a tilápia brasileira ao risco de contamin Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|