Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
ESPECIAL - Abapa homenageia Embrapa em momento histórico de contribuição ao algodão na Bahia
Data de Publicação: 19 de abril de 2025 08:52:00 A celebração do Jubileu de Prata da Abapa destaca o papel fundamental da Embrapa Algodão, que completa 52 anos, na evolução da cultura do algodão na Bahia.
![]() |
Graças às pesquisas e às condições edafoclimáticas da região,
a Bahia tem uma das melhores fibras do mundo. (Foto: Antônio Oliveira)
|
Da redação
No próximo dia 31 de maio, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) comemorará seu Jubileu de Prata, prestando uma homenagem significativa à Embrapa, que completa 52 anos no dia 26 deste mês, com especial atenção ao seu centro de pesquisa dedicado ao algodão.
A Abapa ressalta que a Bahia, reconhecida como o segundo maior produtor de algodão do Brasil, deve esse status ao esforço coletivo de diversas mãos. Entre essas, destacam-se os cientistas que buscam incansavelmente as melhores variedades do algodão, adaptadas às condições climáticas e do solo do Cerrado baiano. Em 2025, a Embrapa Algodão celebrará 50 anos de contribuição à agricultura, sendo essencial para que o Brasil se torne um ator global na produção de algodão.
- A história do algodão na Bahia reflete a evolução da ciência agrícola, sustentada pela colaboração mútua entre o setor produtivo e a pesquisa pública e privada. A Embrapa é uma protagonista dessa transformação, que levou o Oeste baiano ao topo em produtividade e qualidade de fibra - afirma Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa.
Ela observa que a coincidência do cinquentenário da Embrapa Algodão com os 25 anos da Abapa demonstra a parceria sólida que contribuiu para o avanço da cotonicultura no estado.
Um passo importante
Atualmente, o desafio enfrentado por produtores, pesquisadores e a indústria é desenvolver variedades que sejam mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, e que garantam a qualidade superior da fibra baiana. Nos anos 90, a prioridade era criar materiais adequados para a região, comenta Eleusio Curvelo Freire, pesquisador da Embrapa. Ele recorda que, em 1999, ao visitar o Cerrado da Bahia, percebeu um grande potencial na cultura do algodão, que não apresentava os problemas de apodrecimento enfrentados em outras regiões.
![]() |
Colheita da safra 2023;2024 na Fazenda Agro Basso,
em Luís Eduardo Magalhães (Foto: Antônio Oliveira)
|
- Com o apoio da Fundação Bahia, estruturamos um programa de melhoramento voltado para as condições locais. A partir de 2000, os resultados começaram a aparecer, com cultivares adaptadas que hoje alcançam médias de produtividade de até 420 arrobas por hectare - afirma Freire.
O Cerrado baiano se tornou um verdadeiro laboratório para a cotonicultura tropical. Daniel Ferreira, chefe-geral interino da Embrapa Algodão, ressalta que a Bahia tem um papel significativo nesse contexto, não só como campo de atuação, mas também como um dos principais polos de inovação. Os programas de pesquisa têm um impacto direto na produtividade, qualidade da fibra e sustentabilidade do setor.
![]() |
O Cerrado baiano conta com razoável parque industrial
para o processamento primário do algodão (Foto: Antônio Oliveira)
|
As inovações na pesquisa incluem o desenvolvimento de cultivares transgênicas, manejo integrado de pragas, rotação de culturas e estudos sobre o carbono no solo em diversas condições. Em parceria com a Abapa, a Embrapa também investe em técnicas para quantificar o carbono no solo, fundamentais para práticas agrícolas sustentáveis.
Além de sua atuação no Cerrado, a Embrapa Algodão também promove projetos de algodão agroecológico no semiárido da Bahia, apoiando a agricultura familiar, especialmente no Território do Sisal.
- Assim, estamos criando um modelo de cotonicultura que une alta performance com inclusão produtiva, adaptado à diversidade das realidades baianas - conclui Ferreira.
Com informações da Abapa Algodão.
Abapa, Embrapa, Algodão, Bahia, Pesquisa Agrícola, Sustentabilidade, Cotonicultura.
PUBLICIDADE
|
Para comprar clique no banner,
|

CIÊNCIA - Pesquisadores brasileiros criam curativo sustentável a partir de resíduo da indústria pesqueira
Inovação em curativos sustentáveis promete transformar o tratamento de feridas no SUS, ao oferecer uma alternativa nacional eficiente e de baixo custo Saiba Mais +
BIOMASSA - Alta produção de biomassa impulsiona uso da BRS Capiaçu na geração de energia renovável
A BRS Capiaçu, desenvolvida pela Embrapa, evolui de forrageira para uma opção promissora na produção de energia renovável, destacando-se pela alta bio Saiba Mais +
SORGO: Nova cultivar supera 6 toneladas por hectare e chega ao mercado com alta produtividade
Com potencial de produtividade superior à média nacional, o híbrido mostra bom desempenho em regiões com restrições hídricas. Saiba Mais +
CONTROLE DE DOENÇAS - Evolução do fungo causador da antracnose do milho é analisada em estudo internacional
Pesquisadores de 17 países identificam linhagens do Colletotrichum graminicola, revelando impactos da ação humana na disseminação global do patógeno. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|